QUANTAS ESTRELAS VOCÊ VALE? UMA ANÁLISE DA GAMIFICAÇÃO EM UM EPISÓDIO DA SÉRIE BLACK MIRROR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Bruno de Almeida
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Carmo, Luana Jéssica Oliveira, Assis, Lilian Bambirra de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade
Texto Completo: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/article/view/4390
Resumo: Esse artigo teve como objetivo analisar a relação entre a modernidade, sociedade de consumo e gamificação no episódio Queda Livre da série Black Mirror. A sociedade moderna é alimentada pela lógica do novo e do consumo. Nesse contexto, a utilização de games em ambientes organizacionais e educacionais surge como forma de engajar as pessoas, utilizando-se do aspecto lúdico. Entretanto, por meio da análise fílmica desse episódio foi possível refletir sobre a outra face da gamificação, a de dominação do sujeito, que se vê forçado a produzir dados incessantemente, transformando-se em um objeto, uma mercadoria.  Esse ciclo vicioso não possui fim, com a imposição da modernidade e da sociedade de consumo ditando as regras e os consumidores numa posição de passividade tentando acompanhar essa dinâmica, investindo em seu comportamento mensurável, ao comprar identidades e estilos de vida tentando alcançar uma felicidade ilusória baseada em quantas estrelas possui.
id UFMG-18_bde0bf72e3f635d9c2a6608d84f97081
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4390
network_acronym_str UFMG-18
network_name_str Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade
repository_id_str
spelling QUANTAS ESTRELAS VOCÊ VALE? UMA ANÁLISE DA GAMIFICAÇÃO EM UM EPISÓDIO DA SÉRIE BLACK MIRRORSociedade do consumoQuantofreniaGamificaçãoIndústria Cultural.Esse artigo teve como objetivo analisar a relação entre a modernidade, sociedade de consumo e gamificação no episódio Queda Livre da série Black Mirror. A sociedade moderna é alimentada pela lógica do novo e do consumo. Nesse contexto, a utilização de games em ambientes organizacionais e educacionais surge como forma de engajar as pessoas, utilizando-se do aspecto lúdico. Entretanto, por meio da análise fílmica desse episódio foi possível refletir sobre a outra face da gamificação, a de dominação do sujeito, que se vê forçado a produzir dados incessantemente, transformando-se em um objeto, uma mercadoria.  Esse ciclo vicioso não possui fim, com a imposição da modernidade e da sociedade de consumo ditando as regras e os consumidores numa posição de passividade tentando acompanhar essa dinâmica, investindo em seu comportamento mensurável, ao comprar identidades e estilos de vida tentando alcançar uma felicidade ilusória baseada em quantas estrelas possui.Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade (NEOS), FACE/UFMG2018-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAnálise Filmícaapplication/pdfhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/article/view/439010.25113/farol.v5i13.4390Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade; v. 5 n. 13 (2018): Agosto; 792-845Farol - Revista de Estudios Organizacionales y Sociedad; Vol. 5 Núm. 13 (2018): Agosto; 792-845Farol - Journal of Organization Studies and Society; Vol. 5 No. 13 (2018): Agosto; 792-8452358-6311reponame:Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedadeinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/article/view/4390/2542Copyright (c) 2018 Bruno de Almeida Matos, Luana Jéssica Oliveira Carmo, Lilian Bambirra de Assisinfo:eu-repo/semantics/openAccessMatos, Bruno de AlmeidaCarmo, Luana Jéssica OliveiraAssis, Lilian Bambirra de2018-07-24T22:57:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4390Revistahttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/farolPUBhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/oaisaraiva@face.ufmg.br || farol@face.ufmg.br2358-63112358-6311opendoar:2018-07-24T22:57:41Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv QUANTAS ESTRELAS VOCÊ VALE? UMA ANÁLISE DA GAMIFICAÇÃO EM UM EPISÓDIO DA SÉRIE BLACK MIRROR
title QUANTAS ESTRELAS VOCÊ VALE? UMA ANÁLISE DA GAMIFICAÇÃO EM UM EPISÓDIO DA SÉRIE BLACK MIRROR
spellingShingle QUANTAS ESTRELAS VOCÊ VALE? UMA ANÁLISE DA GAMIFICAÇÃO EM UM EPISÓDIO DA SÉRIE BLACK MIRROR
Matos, Bruno de Almeida
Sociedade do consumo
Quantofrenia
Gamificação
Indústria Cultural.
