A PASSAGEM DO BASTÃO: A FORMAÇÃO DO SUCESSOR NAS ORGANIZAÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DE ORIGEM FAMILIAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jamil, Jaqueline
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: de Souza-Silva, Jader Cristino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gestão e sociedade
Texto Completo: https://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/1345
Resumo: Uma organização de ensino superior familiar (OESF) é influenciada por duas lógicas: a empresarial e a familiar. A lógica familiar pressupõe questões relativas à família, à propriedade e ao controle enquanto que a empresarial está voltada para o lucro e a sustentabilidade da organização. Essas lógicas possuem formas diferentes de entender uma OES, conferindo complexidade para tal tipo de organização. Uma das questões mais delicadas quando falamos em organizações de ensino superior familiares é a questão da sucessão. Não são muitos os estudos sobre Organizações de Ensino Superior Familiares que abordam o processo de formação do sucessor. Diante dessa lacuna, este artigo tem o propósito de refletir sobre como acontece a formação de sucessores nas Organizações de Ensino Superior Familiares. Inicialmente, tratamos de realizar um panorama dos conceitos orientadores do objetivo deste artigo: Organizações de Ensino Superior Familiares, Aprendizagem Organizacional e Formação de Sucessores. Para levar a cabo o propósito desse trabalho, utilizamos a abordagem qualitativa e o estudo de caso do tipo simples como estratégia metodológica. O estudo de caso foi realizado nas Faculdades Integradas Catarina Aquiles, uma OESF situada em Salvador (Bahia). A partir da análise do material empírico, observamos marcadamente a influência da aprendizagem sócio-prática na formação dos sucessores. Notamos que os sucessores aprendem, sobretudo, através das relações sociais vinculadas aos próprios contextos sócio-práticos e profissionais.
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