Identidade e Consumo: expressões identitárias no “funk ostentação”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Resende, Marcos Paulo Dias Leite
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Marketing & Tourism Review
Texto Completo: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/4297
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar o papel das identidades sócio-políticas como fator condicionante do consumo. Em síntese, os conceitos de movimento extrospectivo, movimento introspectivo e identidade expansiva serão relacionados às teorias de Pierre Bourdieu, Thorstein Veblen e Werner Sombart sobre as expressões sociológicas do consumo. A aplicabilidade desses conceitos será demonstrada através de uma análise de discurso do videoclipe da música “Plaquê de 100”, a principal música do MC Guimê e um dos exemplos mais expressivos do movimento cultural do funk ostentação.
id UFMG-16_00946f795aa7a6ef03a6eda2d78d57bd
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4297
network_acronym_str UFMG-16
network_name_str Marketing & Tourism Review
repository_id_str
spelling Identidade e Consumo: expressões identitárias no “funk ostentação”Este artigo tem como objetivo analisar o papel das identidades sócio-políticas como fator condicionante do consumo. Em síntese, os conceitos de movimento extrospectivo, movimento introspectivo e identidade expansiva serão relacionados às teorias de Pierre Bourdieu, Thorstein Veblen e Werner Sombart sobre as expressões sociológicas do consumo. A aplicabilidade desses conceitos será demonstrada através de uma análise de discurso do videoclipe da música “Plaquê de 100”, a principal música do MC Guimê e um dos exemplos mais expressivos do movimento cultural do funk ostentação.Federal University of Minas Gerais2017-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/429710.29149/mtr.v2i1.4297Marketing & Tourism Review; v. 2 n. 1 (2017)Marketing & Tourism Review; Vol. 2 No. 1 (2017)2525-81762525-817610.29149/mtr.v2i1reponame:Marketing & Tourism Reviewinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/4297/1994Copyright (c) 2017 Marcos Paulo Dias Leite Resendeinfo:eu-repo/semantics/openAccessResende, Marcos Paulo Dias Leite2019-09-07T01:08:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4297Revistahttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtrPUBhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/oaimkt.tourism.review@gmail.com||mg.ufmg@gmail.com2525-81762525-8176opendoar:2019-09-07T01:08:54Marketing & Tourism Review - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Identidade e Consumo: expressões identitárias no “funk ostentação”
title Identidade e Consumo: expressões identitárias no “funk ostentação”
spellingShingle Identidade e Consumo: expressões identitárias no “funk ostentação”
Resende, Marcos Paulo Dias Leite
title_short Identidade e Consumo: expressões identitárias no “funk ostentação”
title_full Identidade e Consumo: expressões identitárias no “funk ostentação”
title_fullStr Identidade e Consumo: expressões identitárias no “funk ostentação”
title_full_unstemmed Identidade e Consumo: expressões identitárias no “funk ostentação”
title_sort Identidade e Consumo: expressões identitárias no “funk ostentação”
author Resende, Marcos Paulo Dias Leite
author_facet Resende, Marcos Paulo Dias Leite
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Resende, Marcos Paulo Dias Leite
description Este artigo tem como objetivo analisar o papel das identidades sócio-políticas como fator condicionante do consumo. Em síntese, os conceitos de movimento extrospectivo, movimento introspectivo e identidade expansiva serão relacionados às teorias de Pierre Bourdieu, Thorstein Veblen e Werner Sombart sobre as expressões sociológicas do consumo. A aplicabilidade desses conceitos será demonstrada através de uma análise de discurso do videoclipe da música “Plaquê de 100”, a principal música do MC Guimê e um dos exemplos mais expressivos do movimento cultural do funk ostentação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/4297
10.29149/mtr.v2i1.4297
url https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/4297
identifier_str_mv 10.29149/mtr.v2i1.4297
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/4297/1994
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Marcos Paulo Dias Leite Resende
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Marcos Paulo Dias Leite Resende
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Marketing & Tourism Review; v. 2 n. 1 (2017)
Marketing & Tourism Review; Vol. 2 No. 1 (2017)
2525-8176
2525-8176
10.29149/mtr.v2i1
reponame:Marketing & Tourism Review
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Marketing & Tourism Review
collection Marketing & Tourism Review
repository.name.fl_str_mv Marketing & Tourism Review - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv mkt.tourism.review@gmail.com||mg.ufmg@gmail.com
_version_ 1798321033451667456