RESPONSABILIDADE SOCIAL E BENS PÚBLICOS GLOBAIS: UM ESTUDO SOBRE UMA GRANDE CORPORAÇÃO NO BRASIL
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade |
Texto Completo: | https://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/article/view/2672 |
Resumo: | Muitos estudos sobre estratégia de responsabilidade social (ERS) no Brasil atribuem uma perspectiva voluntarista de ação às grandes corporações do Norte na solução de problemas no Sul, desconsiderando que o argumento‘borderless world’ reforça e reproduz interesses associados a uma agenda de bens públicos globais (BPG), em detrimento de importantes atores do Sul. O presente artigo apresenta uma perspectiva crítico-pluralista para desafiar esse argumento centrando-se no conceito de agência. O estudo da agência de uma grande corporação norte-americana na formação da ERS problematiza a interação de seus gestores locais e ‘globais’ junto a atores no Brasil. Métodos processuais e históricos foram utilizados pelos pesquisadores para: (a) revelar a co-determinação da agência pelos níveis microindividual, mesorganizacional e macroestrutural; e (b) problematizar um determinado viés de ação em ERS. Por fim, são discutidos os reflexos da formação de ERS para governança e destacadas questões de economia política de BPG. |
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RESPONSABILIDADE SOCIAL E BENS PÚBLICOS GLOBAIS: UM ESTUDO SOBRE UMA GRANDE CORPORAÇÃO NO BRASILResponsabilidade Social. Bens Públicos Globais. Agência. Governança.Muitos estudos sobre estratégia de responsabilidade social (ERS) no Brasil atribuem uma perspectiva voluntarista de ação às grandes corporações do Norte na solução de problemas no Sul, desconsiderando que o argumento‘borderless world’ reforça e reproduz interesses associados a uma agenda de bens públicos globais (BPG), em detrimento de importantes atores do Sul. O presente artigo apresenta uma perspectiva crítico-pluralista para desafiar esse argumento centrando-se no conceito de agência. O estudo da agência de uma grande corporação norte-americana na formação da ERS problematiza a interação de seus gestores locais e ‘globais’ junto a atores no Brasil. Métodos processuais e históricos foram utilizados pelos pesquisadores para: (a) revelar a co-determinação da agência pelos níveis microindividual, mesorganizacional e macroestrutural; e (b) problematizar um determinado viés de ação em ERS. Por fim, são discutidos os reflexos da formação de ERS para governança e destacadas questões de economia política de BPG.Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade (NEOS), FACE/UFMG2017-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionperspectiva crítico-pluralistaapplication/pdfhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/article/view/2672Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade; v. 4 n. 9 (2017): Abril; 16-80Farol - Revista de Estudios Organizacionales y Sociedad; Vol. 4 Núm. 9 (2017): Abril; 16-80Farol - Journal of Organization Studies and Society; Vol. 4 No. 9 (2017): Abril; 16-802358-6311reponame:Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedadeinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/article/view/2672/2370Copyright (c) 2017 Fernanda Filgueiras Sauerbronn, Alexandre Fariainfo:eu-repo/semantics/openAccessSauerbronn, Fernanda FilgueirasFaria, Alexandre2018-05-29T00:07:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2672Revistahttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/farolPUBhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/oaisaraiva@face.ufmg.br || farol@face.ufmg.br2358-63112358-6311opendoar:2018-05-29T00:07:46Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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