A Percepção Do Cliente Sobre A Importância Da Rastreabilidade Das Garrafas De Vidro Na Cadeia Cervejeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seixas, Carolina Xavier da Silva
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Cesar, Aldara da Silva, Ribeiro, Priscilla Cristina Cabral
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Marketing & Tourism Review
Texto Completo: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/4513
Resumo: A transparência na identificação da origem dos alimentos é uma necessidade. Após várias ocorrências de recalls e incidentes relacionados à insegurança dos alimentos ocorridos pelo mundo, gerou-se uma maior conscientização dos consumidores sobre as questões de segurança alimentar. Neste cenário, a rastreabilidade dos alimentos aparece como uma ferramenta importante. Este artigo tem como objetivo avaliar o valor percebido da rastreabilidade das garrafas de vidro na cadeia cervejeira. A pesquisa foi desenvolvida em uma indústria vidreira produtora de garrafas de cerveja de vidro e fornecedora de várias cervejarias em uma empresa brasileira. O estudo foi realizado através de análise documental a qual produziu um conjunto quantitativo de informações relacionadas ao nível de satisfação das cervejarias relacionadas a vários aspectos do produto e serviços prestados pela empresa, como: expectativa do cliente, qualidade da embalagem, qualidade da etiqueta, qualidade no recebimento e o atendimento às reclamações. Os resultados apresentam a rastreabilidade como uma ferramenta para preservar a integridade e autenticidade do produto. Esta análise pode ser útil para a criação e desenvolvimento de novas diretrizes para melhorar o processo produtivo das garrafas de vidros visando maior grau de satisfação das cervejarias e aumentando o grau de segurança dos alimentos na cadeia cervejeira. 
id UFMG-16_fa88c52f245d8e6674a5d70bfaa760d6
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4513
network_acronym_str UFMG-16
network_name_str Marketing & Tourism Review
repository_id_str
spelling A Percepção Do Cliente Sobre A Importância Da Rastreabilidade Das Garrafas De Vidro Na Cadeia Cervejeirarastreabilidadevalorsegurança dos alimentosA transparência na identificação da origem dos alimentos é uma necessidade. Após várias ocorrências de recalls e incidentes relacionados à insegurança dos alimentos ocorridos pelo mundo, gerou-se uma maior conscientização dos consumidores sobre as questões de segurança alimentar. Neste cenário, a rastreabilidade dos alimentos aparece como uma ferramenta importante. Este artigo tem como objetivo avaliar o valor percebido da rastreabilidade das garrafas de vidro na cadeia cervejeira. A pesquisa foi desenvolvida em uma indústria vidreira produtora de garrafas de cerveja de vidro e fornecedora de várias cervejarias em uma empresa brasileira. O estudo foi realizado através de análise documental a qual produziu um conjunto quantitativo de informações relacionadas ao nível de satisfação das cervejarias relacionadas a vários aspectos do produto e serviços prestados pela empresa, como: expectativa do cliente, qualidade da embalagem, qualidade da etiqueta, qualidade no recebimento e o atendimento às reclamações. Os resultados apresentam a rastreabilidade como uma ferramenta para preservar a integridade e autenticidade do produto. Esta análise pode ser útil para a criação e desenvolvimento de novas diretrizes para melhorar o processo produtivo das garrafas de vidros visando maior grau de satisfação das cervejarias e aumentando o grau de segurança dos alimentos na cadeia cervejeira. Federal University of Minas Gerais2018-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/451310.29149/mtr.v3i3.4513Marketing & Tourism Review; v. 3 n. 3 (2018): v.3, n.3, 2018Marketing & Tourism Review; Vol. 3 No. 3 (2018): v.3, n.3, 20182525-81762525-817610.29149/mtr.v3i3reponame:Marketing & Tourism Reviewinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/4513/2787Copyright (c) 2018 Carolina Xavier da Silva Seixas, Aldara da Silva Cesar, Priscilla Cristina Cabral Ribeirohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSeixas, Carolina Xavier da SilvaCesar, Aldara da SilvaRibeiro, Priscilla Cristina Cabral2019-09-07T01:08:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4513Revistahttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtrPUBhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/oaimkt.tourism.review@gmail.com||mg.ufmg@gmail.com2525-81762525-8176opendoar:2019-09-07T01:08:46Marketing & Tourism Review - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A Percepção Do Cliente Sobre A Importância Da Rastreabilidade Das Garrafas De Vidro Na Cadeia Cervejeira
