Relações étnico-raciais e questões do mercado de trabalho em turismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Marketing & Tourism Review |
Texto Completo: | https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/4300 |
Resumo: | Esta comunicação, que tem um caráter exploratório, visa discutir a relação entre cursos de Turismo, relações étnico-raciais e questões do mercado de trabalho em turismo. O tema é pouco abordado pelos pesquisadores da área, o que torna esta temática instigante e desafiadora. Os cursos de graduação em Turismo, que estão em atividade no Brasil nas instituições públicas de ensino superior, foram criados para tender a uma demanda do mercado nacional. As novas modalidades de acesso a estas instituições trouxe um cenário novo para elas quanto para o mercado de trabalho, haja visto que o perfil dos egressos dos cursos mudou principalmente em função da Lei Federal 12.711/2012, mais conhecida como “Lei de cotas”. O trabalho apresentado é fruto de pesquisas bibliográficas e de campo, sendo que para tal foi utilizada a ferramenta do Google drive para sua realização junto ao corpo discente do curso. |
id |
UFMG-16_782973b8533b1547521a95fb3f17c825 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4300 |
network_acronym_str |
UFMG-16 |
network_name_str |
Marketing & Tourism Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Relações étnico-raciais e questões do mercado de trabalho em turismoEsta comunicação, que tem um caráter exploratório, visa discutir a relação entre cursos de Turismo, relações étnico-raciais e questões do mercado de trabalho em turismo. O tema é pouco abordado pelos pesquisadores da área, o que torna esta temática instigante e desafiadora. Os cursos de graduação em Turismo, que estão em atividade no Brasil nas instituições públicas de ensino superior, foram criados para tender a uma demanda do mercado nacional. As novas modalidades de acesso a estas instituições trouxe um cenário novo para elas quanto para o mercado de trabalho, haja visto que o perfil dos egressos dos cursos mudou principalmente em função da Lei Federal 12.711/2012, mais conhecida como “Lei de cotas”. O trabalho apresentado é fruto de pesquisas bibliográficas e de campo, sendo que para tal foi utilizada a ferramenta do Google drive para sua realização junto ao corpo discente do curso.Federal University of Minas Gerais2017-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/430010.29149/mtr.v2i1.4300Marketing & Tourism Review; v. 2 n. 1 (2017)Marketing & Tourism Review; Vol. 2 No. 1 (2017)2525-81762525-817610.29149/mtr.v2i1reponame:Marketing & Tourism Reviewinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/4300/1997Copyright (c) 2017 Ricardo Dias da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Ricardo Dias da2019-09-07T01:08:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4300Revistahttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtrPUBhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/oaimkt.tourism.review@gmail.com||mg.ufmg@gmail.com2525-81762525-8176opendoar:2019-09-07T01:08:54Marketing & Tourism Review - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relações étnico-raciais e questões do mercado de trabalho em turismo |
title |
Relações étnico-raciais e questões do mercado de trabalho em turismo |
spellingShingle |
Relações étnico-raciais e questões do mercado de trabalho em turismo Costa, Ricardo Dias da |
title_short |
Relações étnico-raciais e questões do mercado de trabalho em turismo |
title_full |
Relações étnico-raciais e questões do mercado de trabalho em turismo |
title_fullStr |
Relações étnico-raciais e questões do mercado de trabalho em turismo |
title_full_unstemmed |
Relações étnico-raciais e questões do mercado de trabalho em turismo |
title_sort |
Relações étnico-raciais e questões do mercado de trabalho em turismo |
author |
Costa, Ricardo Dias da |
author_facet |
Costa, Ricardo Dias da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Ricardo Dias da |
description |
Esta comunicação, que tem um caráter exploratório, visa discutir a relação entre cursos de Turismo, relações étnico-raciais e questões do mercado de trabalho em turismo. O tema é pouco abordado pelos pesquisadores da área, o que torna esta temática instigante e desafiadora. Os cursos de graduação em Turismo, que estão em atividade no Brasil nas instituições públicas de ensino superior, foram criados para tender a uma demanda do mercado nacional. As novas modalidades de acesso a estas instituições trouxe um cenário novo para elas quanto para o mercado de trabalho, haja visto que o perfil dos egressos dos cursos mudou principalmente em função da Lei Federal 12.711/2012, mais conhecida como “Lei de cotas”. O trabalho apresentado é fruto de pesquisas bibliográficas e de campo, sendo que para tal foi utilizada a ferramenta do Google drive para sua realização junto ao corpo discente do curso. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/4300 10.29149/mtr.v2i1.4300 |
url |
https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/4300 |
identifier_str_mv |
10.29149/mtr.v2i1.4300 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/4300/1997 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ricardo Dias da Costa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ricardo Dias da Costa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Marketing & Tourism Review; v. 2 n. 1 (2017) Marketing & Tourism Review; Vol. 2 No. 1 (2017) 2525-8176 2525-8176 10.29149/mtr.v2i1 reponame:Marketing & Tourism Review instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Marketing & Tourism Review |
collection |
Marketing & Tourism Review |
repository.name.fl_str_mv |
Marketing & Tourism Review - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
mkt.tourism.review@gmail.com||mg.ufmg@gmail.com |
_version_ |
1798321033455861760 |