Destino Turístico Inteligente: Acessibilidade no Centro Histórico de São Luís – Maranhão, um estudo sobre a Reputação Online no TripAdvisor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Marketing & Tourism Review |
Texto Completo: | https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/3843 |
Resumo: | Um destino turístico inteligente é resultado de diversos fatores, dentre eles as tecnologias da informação e comunicação (TIC’s) que promove um território inovador, de cooperação e cocriação, principalmente por parte do turista. Entendendo este aspecto, a acessibilidade é uma das categorias presentes em um destino turístico inteligente, tanto no âmbito físico quanto virtual. Percebendo as limitações encontradas na cidade patrimônio cultural da humanidade, São Luís (Maranhão, Brasil), objetiva-se compreender a percepção sobre a imagem captada pelos visitantes mediante as análises dos comentários na plataforma interativa do sítio eletrônico TripAdvisor, utilizando a categoria acessibilidade proposto pelo Instituto Valenciano de Tecnologias Turísticas em indicadores de destino turístico inteligente. Quanto aos procedimentos metodológicos, utiliza-se a metodologia de reputação online, para analisar os comentários dos turistas postados entre os períodos de setembro (2014) a agosto (2016), utilizando-se palavras-chaves do Manual de Orientações em Turismo e Acessibilidade do Ministério do Turismo e do Manual Operativo para la Configuración de Destinos Turístico Inteligente do Instituto Valenciano de Tecnologías Turísticas. Para obter-se maior aprendizagem sobre este tema buscou-se como uma das metodologias, livros, artigos e teses que exponham a real conjectura da acessibilidade em cidades históricas. Os resultados desta pesquisa apontam que há necessidade de um plano de desenvolvimento urbano, turístico e patrimonial para que São Luís esteja no patamar de destino turístico inteligente, conforme a categoria acessibilidade proposto pelo INVAT.TUR, como um instrumento que possa auxiliar gestores na adequação da infraestrutura urbana do centro histórico de São Luís. |
id |
UFMG-16_7615f2d16d4c58556acb3754447a893b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3843 |
network_acronym_str |
UFMG-16 |
network_name_str |
Marketing & Tourism Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Destino Turístico Inteligente: Acessibilidade no Centro Histórico de São Luís – Maranhão, um estudo sobre a Reputação Online no TripAdvisorAcessibilidadeCentro HistóricoDestino turístico inteligenteReputação OnlineSão Luís.Um destino turístico inteligente é resultado de diversos fatores, dentre eles as tecnologias da informação e comunicação (TIC’s) que promove um território inovador, de cooperação e cocriação, principalmente por parte do turista. Entendendo este aspecto, a acessibilidade é uma das categorias presentes em um destino turístico inteligente, tanto no âmbito físico quanto virtual. Percebendo as limitações encontradas na cidade patrimônio cultural da humanidade, São Luís (Maranhão, Brasil), objetiva-se compreender a percepção sobre a imagem captada pelos visitantes mediante as análises dos comentários na plataforma interativa do sítio eletrônico TripAdvisor, utilizando a categoria acessibilidade proposto pelo Instituto Valenciano de Tecnologias Turísticas em indicadores de destino turístico inteligente. Quanto aos procedimentos metodológicos, utiliza-se a metodologia de reputação online, para analisar os comentários dos turistas postados entre os períodos de setembro (2014) a agosto (2016), utilizando-se palavras-chaves do Manual de Orientações em Turismo e Acessibilidade do Ministério do Turismo e do Manual Operativo para la Configuración de Destinos Turístico Inteligente do Instituto Valenciano de Tecnologías Turísticas. Para obter-se maior aprendizagem sobre este tema buscou-se como uma das metodologias, livros, artigos e teses que exponham a real conjectura da acessibilidade em cidades históricas. Os resultados desta pesquisa apontam que há necessidade de um plano de desenvolvimento urbano, turístico e patrimonial para que São Luís esteja no patamar de destino turístico inteligente, conforme a categoria acessibilidade proposto pelo INVAT.TUR, como um instrumento que possa auxiliar gestores na adequação da infraestrutura urbana do centro histórico de São Luís.Federal University of Minas Gerais2016-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/384310.29149/mtr.v1i2.3843Marketing & Tourism Review; v. 1 n. 2 (2016)Marketing & Tourism Review; Vol. 1 No. 2 (2016)2525-81762525-817610.29149/mtr.v1i2reponame:Marketing & Tourism Reviewinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/3843/pdfCopyright (c) 2016 Saulo Ribeiro dos Santos, Valério Rodrigues de Souza Neto, Luciano Rodrigo Silva Pereira, José Manoel Gonçalves Gândara, Saulo Rondinelli Xavier da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Saulo Ribeiro dosSouza Neto, Valério Rodrigues dePereira, Luciano Rodrigo SilvaGândara, José Manoel GonçalvesSilva, Saulo Rondinelli Xavier da2019-09-07T01:08:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3843Revistahttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtrPUBhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/oaimkt.tourism.review@gmail.com||mg.ufmg@gmail.com2525-81762525-8176opendoar:2019-09-07T01:08:55Marketing & Tourism Review - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Destino Turístico Inteligente: Acessibilidade no Centro Histórico de São Luís – Maranhão, um estudo sobre a Reputação Online no TripAdvisor |
