Avaliação da Qualidade de Serviços Percebida por Visitantes do Museu do Amanhã – Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva Izaias, Adriana
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Flores Soares, Patrick, Savi Mondo, Tiago
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Marketing & Tourism Review
Texto Completo: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/7084
Resumo: A percepção do serviço oferecido nos atrativos e destinos turísticos, é considerado o início de um vínculo do consumidor em relação a qualidade apresentada, influenciando no desenvolvimento do serviço. Com isso, este artigo tem como objetivo analisar a qualidade dos serviços no Museu do Amanhã tendo como base nas percepções dos visitantes. Tendo como instrumento de mensuração o protocolo da avaliação da qualidade e desenvolvimento de serviços e experiência TOURQUAL idealizado pelo Mondo em 2014. E alguns procedimentos metodológicos utilizados foram as pesquisas bibliográfica e descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando uma amostragem não-probabilística por conveniência, foi realizada uma coleta de 1450 comentários online do site TripAdvisor no período de visitação de 1 de janeiro de 2018 a 21 de maio de 2021, tabulados em uma planilha do Excel pelo Octoparse, onde passaram por várias etapas de análises. E os resultados gerados nestes processos foram avaliados pelos indicadores e categorias do modelo TOURQUAL, além de fazer uma análise de Mapeamento de Sammon. Os resultados apontaram que a maioria dos indicadores de qualidade foram avaliados positivamente, principalmente os indicadores de qualidade da categoria experiência como aprendizado. Nos comentários online dos visitantes foram encontrados uma boa quantidade de palavras relacionadas a este indicador que apareceram de maneiras positivas, mostrando que o Museu do Amanhã cumpriu as suas funções e objetivos propostos para o seu público.
id UFMG-16_6317f51b22dba61e245e36f137b7e050
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7084
network_acronym_str UFMG-16
network_name_str Marketing & Tourism Review
repository_id_str
spelling Avaliação da Qualidade de Serviços Percebida por Visitantes do Museu do Amanhã – Rio de Janeiro MuseuQualidade percebidaQualidade de ServiçosTourqualA percepção do serviço oferecido nos atrativos e destinos turísticos, é considerado o início de um vínculo do consumidor em relação a qualidade apresentada, influenciando no desenvolvimento do serviço. Com isso, este artigo tem como objetivo analisar a qualidade dos serviços no Museu do Amanhã tendo como base nas percepções dos visitantes. Tendo como instrumento de mensuração o protocolo da avaliação da qualidade e desenvolvimento de serviços e experiência TOURQUAL idealizado pelo Mondo em 2014. E alguns procedimentos metodológicos utilizados foram as pesquisas bibliográfica e descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando uma amostragem não-probabilística por conveniência, foi realizada uma coleta de 1450 comentários online do site TripAdvisor no período de visitação de 1 de janeiro de 2018 a 21 de maio de 2021, tabulados em uma planilha do Excel pelo Octoparse, onde passaram por várias etapas de análises. E os resultados gerados nestes processos foram avaliados pelos indicadores e categorias do modelo TOURQUAL, além de fazer uma análise de Mapeamento de Sammon. Os resultados apontaram que a maioria dos indicadores de qualidade foram avaliados positivamente, principalmente os indicadores de qualidade da categoria experiência como aprendizado. Nos comentários online dos visitantes foram encontrados uma boa quantidade de palavras relacionadas a este indicador que apareceram de maneiras positivas, mostrando que o Museu do Amanhã cumpriu as suas funções e objetivos propostos para o seu público.Federal University of Minas Gerais2022-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/708410.29149/mtr.v7i1.7084Marketing & Tourism Review; v. 7 n. 1 (2022): vol.7, n. 1, 2022Marketing & Tourism Review; Vol. 7 No. 1 (2022): vol.7, n. 1, 20222525-81762525-817610.29149/mtr.v7i1reponame:Marketing & Tourism Reviewinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporenghttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/7084/3705https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/7084/3706https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/7084/3707Copyright (c) 2022 Adriana da Silva Izaias, Patrick Flores Soares, Tiago Savi Mondohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Silva Izaias, Adriana Flores Soares, PatrickSavi Mondo, Tiago2022-06-01T22:12:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7084Revistahttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtrPUBhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/oaimkt.tourism.review@gmail.com||mg.ufmg@gmail.com2525-81762525-8176opendoar:2022-06-01T22:12:24Marketing & Tourism Review - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da Qualidade de Serviços Percebida por Visitantes do Museu do Amanhã – Rio de Janeiro
