Funk Ostentação : narrativas, experiências e performances

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Murilo Gelain
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/157021
Resumo: O presente trabalho é fruto de uma pesquisa que se iniciou a partir de indagações surgidas enquanto bolsista de iniciação à docência da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no subprojeto Ciências Sociais. O retorno à escola foi marcado pelo estranhamento acerca do ambiente. A principal questão observável, percebida por mim e reforçada por colegas, era a presença e o culto a marcas: O sujeito discente com quem lidávamos era um ávido consumidor de bens de marca, principalmente roupas e acessórios. Ao longo das atividades ficou evidente, por conta de fatos ocorridos também fora do ambiente escolar, que o que se via dentro dos limites da escola tinha conexão com algo maior, que se manifestava nas ruas, em festas, em shoppings. O nosso sujeito discente expressava uma mudança na cultura juvenil de periferia, batizada então de “funk ostentação”. A proposta da pesquisa é de entender por quê esse desejo por bens de marca; como o funk ostentação se configura, e; como as mudanças nos planos político e econômico vividos nas últimas décadas influenciaram na maneira que os jovens vivem e veem o mundo. Para isso, me utilizei de observação in loco, considerando material prévio proveniente das atividades de extensão e dos Estágios Obrigatórios, mas também de observações durante a pesquisa; pesquisa bibliográfica sobre o tema principal e materiais tangentes; análise e interpretação de músicas. A pesquisa parte de uma abordagem antropológica, focando-se na Antropologia do Consumo e no Estruturalismo Simbólico como inspiração.
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