ANÁLISE DO MODELO DE UPPSALA COM FOCO NAS COMPETÊNCIAS REQUERIDAS PARA SUA OPERACIONALIZAÇÃO
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Gestão e sociedade |
Texto Completo: | https://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/558 |
Resumo: | O modelo de Uppsala, teoria que explica os mecanismos básicos sobre as etapas de um processo de internacionalização, possui grande relevância para o entendimento da realização de negócios internacionais. Vários autores e acadêmicos o consagram como uma das principais teorias mais amplas e completas. O objetivo deste artigo é realizar uma análise deste modelo abordando seus principais conceitos e relacioná-lo com o processo de aprendizagem organizacional por meio da busca de competências necessárias para a internacionalização segundo o mesmo. O método utilizado foi o da revisão bibliográfica dos principais conceitos do modelo de Uppsala e da teoria das competências. Em um segundo momento pretendeu-se por meio da compreensão deste modelo levantar e inferir as competências requeridas aos tomadores de decisão para o sucesso e operacionalização deste modelo. Analisando o modelo de Uppsala verificamos que suas motivações estão relacionadas ao conhecimento e aprendizagem e, logo, requerem das organizações competências específicas para sua realização que podem ser resumidas em competências de negócio, competências técnico-profissionais, competências sociais, competências atitudinais e competências relacionadas à gestão do tempo. |
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ANÁLISE DO MODELO DE UPPSALA COM FOCO NAS COMPETÊNCIAS REQUERIDAS PARA SUA OPERACIONALIZAÇÃOModelo Uppsalacompetências requeridasinternacionalização.O modelo de Uppsala, teoria que explica os mecanismos básicos sobre as etapas de um processo de internacionalização, possui grande relevância para o entendimento da realização de negócios internacionais. Vários autores e acadêmicos o consagram como uma das principais teorias mais amplas e completas. O objetivo deste artigo é realizar uma análise deste modelo abordando seus principais conceitos e relacioná-lo com o processo de aprendizagem organizacional por meio da busca de competências necessárias para a internacionalização segundo o mesmo. O método utilizado foi o da revisão bibliográfica dos principais conceitos do modelo de Uppsala e da teoria das competências. Em um segundo momento pretendeu-se por meio da compreensão deste modelo levantar e inferir as competências requeridas aos tomadores de decisão para o sucesso e operacionalização deste modelo. Analisando o modelo de Uppsala verificamos que suas motivações estão relacionadas ao conhecimento e aprendizagem e, logo, requerem das organizações competências específicas para sua realização que podem ser resumidas em competências de negócio, competências técnico-profissionais, competências sociais, competências atitudinais e competências relacionadas à gestão do tempo.CEPEAD/FACE - UFMG2009-07-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/55810.21171/ges.v2i3.558Management & Society Electronic Journal; Vol. 2 No. 3 (2008): janeiro/junhoGestão e Sociedade; v. 2 n. 3 (2008): janeiro/junho1980-575610.21171/ges.v2i3reponame:Gestão e sociedadeinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/558/541Copyright (c) 2014 Gestão e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessSalvador, Regina Lúcia de Carvalho DrummondPorto, LanaPessoa, Fabiana Lana2016-12-28T16:12:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/558Revistahttps://www.gestaoesociedade.org/gestaoesociedadePUBhttps://www.gestaoesociedade.org/gestaoesociedade/oaiges@face.ufmg.br||ricardo.ges.ufmg@gmail.com||1980-57561980-5756opendoar:2016-12-28T16:12:22Gestão e sociedade - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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