Identidade e Consumo: expressões identitárias no “funk ostentação”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Marketing & Tourism Review |
Texto Completo: | https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/4297 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo analisar o papel das identidades sócio-políticas como fator condicionante do consumo. Em síntese, os conceitos de movimento extrospectivo, movimento introspectivo e identidade expansiva serão relacionados às teorias de Pierre Bourdieu, Thorstein Veblen e Werner Sombart sobre as expressões sociológicas do consumo. A aplicabilidade desses conceitos será demonstrada através de uma análise de discurso do videoclipe da música “Plaquê de 100”, a principal música do MC Guimê e um dos exemplos mais expressivos do movimento cultural do funk ostentação. |
id |
UFMG-16_00946f795aa7a6ef03a6eda2d78d57bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4297 |
network_acronym_str |
UFMG-16 |
network_name_str |
Marketing & Tourism Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Identidade e Consumo: expressões identitárias no “funk ostentação”Este artigo tem como objetivo analisar o papel das identidades sócio-políticas como fator condicionante do consumo. Em síntese, os conceitos de movimento extrospectivo, movimento introspectivo e identidade expansiva serão relacionados às teorias de Pierre Bourdieu, Thorstein Veblen e Werner Sombart sobre as expressões sociológicas do consumo. A aplicabilidade desses conceitos será demonstrada através de uma análise de discurso do videoclipe da música “Plaquê de 100”, a principal música do MC Guimê e um dos exemplos mais expressivos do movimento cultural do funk ostentação.Federal University of Minas Gerais2017-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/429710.29149/mtr.v2i1.4297Marketing & Tourism Review; v. 2 n. 1 (2017)Marketing & Tourism Review; Vol. 2 No. 1 (2017)2525-81762525-817610.29149/mtr.v2i1reponame:Marketing & Tourism Reviewinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/4297/1994Copyright (c) 2017 Marcos Paulo Dias Leite Resendeinfo:eu-repo/semantics/openAccessResende, Marcos Paulo Dias Leite2019-09-07T01:08:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4297Revistahttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtrPUBhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/oaimkt.tourism.review@gmail.com||mg.ufmg@gmail.com2525-81762525-8176opendoar:2019-09-07T01:08:54Marketing & Tourism Review - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Identidade e Consumo: expressões identitárias no “funk ostentação” |
title |
Identidade e Consumo: expressões identitárias no “funk ostentação” |
spellingShingle |
Identidade e Consumo: expressões identitárias no “funk ostentação” Resende, Marcos Paulo Dias Leite |
title_short |
Identidade e Consumo: expressões identitárias no “funk ostentação” |
title_full |
Identidade e Consumo: expressões identitárias no “funk ostentação” |
title_fullStr |
Identidade e Consumo: expressões identitárias no “funk ostentação” |
title_full_unstemmed |
Identidade e Consumo: expressões identitárias no “funk ostentação” |
title_sort |
Identidade e Consumo: expressões identitárias no “funk ostentação” |
author |
Resende, Marcos Paulo Dias Leite |
author_facet |
Resende, Marcos Paulo Dias Leite |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Resende, Marcos Paulo Dias Leite |
description |
Este artigo tem como objetivo analisar o papel das identidades sócio-políticas como fator condicionante do consumo. Em síntese, os conceitos de movimento extrospectivo, movimento introspectivo e identidade expansiva serão relacionados às teorias de Pierre Bourdieu, Thorstein Veblen e Werner Sombart sobre as expressões sociológicas do consumo. A aplicabilidade desses conceitos será demonstrada através de uma análise de discurso do videoclipe da música “Plaquê de 100”, a principal música do MC Guimê e um dos exemplos mais expressivos do movimento cultural do funk ostentação. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/4297 10.29149/mtr.v2i1.4297 |
url |
https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/4297 |
identifier_str_mv |
10.29149/mtr.v2i1.4297 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/4297/1994 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Marcos Paulo Dias Leite Resende info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Marcos Paulo Dias Leite Resende |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Marketing & Tourism Review; v. 2 n. 1 (2017) Marketing & Tourism Review; Vol. 2 No. 1 (2017) 2525-8176 2525-8176 10.29149/mtr.v2i1 reponame:Marketing & Tourism Review instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Marketing & Tourism Review |
collection |
Marketing & Tourism Review |
repository.name.fl_str_mv |
Marketing & Tourism Review - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
mkt.tourism.review@gmail.com||mg.ufmg@gmail.com |
_version_ |
1798321033451667456 |