Estratégias de Internacionalização, Marketing Internacional e Desempenho Exportador: Um Panorama das Vinícolas Pertencentes ao Projeto Wines of Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Marketing & Tourism Review |
Texto Completo: | https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/4349 |
Resumo: | Em uma era de constantes competições, as empresas precisam conquistar novos mercados a fim de diversificar os seus clientes, ampliar seu conhecimento, acessar novas tecnologias, e expandir a sua escala de produção. A entrada no mercado externo é uma forma pela qual as empresas brasileiras estão buscando hoje atingir estes objetivos. Sendo assim, o presente trabalho teve como foco central identificar as estratégias de internacionalização, as ações de marketing internacional e o desempenho exportador de vinícolas brasileiras pertencentes ao projeto Wines of Brasil. O procedimento metodológico utilizado para esta pesquisa seguiu as etapas do método quantitativo e descritivo, sendo operacionalizado por meio de uma survey. O universo de estudo foi composto por 35 empresas participantes do projeto, sendo a amostra final composta por 4 questionários válidos. Esta pesquisa é de natureza descritiva, e foi analisada por meio de técnicas estatísticas univariadas. Conclui-se que as principais estratégias de internacionalização utilizadas pelas empresas são relacionadas com a busca pela satisfação dos consumidores. As ações de marketing internacional desenvolvidas pelas empresas concentram-se principalmente na adequação das embalagens dos produtos para os clientes; e em relação ao desempenho exportador as empresas obtiveram resultados positivos nos últimos em função do seu reconhecimento no mercado externo. Destarte, os resultados demonstraram que empresas nacionais tendem a inovar, difundir a sua marca e inserir-se no mercado internacional por meio de parcerias, como é caso do próprio projeto Wines of Brasil, que facilita e fortalece este processo de entrada no mercado externo. |
id |
UFMG-16_c8329f3814fbe7ed71a583051e87e4c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4349 |
network_acronym_str |
UFMG-16 |
network_name_str |
Marketing & Tourism Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégias de Internacionalização, Marketing Internacional e Desempenho Exportador: Um Panorama das Vinícolas Pertencentes ao Projeto Wines of Brasilestratégias de internacionalizaçãodesempenho exportadorwines of BrazilEm uma era de constantes competições, as empresas precisam conquistar novos mercados a fim de diversificar os seus clientes, ampliar seu conhecimento, acessar novas tecnologias, e expandir a sua escala de produção. A entrada no mercado externo é uma forma pela qual as empresas brasileiras estão buscando hoje atingir estes objetivos. Sendo assim, o presente trabalho teve como foco central identificar as estratégias de internacionalização, as ações de marketing internacional e o desempenho exportador de vinícolas brasileiras pertencentes ao projeto Wines of Brasil. O procedimento metodológico utilizado para esta pesquisa seguiu as etapas do método quantitativo e descritivo, sendo operacionalizado por meio de uma survey. O universo de estudo foi composto por 35 empresas participantes do projeto, sendo a amostra final composta por 4 questionários válidos. Esta pesquisa é de natureza descritiva, e foi analisada por meio de técnicas estatísticas univariadas. Conclui-se que as principais estratégias de internacionalização utilizadas pelas empresas são relacionadas com a busca pela satisfação dos consumidores. As ações de marketing internacional desenvolvidas pelas empresas concentram-se principalmente na adequação das embalagens dos produtos para os clientes; e em relação ao desempenho exportador as empresas obtiveram resultados positivos nos últimos em função do seu reconhecimento no mercado externo. Destarte, os resultados demonstraram que empresas nacionais tendem a inovar, difundir a sua marca e inserir-se no mercado internacional por meio de parcerias, como é caso do próprio projeto Wines of Brasil, que facilita e fortalece este processo de entrada no mercado externo.Federal University of Minas Gerais2018-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/434910.29149/mtr.v3i2.4349Marketing & Tourism Review; v. 3 n. 2 (2018): Edição V. 3 n. 2Marketing & Tourism Review; Vol. 3 No. 2 (2018): Edição V. 3 n. 22525-81762525-817610.29149/mtr.v3i2reponame:Marketing & Tourism Reviewinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/4349/2757Copyright (c) 2018 Nathalia Berger Werlang, Vivian Arones, Fabiane Favretto, Rosiane Oswald Flachinfo:eu-repo/semantics/openAccessWerlang, Nathalia BergerArones, VivianFavretto, FabianeFlach, Rosiane Oswald2019-09-07T01:08:50Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4349Revistahttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtrPUBhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/oaimkt.tourism.review@gmail.com||mg.ufmg@gmail.com2525-81762525-8176opendoar:2019-09-07T01:08:50Marketing & Tourism Review - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias de Internacionalização, Marketing Internacional e Desempenho Exportador: Um Panorama das Vinícolas Pertencentes ao Projeto Wines of Brasil |