title_short QUANTAS ESTRELAS VOCÊ VALE? UMA ANÁLISE DA GAMIFICAÇÃO EM UM EPISÓDIO DA SÉRIE BLACK MIRROR
title_full QUANTAS ESTRELAS VOCÊ VALE? UMA ANÁLISE DA GAMIFICAÇÃO EM UM EPISÓDIO DA SÉRIE BLACK MIRROR
title_fullStr QUANTAS ESTRELAS VOCÊ VALE? UMA ANÁLISE DA GAMIFICAÇÃO EM UM EPISÓDIO DA SÉRIE BLACK MIRROR
title_full_unstemmed QUANTAS ESTRELAS VOCÊ VALE? UMA ANÁLISE DA GAMIFICAÇÃO EM UM EPISÓDIO DA SÉRIE BLACK MIRROR
title_sort QUANTAS ESTRELAS VOCÊ VALE? UMA ANÁLISE DA GAMIFICAÇÃO EM UM EPISÓDIO DA SÉRIE BLACK MIRROR
author Matos, Bruno de Almeida
author_facet Matos, Bruno de Almeida
Carmo, Luana Jéssica Oliveira
Assis, Lilian Bambirra de
author_role author
author2 Carmo, Luana Jéssica Oliveira
Assis, Lilian Bambirra de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Bruno de Almeida
Carmo, Luana Jéssica Oliveira
Assis, Lilian Bambirra de
dc.subject.por.fl_str_mv Sociedade do consumo
Quantofrenia
Gamificação
Indústria Cultural.
topic Sociedade do consumo
Quantofrenia
Gamificação
Indústria Cultural.
description Esse artigo teve como objetivo analisar a relação entre a modernidade, sociedade de consumo e gamificação no episódio Queda Livre da série Black Mirror. A sociedade moderna é alimentada pela lógica do novo e do consumo. Nesse contexto, a utilização de games em ambientes organizacionais e educacionais surge como forma de engajar as pessoas, utilizando-se do aspecto lúdico. Entretanto, por meio da análise fílmica desse episódio foi possível refletir sobre a outra face da gamificação, a de dominação do sujeito, que se vê forçado a produzir dados incessantemente, transformando-se em um objeto, uma mercadoria.  Esse ciclo vicioso não possui fim, com a imposição da modernidade e da sociedade de consumo ditando as regras e os consumidores numa posição de passividade tentando acompanhar essa dinâmica, investindo em seu comportamento mensurável, ao comprar identidades e estilos de vida tentando alcançar uma felicidade ilusória baseada em quantas estrelas possui.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Análise Filmíca
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/article/view/4390
10.25113/farol.v5i13.4390
url https://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/article/view/4390
identifier_str_mv 10.25113/farol.v5i13.4390
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/article/view/4390/2542
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Bruno de Almeida Matos, Luana Jéssica Oliveira Carmo, Lilian Bambirra de Assis
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Bruno de Almeida Matos, Luana Jéssica Oliveira Carmo, Lilian Bambirra de Assis
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade (NEOS), FACE/UFMG
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade (NEOS), FACE/UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade; v. 5 n. 13 (2018): Agosto; 792-845
Farol - Revista de Estudios Organizacionales y Sociedad; Vol. 5 Núm. 13 (2018): Agosto; 792-845
Farol - Journal of Organization Studies and Society; Vol. 5 No. 13 (2018): Agosto; 792-845
2358-6311
reponame:Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade
collection Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade
repository.name.fl_str_mv Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv saraiva@face.ufmg.br || farol@face.ufmg.br
_version_ 1798045930440622080