APROPRIAÇÕES SIMBÓLICAS E ESPACIAIS EM ORGANIZAÇÕES: O “JEITINHO BRASILEIRO” NO BAR “SOFÁ DA HEBE”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade |
Texto Completo: | https://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/article/view/3207 |
Resumo: | O presente artigo busca desvendar os aspectos simbólicos que permeiam a cultura organizacional de um bar, localizado num espaço de Vitória/ES. A organização que iniciou suas atividades sem placa de identificação, em uma loja preterida pelo comércio local, adotou como nome o apelido atribuído ao espaço em frente à sua fachada. Este é o "Sofá da Hebe", um espaço frequentado por jovens nas noites capixabas. Para a consecução do objetivo, desenvolveu-se uma pesquisa de cunho qualitativo e inspiração etnográfica. A obtenção de dados se fez por meio de observações participantes, diário de campo e entrevistas não estruturadas. Os dados foram tratados com o uso da análise de conteúdo. A categoria central que norteou a interpretação dos dados foi o jeitinho. Assim, os resultados mostram que este se faz presente no cotidiano dessa organização em suas variações de favor, quebra galho, navegação social e contravenção. |
id |
UFMG-18_45ab4600762157c8aa048b4c370014a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3207 |
network_acronym_str |
UFMG-18 |
network_name_str |
Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
APROPRIAÇÕES SIMBÓLICAS E ESPACIAIS EM ORGANIZAÇÕES: O “JEITINHO BRASILEIRO” NO BAR “SOFÁ DA HEBE”simbolismocultura organizacionaletnografiajeitinhoO presente artigo busca desvendar os aspectos simbólicos que permeiam a cultura organizacional de um bar, localizado num espaço de Vitória/ES. A organização que iniciou suas atividades sem placa de identificação, em uma loja preterida pelo comércio local, adotou como nome o apelido atribuído ao espaço em frente à sua fachada. Este é o "Sofá da Hebe", um espaço frequentado por jovens nas noites capixabas. Para a consecução do objetivo, desenvolveu-se uma pesquisa de cunho qualitativo e inspiração etnográfica. A obtenção de dados se fez por meio de observações participantes, diário de campo e entrevistas não estruturadas. Os dados foram tratados com o uso da análise de conteúdo. A categoria central que norteou a interpretação dos dados foi o jeitinho. Assim, os resultados mostram que este se faz presente no cotidiano dessa organização em suas variações de favor, quebra galho, navegação social e contravenção.Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade (NEOS), FACE/UFMG2017-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/article/view/3207Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade; v. 4 n. 9 (2017): Abril; 205-255Farol - Revista de Estudios Organizacionales y Sociedad; Vol. 4 Núm. 9 (2017): Abril; 205-255Farol - Journal of Organization Studies and Society; Vol. 4 No. 9 (2017): Abril; 205-2552358-6311reponame:Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedadeinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/article/view/3207/2373Copyright (c) 2017 Fabiana Florio Domingues, Eduarda Cricco Miranda Barcelos Gripp, Letícia Dias Fantinelinfo:eu-repo/semantics/openAccessDomingues, Fabiana FlorioMiranda Barcelos Gripp, Eduarda CriccoFantinel, Letícia Dias2018-05-29T00:08:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3207Revistahttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/farolPUBhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/oaisaraiva@face.ufmg.br || farol@face.ufmg.br2358-63112358-6311opendoar:2018-05-29T00:08:55Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
APROPRIAÇÕES SIMBÓLICAS E ESPACIAIS EM ORGANIZAÇÕES: O “JEITINHO BRASILEIRO” NO BAR “SOFÁ DA HEBE” |
title |
APROPRIAÇÕES SIMBÓLICAS E ESPACIAIS EM ORGANIZAÇÕES: O “JEITINHO BRASILEIRO” NO BAR “SOFÁ DA HEBE” |
spellingShingle |
APROPRIAÇÕES SIMBÓLICAS E ESPACIAIS EM ORGANIZAÇÕES: O “JEITINHO BRASILEIRO” NO BAR “SOFÁ DA HEBE” Domingues, Fabiana Florio simbolismo cultura organizacional etnografia jeitinho |
title_short |
APROPRIAÇÕES SIMBÓLICAS E ESPACIAIS EM ORGANIZAÇÕES: O “JEITINHO BRASILEIRO” NO BAR “SOFÁ DA HEBE” |
title_full |
APROPRIAÇÕES SIMBÓLICAS E ESPACIAIS EM ORGANIZAÇÕES: O “JEITINHO BRASILEIRO” NO BAR “SOFÁ DA HEBE” |
title_fullStr |
APROPRIAÇÕES SIMBÓLICAS E ESPACIAIS EM ORGANIZAÇÕES: O “JEITINHO BRASILEIRO” NO BAR “SOFÁ DA HEBE” |
title_full_unstemmed |
APROPRIAÇÕES SIMBÓLICAS E ESPACIAIS EM ORGANIZAÇÕES: O “JEITINHO BRASILEIRO” NO BAR “SOFÁ DA HEBE” |
title_sort |
APROPRIAÇÕES SIMBÓLICAS E ESPACIAIS EM ORGANIZAÇÕES: O “JEITINHO BRASILEIRO” NO BAR “SOFÁ DA HEBE” |
author |
Domingues, Fabiana Florio |
author_facet |
Domingues, Fabiana Florio Miranda Barcelos Gripp, Eduarda Cricco Fantinel, Letícia Dias |
author_role |
author |
author2 |
Miranda Barcelos Gripp, Eduarda Cricco Fantinel, Letícia Dias |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Domingues, Fabiana Florio Miranda Barcelos Gripp, Eduarda Cricco Fantinel, Letícia Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
simbolismo cultura organizacional etnografia jeitinho |
topic |
simbolismo cultura organizacional etnografia jeitinho |
description |
O presente artigo busca desvendar os aspectos simbólicos que permeiam a cultura organizacional de um bar, localizado num espaço de Vitória/ES. A organização que iniciou suas atividades sem placa de identificação, em uma loja preterida pelo comércio local, adotou como nome o apelido atribuído ao espaço em frente à sua fachada. Este é o "Sofá da Hebe", um espaço frequentado por jovens nas noites capixabas. Para a consecução do objetivo, desenvolveu-se uma pesquisa de cunho qualitativo e inspiração etnográfica. A obtenção de dados se fez por meio de observações participantes, diário de campo e entrevistas não estruturadas. Os dados foram tratados com o uso da análise de conteúdo. A categoria central que norteou a interpretação dos dados foi o jeitinho. Assim, os resultados mostram que este se faz presente no cotidiano dessa organização em suas variações de favor, quebra galho, navegação social e contravenção. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/article/view/3207 |
url |
https://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/article/view/3207 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/article/view/3207/2373 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade (NEOS), FACE/UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade (NEOS), FACE/UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade; v. 4 n. 9 (2017): Abril; 205-255 Farol - Revista de Estudios Organizacionales y Sociedad; Vol. 4 Núm. 9 (2017): Abril; 205-255 Farol - Journal of Organization Studies and Society; Vol. 4 No. 9 (2017): Abril; 205-255 2358-6311 reponame:Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade |
collection |
Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
saraiva@face.ufmg.br || farol@face.ufmg.br |
_version_ |
1798045929834545152 |