PEDAGOGIA EMPREENDEDORA: UMA CRÍTICA À LUZ DAS INVENÇÕES DO COTIDIANO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade |
Texto Completo: | https://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/article/view/2517 |
Resumo: | O presente trabalho teve o intuito de analisar a metodologia educacional “Pedagogia Empreendedora”, implementada em uma rede municipal de ensino público na cidade de São João Del Rei em Minas Gerais, à luz das invenções do cotidiano conforme as problematiza Certeau (1998). Esta metodologia de ensino, de 2006 a 2009, objetivou fomentar o desenvolvimento local a partir de práticas educacionais apoiadas no capital social. Certeau (1998) defende que as maneiras de fazer do homem comum procedem a invenções ou subversões que, ao serem concretizadas no dia a dia, em lugares próprios ou controlados, se constituem em lugares praticados. A estratégia metodológica adotada foi a pesquisa qualitativa, por meio de entrevistas semi-estruturadas e grupos focais com membros da comunidade escolar. Os resultados apontam um conjunto de bricolagens, combinações e jogos exercidos pelos envolvidos nesta metodologia de ensino, sinalizando táticas de subversão das estratégias dominantes visando o desenvolvimento local. |
id |
UFMG-18_d59ecf24531fe38725811e1ad1408186 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2517 |
network_acronym_str |
UFMG-18 |
network_name_str |
Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
PEDAGOGIA EMPREENDEDORA: UMA CRÍTICA À LUZ DAS INVENÇÕES DO COTIDIANOPedagogia EmpreendedoraCapital SocialInvenções do CotidianoO presente trabalho teve o intuito de analisar a metodologia educacional “Pedagogia Empreendedora”, implementada em uma rede municipal de ensino público na cidade de São João Del Rei em Minas Gerais, à luz das invenções do cotidiano conforme as problematiza Certeau (1998). Esta metodologia de ensino, de 2006 a 2009, objetivou fomentar o desenvolvimento local a partir de práticas educacionais apoiadas no capital social. Certeau (1998) defende que as maneiras de fazer do homem comum procedem a invenções ou subversões que, ao serem concretizadas no dia a dia, em lugares próprios ou controlados, se constituem em lugares praticados. A estratégia metodológica adotada foi a pesquisa qualitativa, por meio de entrevistas semi-estruturadas e grupos focais com membros da comunidade escolar. Os resultados apontam um conjunto de bricolagens, combinações e jogos exercidos pelos envolvidos nesta metodologia de ensino, sinalizando táticas de subversão das estratégias dominantes visando o desenvolvimento local. Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade (NEOS), FACE/UFMG2014-09-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Qualitativaapplication/pdfhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/article/view/251710.25113/farol.v1i2.2517Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade; v. 1 n. 2 (2014): Dezembro; 486-527Farol - Revista de Estudios Organizacionales y Sociedad; Vol. 1 Núm. 2 (2014): Dezembro; 486-527Farol - Journal of Organization Studies and Society; Vol. 1 No. 2 (2014): Dezembro; 486-5272358-6311reponame:Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedadeinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/article/view/2517/2267Copyright (c) 2014 Júnia de Fátima do Carmo Guerra, Armindo dos Santos de Sousa Teodósioinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuerra, Júnia de Fátima do CarmoTeodósio, Armindo dos Santos de Sousa2018-05-25T03:20:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2517Revistahttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/farolPUBhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/oaisaraiva@face.ufmg.br || farol@face.ufmg.br2358-63112358-6311opendoar:2018-05-25T03:20:36Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PEDAGOGIA EMPREENDEDORA: UMA CRÍTICA À LUZ DAS INVENÇÕES DO COTIDIANO |
title |
PEDAGOGIA EMPREENDEDORA: UMA CRÍTICA À LUZ DAS INVENÇÕES DO COTIDIANO |
spellingShingle |
PEDAGOGIA EMPREENDEDORA: UMA CRÍTICA À LUZ DAS INVENÇÕES DO COTIDIANO Guerra, Júnia de Fátima do Carmo Pedagogia Empreendedora Capital Social Invenções do Cotidiano |
title_short |
PEDAGOGIA EMPREENDEDORA: UMA CRÍTICA À LUZ DAS INVENÇÕES DO COTIDIANO |
title_full |
PEDAGOGIA EMPREENDEDORA: UMA CRÍTICA À LUZ DAS INVENÇÕES DO COTIDIANO |
title_fullStr |
PEDAGOGIA EMPREENDEDORA: UMA CRÍTICA À LUZ DAS INVENÇÕES DO COTIDIANO |
title_full_unstemmed |
PEDAGOGIA EMPREENDEDORA: UMA CRÍTICA À LUZ DAS INVENÇÕES DO COTIDIANO |
title_sort |
PEDAGOGIA EMPREENDEDORA: UMA CRÍTICA À LUZ DAS INVENÇÕES DO COTIDIANO |
author |
Guerra, Júnia de Fátima do Carmo |
author_facet |
Guerra, Júnia de Fátima do Carmo Teodósio, Armindo dos Santos de Sousa |
author_role |
author |
author2 |
Teodósio, Armindo dos Santos de Sousa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guerra, Júnia de Fátima do Carmo Teodósio, Armindo dos Santos de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia Empreendedora Capital Social Invenções do Cotidiano |
topic |
Pedagogia Empreendedora Capital Social Invenções do Cotidiano |
description |
O presente trabalho teve o intuito de analisar a metodologia educacional “Pedagogia Empreendedora”, implementada em uma rede municipal de ensino público na cidade de São João Del Rei em Minas Gerais, à luz das invenções do cotidiano conforme as problematiza Certeau (1998). Esta metodologia de ensino, de 2006 a 2009, objetivou fomentar o desenvolvimento local a partir de práticas educacionais apoiadas no capital social. Certeau (1998) defende que as maneiras de fazer do homem comum procedem a invenções ou subversões que, ao serem concretizadas no dia a dia, em lugares próprios ou controlados, se constituem em lugares praticados. A estratégia metodológica adotada foi a pesquisa qualitativa, por meio de entrevistas semi-estruturadas e grupos focais com membros da comunidade escolar. Os resultados apontam um conjunto de bricolagens, combinações e jogos exercidos pelos envolvidos nesta metodologia de ensino, sinalizando táticas de subversão das estratégias dominantes visando o desenvolvimento local. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/article/view/2517 10.25113/farol.v1i2.2517 |
url |
https://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/article/view/2517 |
identifier_str_mv |
10.25113/farol.v1i2.2517 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/article/view/2517/2267 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Júnia de Fátima do Carmo Guerra, Armindo dos Santos de Sousa Teodósio info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Júnia de Fátima do Carmo Guerra, Armindo dos Santos de Sousa Teodósio |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade (NEOS), FACE/UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade (NEOS), FACE/UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade; v. 1 n. 2 (2014): Dezembro; 486-527 Farol - Revista de Estudios Organizacionales y Sociedad; Vol. 1 Núm. 2 (2014): Dezembro; 486-527 Farol - Journal of Organization Studies and Society; Vol. 1 No. 2 (2014): Dezembro; 486-527 2358-6311 reponame:Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade |
collection |
Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
saraiva@face.ufmg.br || farol@face.ufmg.br |
_version_ |
1798045929327034368 |