O estranho caso de Angélica by Manoel de Oliveira: a Traveling Out of Time

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Delgado, Ana Maria dos Santos Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivo Maaravi: Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/maaravi/article/view/14462
Resumo: Manoel de Oliveira’s film of 2010 goes back to a project of 1952 and underlines the importance of memory in his art. Understanding memory as freedom in a “travelling outside of time”, O estranho caso de Angélica reflects on Oliveira’s dialogue with other visual arts, namely photography, and the notion of “aura” in Walter Benjamin’s writings, and with Marc Chagall’s work, namely his painting s representing a couple flying over town. We shall analyse the relation of the “travelling outside of time” in this film with the motif of suspension in the work of the Jewish Russian painter.
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spelling O estranho caso de Angélica by Manoel de Oliveira: a Traveling Out of TimeO estranho caso de Angélica, de Manoel de Oliveira: um viajar fora do tempoManoel de OliveiraWalter BenjaminMarc ChagallManoel de OliveiraWalter BenjaminMarc ChagallManoel de Oliveira’s film of 2010 goes back to a project of 1952 and underlines the importance of memory in his art. Understanding memory as freedom in a “travelling outside of time”, O estranho caso de Angélica reflects on Oliveira’s dialogue with other visual arts, namely photography, and the notion of “aura” in Walter Benjamin’s writings, and with Marc Chagall’s work, namely his painting s representing a couple flying over town. We shall analyse the relation of the “travelling outside of time” in this film with the motif of suspension in the work of the Jewish Russian painter.O filme O estranho caso de Angélica, de Manoel de Oliveira, lançado em 2010, remonta a um projeto de 1952 e sublinha a importância da memória na arte do cineasta. Entendendo memória como liberdade num “viajar fora do tempo”, a película reflete sobre a relação do cinema de Oliveira com outras artes visuais, nomeadamente a fotografia e o conceito de “aura”, como pensado por Walter Benjamin, além da pintura de Marc Chagall, em cuja obra se destacam quadros representando um casal a voar sobre a cidade. Analisaremos, assim, a relação do “viajar fora do tempo”, do filme, com o motivo da suspensão na obra do pintor judeu russo.Universidade Federal de Minas Gerais2018-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://periodicos.ufmg.br/index.php/maaravi/article/view/1446210.17851/1982-3053.12.23.129-144Arquivo Maaravi: Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG; v. 12 n. 23 (2018): Jorge Luis Borges e o arquivo da tradição judaica; 129-1441982-3053reponame:Arquivo Maaravi: Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/maaravi/article/view/14462/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/maaravi/article/view/14462/11654Delgado, Ana Maria dos Santos Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-20T13:27:06Zoai:periodicos.ufmg.br:article/14462Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/maaravi/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/maaravi/oai||lyslei@ufmg.br1982-30531982-3053opendoar:2020-07-20T13:27:06Arquivo Maaravi: Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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