A história da ciência no currículo de física do ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6790 |
Resumo: | Este trabalho tem o propósito apresentar como a História da Ciência está presente em três documentos oficias: as Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais; a Diretriz Curricular de Física e a Base Nacional Curricular Comum. Procura-se, por meio deste artigo, auxiliar o professor de Física a conhecer e a compreender tais orientações a fim de que estas sejam implementadas em sua prática docente. O procedimento de análise consistiu na busca de elementos textuais que abordassem a temática “História da Ciência” e “História da Física”. Como resultado, observou-se que há uma inserção mais expressiva do tema no decorrer dos anos, conforme os documentos foram sendo atualizados. A História da Ciência foi gradualmente sendo mais inserida nos mesmos, porém de maneira ainda discreta e generalizada. Conclui-se, portanto, que a História da Ciência está a caminhar, contudo a passos lentos, dificultando assim a sua ampla implementação no Ensino Médio. |
id |
UTFPR-13_fc2d7a836139e8a70b33b5625c82577b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/6790 |
network_acronym_str |
UTFPR-13 |
network_name_str |
Actio (Curitiba) |
repository_id_str |
|
spelling |
A história da ciência no currículo de física do ensino médioEnsino de Física / História da CiênciaHistória da ciência; História da física; Currículo; Políticas públicas educacionaisEste trabalho tem o propósito apresentar como a História da Ciência está presente em três documentos oficias: as Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais; a Diretriz Curricular de Física e a Base Nacional Curricular Comum. Procura-se, por meio deste artigo, auxiliar o professor de Física a conhecer e a compreender tais orientações a fim de que estas sejam implementadas em sua prática docente. O procedimento de análise consistiu na busca de elementos textuais que abordassem a temática “História da Ciência” e “História da Física”. Como resultado, observou-se que há uma inserção mais expressiva do tema no decorrer dos anos, conforme os documentos foram sendo atualizados. A História da Ciência foi gradualmente sendo mais inserida nos mesmos, porém de maneira ainda discreta e generalizada. Conclui-se, portanto, que a História da Ciência está a caminhar, contudo a passos lentos, dificultando assim a sua ampla implementação no Ensino Médio.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Martins, Milene RodriguesBuffon, Alessandra Daniela2017-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/679010.3895/actio.v2n1.6790ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 1 (2017); 420-437ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 1 (2017); 420-4372525-892310.3895/actio.v2n1reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6790/4389Direitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:54:25Zoai:periodicos.utfpr:article/6790Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:54:25Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A história da ciência no currículo de física do ensino médio |
title |
A história da ciência no currículo de física do ensino médio |
spellingShingle |
A história da ciência no currículo de física do ensino médio Martins, Milene Rodrigues Ensino de Física / História da Ciência História da ciência; História da física; Currículo; Políticas públicas educacionais |
title_short |
A história da ciência no currículo de física do ensino médio |
title_full |
A história da ciência no currículo de física do ensino médio |
title_fullStr |
A história da ciência no currículo de física do ensino médio |
title_full_unstemmed |
A história da ciência no currículo de física do ensino médio |
title_sort |
A história da ciência no currículo de física do ensino médio |
author |
Martins, Milene Rodrigues |
author_facet |
Martins, Milene Rodrigues Buffon, Alessandra Daniela |
author_role |
author |
author2 |
Buffon, Alessandra Daniela |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Milene Rodrigues Buffon, Alessandra Daniela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Física / História da Ciência História da ciência; História da física; Currículo; Políticas públicas educacionais |
topic |
Ensino de Física / História da Ciência História da ciência; História da física; Currículo; Políticas públicas educacionais |
description |
Este trabalho tem o propósito apresentar como a História da Ciência está presente em três documentos oficias: as Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais; a Diretriz Curricular de Física e a Base Nacional Curricular Comum. Procura-se, por meio deste artigo, auxiliar o professor de Física a conhecer e a compreender tais orientações a fim de que estas sejam implementadas em sua prática docente. O procedimento de análise consistiu na busca de elementos textuais que abordassem a temática “História da Ciência” e “História da Física”. Como resultado, observou-se que há uma inserção mais expressiva do tema no decorrer dos anos, conforme os documentos foram sendo atualizados. A História da Ciência foi gradualmente sendo mais inserida nos mesmos, porém de maneira ainda discreta e generalizada. Conclui-se, portanto, que a História da Ciência está a caminhar, contudo a passos lentos, dificultando assim a sua ampla implementação no Ensino Médio. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6790 10.3895/actio.v2n1.6790 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6790 |
identifier_str_mv |
10.3895/actio.v2n1.6790 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6790/4389 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 1 (2017); 420-437 ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 1 (2017); 420-437 2525-8923 10.3895/actio.v2n1 reponame:Actio (Curitiba) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Actio (Curitiba) |
collection |
Actio (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br |
_version_ |
1797239984249372672 |