Transição na carreira e a quantofrenia : um estudo de caso com coordenadores de mestrado e doutorado de uma IES privada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oltramari, Andréa Poleto
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/148375
Resumo: O artigo tem como objetivo compreender como gestores de programas de mestrado e doutorado de uma Instituição de Ensino Privada percebem a construção de suas carreiras, vivenciam a transição para assumirem o cargo de gestores e como lidam com a quantofrenia gerencialista. Para tanto, participaram da pesquisa oito professores doutores coordenadores Stricto Sensu de cursos de pós-graduação de uma IES privada. Os principais resultados evidenciaram que o trabalho se apresentou precarizado; na transição na carreira a maioria dos coordenadores não tem tempo de preparação para assumirem os novos cargos; a quantofrenia é intensa e a adesão ao projeto organizacional e aos índices da Capes redundam em difícil conciliação da vida pessoal e profissional.
id UFRGS-2_912def9938857dcf8fdd61e1967863a0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148375
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oltramari, Andréa Poleto2016-09-23T02:14:26Z20152237-1427http://hdl.handle.net/10183/148375001000017O artigo tem como objetivo compreender como gestores de programas de mestrado e doutorado de uma Instituição de Ensino Privada percebem a construção de suas carreiras, vivenciam a transição para assumirem o cargo de gestores e como lidam com a quantofrenia gerencialista. Para tanto, participaram da pesquisa oito professores doutores coordenadores Stricto Sensu de cursos de pós-graduação de uma IES privada. Os principais resultados evidenciaram que o trabalho se apresentou precarizado; na transição na carreira a maioria dos coordenadores não tem tempo de preparação para assumirem os novos cargos; a quantofrenia é intensa e a adesão ao projeto organizacional e aos índices da Capes redundam em difícil conciliação da vida pessoal e profissional.The article aims to understand how the master’s and doctoral´s program managers in a Private Education Institution realize the construction of their careers, experience the transition and how they deal with managerial ´quantofrenia´. Therefore, participated in the survey eight doctors coordinators of a stricto sensu graduate courses in a private institution. The main results showed that the work is precarious; the transition in the career shows that they do not have time to prepare for assuming the new positions; the quantofrenia is intense and adherence to organizational design and contents of Capes redound to the difficult reconciliation of personal and professional life.application/pdfporReCaPe - Revista de Carreiras e Pessoas [recurso eletrônico]. São Paulo. Vol. 5, n. 2 (maio/ago. 2015), p. 200-210Instituicao de ensino superiorEnsino privadoCarreira profissionalGestãoTransitionsCareer‘Quantofrenia’Transição na carreira e a quantofrenia : um estudo de caso com coordenadores de mestrado e doutorado de uma IES privadainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001000017.pdf001000017.pdfTexto completoapplication/pdf230752http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148375/1/001000017.pdfaa7eb7c5b48860f9476c78a631b728ffMD51TEXT001000017.pdf.txt001000017.pdf.txtExtracted Texttext/plain39456http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148375/2/001000017.pdf.txt360e89c913f280e3eb30063b4febecd8MD52THUMBNAIL001000017.pdf.jpg001000017.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1702http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148375/3/001000017.pdf.jpg2deedfb471f9495716e5728584e41171MD5310183/1483752018-10-29 08:55:42.756oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148375Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:55:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Transição na carreira e a quantofrenia : um estudo de caso com coordenadores de mestrado e doutorado de uma IES privada
title Transição na carreira e a quantofrenia : um estudo de caso com coordenadores de mestrado e doutorado de uma IES privada
spellingShingle Transição na carreira e a quantofrenia : um estudo de caso com coordenadores de mestrado e doutorado de uma IES privada
Oltramari, Andréa Poleto
Instituicao de ensino superior
Ensino privado
Carreira profissional
Gestão
Transitions
Career
‘Quantofrenia’
title_short Transição na carreira e a quantofrenia : um estudo de caso com coordenadores de mestrado e doutorado de uma IES privada
title_full Transição na carreira e a quantofrenia : um estudo de caso com coordenadores de mestrado e doutorado de uma IES privada
title_fullStr Transição na carreira e a quantofrenia : um estudo de caso com coordenadores de mestrado e doutorado de uma IES privada
title_full_unstemmed Transição na carreira e a quantofrenia : um estudo de caso com coordenadores de mestrado e doutorado de uma IES privada
title_sort Transição na carreira e a quantofrenia : um estudo de caso com coordenadores de mestrado e doutorado de uma IES privada
author Oltramari, Andréa Poleto
author_facet Oltramari, Andréa Poleto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oltramari, Andréa Poleto
dc.subject.por.fl_str_mv Instituicao de ensino superior
Ensino privado
Carreira profissional
Gestão
topic Instituicao de ensino superior
Ensino privado
Carreira profissional
Gestão
Transitions
Career
‘Quantofrenia’
dc.subject.eng.fl_str_mv Transitions
Career
‘Quantofrenia’
description O artigo tem como objetivo compreender como gestores de programas de mestrado e doutorado de uma Instituição de Ensino Privada percebem a construção de suas carreiras, vivenciam a transição para assumirem o cargo de gestores e como lidam com a quantofrenia gerencialista. Para tanto, participaram da pesquisa oito professores doutores coordenadores Stricto Sensu de cursos de pós-graduação de uma IES privada. Os principais resultados evidenciaram que o trabalho se apresentou precarizado; na transição na carreira a maioria dos coordenadores não tem tempo de preparação para assumirem os novos cargos; a quantofrenia é intensa e a adesão ao projeto organizacional e aos índices da Capes redundam em difícil conciliação da vida pessoal e profissional.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-09-23T02:14:26Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/148375
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2237-1427
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001000017
identifier_str_mv 2237-1427
001000017
url http://hdl.handle.net/10183/148375
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv ReCaPe - Revista de Carreiras e Pessoas [recurso eletrônico]. São Paulo. Vol. 5, n. 2 (maio/ago. 2015), p. 200-210
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148375/1/001000017.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148375/2/001000017.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148375/3/001000017.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv aa7eb7c5b48860f9476c78a631b728ff
360e89c913f280e3eb30063b4febecd8
2deedfb471f9495716e5728584e41171
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224908312674304