title Avaliação da Qualidade de Serviços Percebida por Visitantes do Museu do Amanhã – Rio de Janeiro
spellingShingle Avaliação da Qualidade de Serviços Percebida por Visitantes do Museu do Amanhã – Rio de Janeiro
da Silva Izaias, Adriana
Museu
Qualidade percebida
Qualidade de Serviços
Tourqual
title_short Avaliação da Qualidade de Serviços Percebida por Visitantes do Museu do Amanhã – Rio de Janeiro
title_full Avaliação da Qualidade de Serviços Percebida por Visitantes do Museu do Amanhã – Rio de Janeiro
title_fullStr Avaliação da Qualidade de Serviços Percebida por Visitantes do Museu do Amanhã – Rio de Janeiro
title_full_unstemmed Avaliação da Qualidade de Serviços Percebida por Visitantes do Museu do Amanhã – Rio de Janeiro
title_sort Avaliação da Qualidade de Serviços Percebida por Visitantes do Museu do Amanhã – Rio de Janeiro
author da Silva Izaias, Adriana
author_facet da Silva Izaias, Adriana
Flores Soares, Patrick
Savi Mondo, Tiago
author_role author
author2 Flores Soares, Patrick
Savi Mondo, Tiago
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva Izaias, Adriana
Flores Soares, Patrick
Savi Mondo, Tiago
dc.subject.por.fl_str_mv Museu
Qualidade percebida
Qualidade de Serviços
Tourqual
topic Museu
Qualidade percebida
Qualidade de Serviços
Tourqual
description A percepção do serviço oferecido nos atrativos e destinos turísticos, é considerado o início de um vínculo do consumidor em relação a qualidade apresentada, influenciando no desenvolvimento do serviço. Com isso, este artigo tem como objetivo analisar a qualidade dos serviços no Museu do Amanhã tendo como base nas percepções dos visitantes. Tendo como instrumento de mensuração o protocolo da avaliação da qualidade e desenvolvimento de serviços e experiência TOURQUAL idealizado pelo Mondo em 2014. E alguns procedimentos metodológicos utilizados foram as pesquisas bibliográfica e descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando uma amostragem não-probabilística por conveniência, foi realizada uma coleta de 1450 comentários online do site TripAdvisor no período de visitação de 1 de janeiro de 2018 a 21 de maio de 2021, tabulados em uma planilha do Excel pelo Octoparse, onde passaram por várias etapas de análises. E os resultados gerados nestes processos foram avaliados pelos indicadores e categorias do modelo TOURQUAL, além de fazer uma análise de Mapeamento de Sammon. Os resultados apontaram que a maioria dos indicadores de qualidade foram avaliados positivamente, principalmente os indicadores de qualidade da categoria experiência como aprendizado. Nos comentários online dos visitantes foram encontrados uma boa quantidade de palavras relacionadas a este indicador que apareceram de maneiras positivas, mostrando que o Museu do Amanhã cumpriu as suas funções e objetivos propostos para o seu público.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/7084
10.29149/mtr.v7i1.7084
url https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/7084
identifier_str_mv 10.29149/mtr.v7i1.7084
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/7084/3705
https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/7084/3706
https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/7084/3707
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Adriana da Silva Izaias, Patrick Flores Soares, Tiago Savi Mondo
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Adriana da Silva Izaias, Patrick Flores Soares, Tiago Savi Mondo
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Marketing & Tourism Review; v. 7 n. 1 (2022): vol.7, n. 1, 2022
Marketing & Tourism Review; Vol. 7 No. 1 (2022): vol.7, n. 1, 2022
2525-8176
2525-8176
10.29149/mtr.v7i1
reponame:Marketing & Tourism Review
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Marketing & Tourism Review
collection Marketing & Tourism Review
repository.name.fl_str_mv Marketing & Tourism Review - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv mkt.tourism.review@gmail.com||mg.ufmg@gmail.com
_version_ 1798321034125901824