title |
Estratégias de Internacionalização, Marketing Internacional e Desempenho Exportador: Um Panorama das Vinícolas Pertencentes ao Projeto Wines of Brasil |
spellingShingle |
Estratégias de Internacionalização, Marketing Internacional e Desempenho Exportador: Um Panorama das Vinícolas Pertencentes ao Projeto Wines of Brasil Werlang, Nathalia Berger estratégias de internacionalização desempenho exportador wines of Brazil |
title_short |
Estratégias de Internacionalização, Marketing Internacional e Desempenho Exportador: Um Panorama das Vinícolas Pertencentes ao Projeto Wines of Brasil |
title_full |
Estratégias de Internacionalização, Marketing Internacional e Desempenho Exportador: Um Panorama das Vinícolas Pertencentes ao Projeto Wines of Brasil |
title_fullStr |
Estratégias de Internacionalização, Marketing Internacional e Desempenho Exportador: Um Panorama das Vinícolas Pertencentes ao Projeto Wines of Brasil |
title_full_unstemmed |
Estratégias de Internacionalização, Marketing Internacional e Desempenho Exportador: Um Panorama das Vinícolas Pertencentes ao Projeto Wines of Brasil |
title_sort |
Estratégias de Internacionalização, Marketing Internacional e Desempenho Exportador: Um Panorama das Vinícolas Pertencentes ao Projeto Wines of Brasil |
author |
Werlang, Nathalia Berger |
author_facet |
Werlang, Nathalia Berger Arones, Vivian Favretto, Fabiane Flach, Rosiane Oswald |
author_role |
author |
author2 |
Arones, Vivian Favretto, Fabiane Flach, Rosiane Oswald |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Werlang, Nathalia Berger Arones, Vivian Favretto, Fabiane Flach, Rosiane Oswald |
dc.subject.por.fl_str_mv |
estratégias de internacionalização desempenho exportador wines of Brazil |
topic |
estratégias de internacionalização desempenho exportador wines of Brazil |
description |
Em uma era de constantes competições, as empresas precisam conquistar novos mercados a fim de diversificar os seus clientes, ampliar seu conhecimento, acessar novas tecnologias, e expandir a sua escala de produção. A entrada no mercado externo é uma forma pela qual as empresas brasileiras estão buscando hoje atingir estes objetivos. Sendo assim, o presente trabalho teve como foco central identificar as estratégias de internacionalização, as ações de marketing internacional e o desempenho exportador de vinícolas brasileiras pertencentes ao projeto Wines of Brasil. O procedimento metodológico utilizado para esta pesquisa seguiu as etapas do método quantitativo e descritivo, sendo operacionalizado por meio de uma survey. O universo de estudo foi composto por 35 empresas participantes do projeto, sendo a amostra final composta por 4 questionários válidos. Esta pesquisa é de natureza descritiva, e foi analisada por meio de técnicas estatísticas univariadas. Conclui-se que as principais estratégias de internacionalização utilizadas pelas empresas são relacionadas com a busca pela satisfação dos consumidores. As ações de marketing internacional desenvolvidas pelas empresas concentram-se principalmente na adequação das embalagens dos produtos para os clientes; e em relação ao desempenho exportador as empresas obtiveram resultados positivos nos últimos em função do seu reconhecimento no mercado externo. Destarte, os resultados demonstraram que empresas nacionais tendem a inovar, difundir a sua marca e inserir-se no mercado internacional por meio de parcerias, como é caso do próprio projeto Wines of Brasil, que facilita e fortalece este processo de entrada no mercado externo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/4349 10.29149/mtr.v3i2.4349 |
url |
https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/4349 |
identifier_str_mv |
10.29149/mtr.v3i2.4349 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/4349/2757 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Nathalia Berger Werlang, Vivian Arones, Fabiane Favretto, Rosiane Oswald Flach info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Nathalia Berger Werlang, Vivian Arones, Fabiane Favretto, Rosiane Oswald Flach |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Marketing & Tourism Review; v. 3 n. 2 (2018): Edição V. 3 n. 2 Marketing & Tourism Review; Vol. 3 No. 2 (2018): Edição V. 3 n. 2 2525-8176 2525-8176 10.29149/mtr.v3i2 reponame:Marketing & Tourism Review instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Marketing & Tourism Review |
collection |
Marketing & Tourism Review |
repository.name.fl_str_mv |
Marketing & Tourism Review - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
mkt.tourism.review@gmail.com||mg.ufmg@gmail.com |
_version_ |
1798321033463201792 |