title A Percepção Do Cliente Sobre A Importância Da Rastreabilidade Das Garrafas De Vidro Na Cadeia Cervejeira
spellingShingle A Percepção Do Cliente Sobre A Importância Da Rastreabilidade Das Garrafas De Vidro Na Cadeia Cervejeira
Seixas, Carolina Xavier da Silva
rastreabilidade
valor
segurança dos alimentos
title_short A Percepção Do Cliente Sobre A Importância Da Rastreabilidade Das Garrafas De Vidro Na Cadeia Cervejeira
title_full A Percepção Do Cliente Sobre A Importância Da Rastreabilidade Das Garrafas De Vidro Na Cadeia Cervejeira
title_fullStr A Percepção Do Cliente Sobre A Importância Da Rastreabilidade Das Garrafas De Vidro Na Cadeia Cervejeira
title_full_unstemmed A Percepção Do Cliente Sobre A Importância Da Rastreabilidade Das Garrafas De Vidro Na Cadeia Cervejeira
title_sort A Percepção Do Cliente Sobre A Importância Da Rastreabilidade Das Garrafas De Vidro Na Cadeia Cervejeira
author Seixas, Carolina Xavier da Silva
author_facet Seixas, Carolina Xavier da Silva
Cesar, Aldara da Silva
Ribeiro, Priscilla Cristina Cabral
author_role author
author2 Cesar, Aldara da Silva
Ribeiro, Priscilla Cristina Cabral
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Seixas, Carolina Xavier da Silva
Cesar, Aldara da Silva
Ribeiro, Priscilla Cristina Cabral
dc.subject.por.fl_str_mv rastreabilidade
valor
segurança dos alimentos
topic rastreabilidade
valor
segurança dos alimentos
description A transparência na identificação da origem dos alimentos é uma necessidade. Após várias ocorrências de recalls e incidentes relacionados à insegurança dos alimentos ocorridos pelo mundo, gerou-se uma maior conscientização dos consumidores sobre as questões de segurança alimentar. Neste cenário, a rastreabilidade dos alimentos aparece como uma ferramenta importante. Este artigo tem como objetivo avaliar o valor percebido da rastreabilidade das garrafas de vidro na cadeia cervejeira. A pesquisa foi desenvolvida em uma indústria vidreira produtora de garrafas de cerveja de vidro e fornecedora de várias cervejarias em uma empresa brasileira. O estudo foi realizado através de análise documental a qual produziu um conjunto quantitativo de informações relacionadas ao nível de satisfação das cervejarias relacionadas a vários aspectos do produto e serviços prestados pela empresa, como: expectativa do cliente, qualidade da embalagem, qualidade da etiqueta, qualidade no recebimento e o atendimento às reclamações. Os resultados apresentam a rastreabilidade como uma ferramenta para preservar a integridade e autenticidade do produto. Esta análise pode ser útil para a criação e desenvolvimento de novas diretrizes para melhorar o processo produtivo das garrafas de vidros visando maior grau de satisfação das cervejarias e aumentando o grau de segurança dos alimentos na cadeia cervejeira. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/4513
10.29149/mtr.v3i3.4513
url https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/4513
identifier_str_mv 10.29149/mtr.v3i3.4513
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/4513/2787
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Marketing & Tourism Review; v. 3 n. 3 (2018): v.3, n.3, 2018
Marketing & Tourism Review; Vol. 3 No. 3 (2018): v.3, n.3, 2018
2525-8176
2525-8176
10.29149/mtr.v3i3
reponame:Marketing & Tourism Review
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Marketing & Tourism Review
collection Marketing & Tourism Review
repository.name.fl_str_mv Marketing & Tourism Review - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv mkt.tourism.review@gmail.com||mg.ufmg@gmail.com
_version_ 1798321033485221888