title |
Destino Turístico Inteligente: Acessibilidade no Centro Histórico de São Luís – Maranhão, um estudo sobre a Reputação Online no TripAdvisor |
spellingShingle |
Destino Turístico Inteligente: Acessibilidade no Centro Histórico de São Luís – Maranhão, um estudo sobre a Reputação Online no TripAdvisor Santos, Saulo Ribeiro dos Acessibilidade Centro Histórico Destino turístico inteligente Reputação Online São Luís. |
title_short |
Destino Turístico Inteligente: Acessibilidade no Centro Histórico de São Luís – Maranhão, um estudo sobre a Reputação Online no TripAdvisor |
title_full |
Destino Turístico Inteligente: Acessibilidade no Centro Histórico de São Luís – Maranhão, um estudo sobre a Reputação Online no TripAdvisor |
title_fullStr |
Destino Turístico Inteligente: Acessibilidade no Centro Histórico de São Luís – Maranhão, um estudo sobre a Reputação Online no TripAdvisor |
title_full_unstemmed |
Destino Turístico Inteligente: Acessibilidade no Centro Histórico de São Luís – Maranhão, um estudo sobre a Reputação Online no TripAdvisor |
title_sort |
Destino Turístico Inteligente: Acessibilidade no Centro Histórico de São Luís – Maranhão, um estudo sobre a Reputação Online no TripAdvisor |
author |
Santos, Saulo Ribeiro dos |
author_facet |
Santos, Saulo Ribeiro dos Souza Neto, Valério Rodrigues de Pereira, Luciano Rodrigo Silva Gândara, José Manoel Gonçalves Silva, Saulo Rondinelli Xavier da |
author_role |
author |
author2 |
Souza Neto, Valério Rodrigues de Pereira, Luciano Rodrigo Silva Gândara, José Manoel Gonçalves Silva, Saulo Rondinelli Xavier da |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Saulo Ribeiro dos Souza Neto, Valério Rodrigues de Pereira, Luciano Rodrigo Silva Gândara, José Manoel Gonçalves Silva, Saulo Rondinelli Xavier da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Acessibilidade Centro Histórico Destino turístico inteligente Reputação Online São Luís. |
topic |
Acessibilidade Centro Histórico Destino turístico inteligente Reputação Online São Luís. |
description |
Um destino turístico inteligente é resultado de diversos fatores, dentre eles as tecnologias da informação e comunicação (TIC’s) que promove um território inovador, de cooperação e cocriação, principalmente por parte do turista. Entendendo este aspecto, a acessibilidade é uma das categorias presentes em um destino turístico inteligente, tanto no âmbito físico quanto virtual. Percebendo as limitações encontradas na cidade patrimônio cultural da humanidade, São Luís (Maranhão, Brasil), objetiva-se compreender a percepção sobre a imagem captada pelos visitantes mediante as análises dos comentários na plataforma interativa do sítio eletrônico TripAdvisor, utilizando a categoria acessibilidade proposto pelo Instituto Valenciano de Tecnologias Turísticas em indicadores de destino turístico inteligente. Quanto aos procedimentos metodológicos, utiliza-se a metodologia de reputação online, para analisar os comentários dos turistas postados entre os períodos de setembro (2014) a agosto (2016), utilizando-se palavras-chaves do Manual de Orientações em Turismo e Acessibilidade do Ministério do Turismo e do Manual Operativo para la Configuración de Destinos Turístico Inteligente do Instituto Valenciano de Tecnologías Turísticas. Para obter-se maior aprendizagem sobre este tema buscou-se como uma das metodologias, livros, artigos e teses que exponham a real conjectura da acessibilidade em cidades históricas. Os resultados desta pesquisa apontam que há necessidade de um plano de desenvolvimento urbano, turístico e patrimonial para que São Luís esteja no patamar de destino turístico inteligente, conforme a categoria acessibilidade proposto pelo INVAT.TUR, como um instrumento que possa auxiliar gestores na adequação da infraestrutura urbana do centro histórico de São Luís. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/3843 10.29149/mtr.v1i2.3843 |
url |
https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/3843 |
identifier_str_mv |
10.29149/mtr.v1i2.3843 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/3843/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Marketing & Tourism Review; v. 1 n. 2 (2016) Marketing & Tourism Review; Vol. 1 No. 2 (2016) 2525-8176 2525-8176 10.29149/mtr.v1i2 reponame:Marketing & Tourism Review instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Marketing & Tourism Review |
collection |
Marketing & Tourism Review |
repository.name.fl_str_mv |
Marketing & Tourism Review - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
mkt.tourism.review@gmail.com||mg.ufmg@gmail.com |
_version_ |
1798321033441181696 |