A história da ciência no currículo de física do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Milene Rodrigues
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Buffon, Alessandra Daniela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6790
Resumo: Este trabalho tem o propósito apresentar como a História da Ciência está presente em três documentos oficias: as Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais; a Diretriz Curricular de Física e a Base Nacional Curricular Comum. Procura-se, por meio deste artigo, auxiliar o professor de Física a conhecer e a compreender tais orientações a fim de que estas sejam implementadas em sua prática docente. O procedimento de análise consistiu na busca de elementos textuais que abordassem a temática “História da Ciência” e “História da Física”. Como resultado, observou-se que há uma inserção mais expressiva do tema no decorrer dos anos, conforme os documentos foram sendo atualizados. A História da Ciência foi gradualmente sendo mais inserida nos mesmos, porém de maneira ainda discreta e generalizada. Conclui-se, portanto, que a História da Ciência está a caminhar, contudo a passos lentos, dificultando assim a sua ampla implementação no Ensino Médio.
id UTFPR-13_fc2d7a836139e8a70b33b5625c82577b
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/6790
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling A história da ciência no currículo de física do ensino médioEnsino de Física / História da CiênciaHistória da ciência; História da física; Currículo; Políticas públicas educacionaisEste trabalho tem o propósito apresentar como a História da Ciência está presente em três documentos oficias: as Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais; a Diretriz Curricular de Física e a Base Nacional Curricular Comum. Procura-se, por meio deste artigo, auxiliar o professor de Física a conhecer e a compreender tais orientações a fim de que estas sejam implementadas em sua prática docente. O procedimento de análise consistiu na busca de elementos textuais que abordassem a temática “História da Ciência” e “História da Física”. Como resultado, observou-se que há uma inserção mais expressiva do tema no decorrer dos anos, conforme os documentos foram sendo atualizados. A História da Ciência foi gradualmente sendo mais inserida nos mesmos, porém de maneira ainda discreta e generalizada. Conclui-se, portanto, que a História da Ciência está a caminhar, contudo a passos lentos, dificultando assim a sua ampla implementação no Ensino Médio.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Martins, Milene RodriguesBuffon, Alessandra Daniela2017-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/679010.3895/actio.v2n1.6790ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 1 (2017); 420-437ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 1 (2017); 420-4372525-892310.3895/actio.v2n1reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6790/4389Direitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:54:25Zoai:periodicos.utfpr:article/6790Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:54:25Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A história da ciência no currículo de física do ensino médio
title A história da ciência no currículo de física do ensino médio
spellingShingle A história da ciência no currículo de física do ensino médio
Martins, Milene Rodrigues
Ensino de Física / História da Ciência
História da ciência; História da física; Currículo; Políticas públicas educacionais
title_short A história da ciência no currículo de física do ensino médio
title_full A história da ciência no currículo de física do ensino médio
title_fullStr A história da ciência no currículo de física do ensino médio
title_full_unstemmed A história da ciência no currículo de física do ensino médio
title_sort A história da ciência no currículo de física do ensino médio
author Martins, Milene Rodrigues
author_facet Martins, Milene Rodrigues
Buffon, Alessandra Daniela
author_role author
author2 Buffon, Alessandra Daniela
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Milene Rodrigues
Buffon, Alessandra Daniela
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física / História da Ciência
História da ciência; História da física; Currículo; Políticas públicas educacionais
topic Ensino de Física / História da Ciência
História da ciência; História da física; Currículo; Políticas públicas educacionais
description Este trabalho tem o propósito apresentar como a História da Ciência está presente em três documentos oficias: as Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais; a Diretriz Curricular de Física e a Base Nacional Curricular Comum. Procura-se, por meio deste artigo, auxiliar o professor de Física a conhecer e a compreender tais orientações a fim de que estas sejam implementadas em sua prática docente. O procedimento de análise consistiu na busca de elementos textuais que abordassem a temática “História da Ciência” e “História da Física”. Como resultado, observou-se que há uma inserção mais expressiva do tema no decorrer dos anos, conforme os documentos foram sendo atualizados. A História da Ciência foi gradualmente sendo mais inserida nos mesmos, porém de maneira ainda discreta e generalizada. Conclui-se, portanto, que a História da Ciência está a caminhar, contudo a passos lentos, dificultando assim a sua ampla implementação no Ensino Médio.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-29
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6790
10.3895/actio.v2n1.6790
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6790
identifier_str_mv 10.3895/actio.v2n1.6790
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6790/4389
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 1 (2017); 420-437
ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 1 (2017); 420-437
2525-8923
10.3895/actio.v2n1
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239984249372672