Espaço e Cicloturismo: a representação urbano-turística de Curitiba/PR em fotografias postadas no Tripadvisor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Klos, Renata Custódio
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Miskalo-Cruz, Marcelle, Moraes, Lauro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Marketing & Tourism Review
Texto Completo: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/3841
Resumo: A gestão do espaço urbano-turístico é um dos componentes elementarespara a competitividade de destinos, ainda mais frente ao desenvolvimento tecnológico e a cibercultura, que permitiram a incorporação de novos conceitos ao planejamento urbano e ao turismo, como a ideia de mobilidade inteligente (smart mobility). Deste modo, o presente trabalho propõe analisar a representação urbano-turística de Curitiba em fotografias compartilhadas por cicloturistas no site TripAdvisor. Realizou-se uma investigação exploratória por meio de pesquisa bibliográfica, documental e da netnografia, que permitiram a análise de 162 imagens, caracterizando-as por variáveis advindas da morfologia, da paisagem, da imagem do espaço urbano e dasrepresentações urbano-turísticas organizadas por Manosso (2015) a partir de Lynch (1997), Boullón (2002), Lamas (2004) e Cullen (1983). Observou-se que o cicloturista fotografou, em sua maioria, representações de cunho históricocultural, seguido de aspectos naturais e urbanos.
id UFMG-16_32dbee0d7efc40936d8be4270097f329
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3841
network_acronym_str UFMG-16
network_name_str Marketing & Tourism Review
repository_id_str
spelling Espaço e Cicloturismo: a representação urbano-turística de Curitiba/PR em fotografias postadas no Tripadvisorcicloturismorepresentação urbano-turísticafotografiasmart mobilityA gestão do espaço urbano-turístico é um dos componentes elementarespara a competitividade de destinos, ainda mais frente ao desenvolvimento tecnológico e a cibercultura, que permitiram a incorporação de novos conceitos ao planejamento urbano e ao turismo, como a ideia de mobilidade inteligente (smart mobility). Deste modo, o presente trabalho propõe analisar a representação urbano-turística de Curitiba em fotografias compartilhadas por cicloturistas no site TripAdvisor. Realizou-se uma investigação exploratória por meio de pesquisa bibliográfica, documental e da netnografia, que permitiram a análise de 162 imagens, caracterizando-as por variáveis advindas da morfologia, da paisagem, da imagem do espaço urbano e dasrepresentações urbano-turísticas organizadas por Manosso (2015) a partir de Lynch (1997), Boullón (2002), Lamas (2004) e Cullen (1983). Observou-se que o cicloturista fotografou, em sua maioria, representações de cunho históricocultural, seguido de aspectos naturais e urbanos.Federal University of Minas Gerais2016-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/384110.29149/mtr.v1i2.3841Marketing & Tourism Review; v. 1 n. 2 (2016)Marketing & Tourism Review; Vol. 1 No. 2 (2016)2525-81762525-817610.29149/mtr.v1i2reponame:Marketing & Tourism Reviewinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/3841/pdfCopyright (c) 2016 Renata Custódio Klos, Marcelle Miskalo-Cruz, Lauro Moraesinfo:eu-repo/semantics/openAccessKlos, Renata CustódioMiskalo-Cruz, MarcelleMoraes, Lauro2019-09-07T01:08:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3841Revistahttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtrPUBhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/oaimkt.tourism.review@gmail.com||mg.ufmg@gmail.com2525-81762525-8176opendoar:2019-09-07T01:08:56Marketing & Tourism Review - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Espaço e Cicloturismo: a representação urbano-turística de Curitiba/PR em fotografias postadas no Tripadvisor
title Espaço e Cicloturismo: a representação urbano-turística de Curitiba/PR em fotografias postadas no Tripadvisor
spellingShingle Espaço e Cicloturismo: a representação urbano-turística de Curitiba/PR em fotografias postadas no Tripadvisor
Klos, Renata Custódio
cicloturismo
representação urbano-turística
fotografia
smart mobility
title_short Espaço e Cicloturismo: a representação urbano-turística de Curitiba/PR em fotografias postadas no Tripadvisor
title_full Espaço e Cicloturismo: a representação urbano-turística de Curitiba/PR em fotografias postadas no Tripadvisor
title_fullStr Espaço e Cicloturismo: a representação urbano-turística de Curitiba/PR em fotografias postadas no Tripadvisor
title_full_unstemmed Espaço e Cicloturismo: a representação urbano-turística de Curitiba/PR em fotografias postadas no Tripadvisor
title_sort Espaço e Cicloturismo: a representação urbano-turística de Curitiba/PR em fotografias postadas no Tripadvisor
author Klos, Renata Custódio
author_facet Klos, Renata Custódio
Miskalo-Cruz, Marcelle
Moraes, Lauro
author_role author
author2 Miskalo-Cruz, Marcelle
Moraes, Lauro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Klos, Renata Custódio
Miskalo-Cruz, Marcelle
Moraes, Lauro
dc.subject.por.fl_str_mv cicloturismo
representação urbano-turística
fotografia
smart mobility
topic cicloturismo
representação urbano-turística
fotografia
smart mobility
description A gestão do espaço urbano-turístico é um dos componentes elementarespara a competitividade de destinos, ainda mais frente ao desenvolvimento tecnológico e a cibercultura, que permitiram a incorporação de novos conceitos ao planejamento urbano e ao turismo, como a ideia de mobilidade inteligente (smart mobility). Deste modo, o presente trabalho propõe analisar a representação urbano-turística de Curitiba em fotografias compartilhadas por cicloturistas no site TripAdvisor. Realizou-se uma investigação exploratória por meio de pesquisa bibliográfica, documental e da netnografia, que permitiram a análise de 162 imagens, caracterizando-as por variáveis advindas da morfologia, da paisagem, da imagem do espaço urbano e dasrepresentações urbano-turísticas organizadas por Manosso (2015) a partir de Lynch (1997), Boullón (2002), Lamas (2004) e Cullen (1983). Observou-se que o cicloturista fotografou, em sua maioria, representações de cunho históricocultural, seguido de aspectos naturais e urbanos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/3841
10.29149/mtr.v1i2.3841
url https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/3841
identifier_str_mv 10.29149/mtr.v1i2.3841
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/3841/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Renata Custódio Klos, Marcelle Miskalo-Cruz, Lauro Moraes
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Renata Custódio Klos, Marcelle Miskalo-Cruz, Lauro Moraes
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Marketing & Tourism Review; v. 1 n. 2 (2016)
Marketing & Tourism Review; Vol. 1 No. 2 (2016)
2525-8176
2525-8176
10.29149/mtr.v1i2
reponame:Marketing & Tourism Review
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Marketing & Tourism Review
collection Marketing & Tourism Review
repository.name.fl_str_mv Marketing & Tourism Review - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv mkt.tourism.review@gmail.com||mg.ufmg@gmail.com
_version_ 1798321033439084544