SUPERANDO O CETICISMO DO CONSUMIDOR RELATIVO À PROPAGANDA COM ANÚNCIOS MISTERIOSOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hernandez, José Mauro da Costa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: da Costa Filho, Murilo Carrazedo Marques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gestão e sociedade
Texto Completo: https://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/3580
Resumo: Cresce o ceticismo dos consumidores em relação a propagandas, uma dificuldade a mais a enfrentar num mercado competitivo e fragmentado. Esse ceticismo torna os consumidores mais propensos a ignorar as mensagens publicitárias, ou mesmo evitá-las. Ademais, consumidores céticos tendem a formar atitudes menos favoráveis e menores intenções de compra dos produtos anunciados. Neste artigo, exploramos a utilização de anúncios misteriosos, tática que pode mitigar os efeitos negativos do ceticismo em relação à propaganda. Anúncios misteriosos retardam a apresentação da identidade do objeto-alvo da publicidade, despertando a curiosidade do consumidor, o que aumenta a atenção ao anúncio. Em dois estudos experimentais, o presente artigo evidencia que os consumidores prestam mais atenção a anúncios misteriosos. Com o aumento de processamento da mensagem, crescem as intenções de compra do produto anunciado. A tática revelou-se especialmente efetiva junto a consumidores altamente céticos em relação à propaganda. Por outro lado, consumidores com ceticismo menor, que naturalmente prestam atenção às mensagens publicitárias, não foram afetados por anúncios misteriosos. O estudo contribui para a literatura de publicidade, revelando uma tática para capturar a atenção de um público mais cético e resistente à persuasão.
id UFMG-19_742ca1a40fb650518bceadaa888193fd
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3580
network_acronym_str UFMG-19
network_name_str Gestão e sociedade
repository_id_str
spelling SUPERANDO O CETICISMO DO CONSUMIDOR RELATIVO À PROPAGANDA COM ANÚNCIOS MISTERIOSOSmystery adsadvertising skepticismskeptical consumerexperimentsadvertisementanúncios misteriososceticismo relativo à propagandaconsumidor céticoexperimentospropagandaCresce o ceticismo dos consumidores em relação a propagandas, uma dificuldade a mais a enfrentar num mercado competitivo e fragmentado. Esse ceticismo torna os consumidores mais propensos a ignorar as mensagens publicitárias, ou mesmo evitá-las. Ademais, consumidores céticos tendem a formar atitudes menos favoráveis e menores intenções de compra dos produtos anunciados. Neste artigo, exploramos a utilização de anúncios misteriosos, tática que pode mitigar os efeitos negativos do ceticismo em relação à propaganda. Anúncios misteriosos retardam a apresentação da identidade do objeto-alvo da publicidade, despertando a curiosidade do consumidor, o que aumenta a atenção ao anúncio. Em dois estudos experimentais, o presente artigo evidencia que os consumidores prestam mais atenção a anúncios misteriosos. Com o aumento de processamento da mensagem, crescem as intenções de compra do produto anunciado. A tática revelou-se especialmente efetiva junto a consumidores altamente céticos em relação à propaganda. Por outro lado, consumidores com ceticismo menor, que naturalmente prestam atenção às mensagens publicitárias, não foram afetados por anúncios misteriosos. O estudo contribui para a literatura de publicidade, revelando uma tática para capturar a atenção de um público mais cético e resistente à persuasão.CEPEAD/FACE - UFMG2021-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/358010.21171/ges.v15i42.3580Management & Society Electronic Journal; Vol. 15 No. 42 (2021): Maio/Agosto de 2021Gestão e Sociedade; v. 15 n. 42 (2021): Maio/Agosto de 20211980-575610.21171/ges.v15i42reponame:Gestão e sociedadeinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/3580/1521Copyright (c) 2021 Gestão e Sociedadehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessHernandez, José Mauro da Costada Costa Filho, Murilo Carrazedo Marques2021-09-28T11:37:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3580Revistahttps://www.gestaoesociedade.org/gestaoesociedadePUBhttps://www.gestaoesociedade.org/gestaoesociedade/oaiges@face.ufmg.br||ricardo.ges.ufmg@gmail.com||1980-57561980-5756opendoar:2021-09-28T11:37:48Gestão e sociedade - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv SUPERANDO O CETICISMO DO CONSUMIDOR RELATIVO À PROPAGANDA COM ANÚNCIOS MISTERIOSOS
title SUPERANDO O CETICISMO DO CONSUMIDOR RELATIVO À PROPAGANDA COM ANÚNCIOS MISTERIOSOS
spellingShingle SUPERANDO O CETICISMO DO CONSUMIDOR RELATIVO À PROPAGANDA COM ANÚNCIOS MISTERIOSOS
Hernandez, José Mauro da Costa
mystery ads
advertising skepticism
skeptical consumer
experiments
advertisement
anúncios misteriosos
ceticismo relativo à propaganda
consumidor cético
experimentos
propaganda
title_short SUPERANDO O CETICISMO DO CONSUMIDOR RELATIVO À PROPAGANDA COM ANÚNCIOS MISTERIOSOS
title_full SUPERANDO O CETICISMO DO CONSUMIDOR RELATIVO À PROPAGANDA COM ANÚNCIOS MISTERIOSOS
title_fullStr SUPERANDO O CETICISMO DO CONSUMIDOR RELATIVO À PROPAGANDA COM ANÚNCIOS MISTERIOSOS
title_full_unstemmed SUPERANDO O CETICISMO DO CONSUMIDOR RELATIVO À PROPAGANDA COM ANÚNCIOS MISTERIOSOS
title_sort SUPERANDO O CETICISMO DO CONSUMIDOR RELATIVO À PROPAGANDA COM ANÚNCIOS MISTERIOSOS
author Hernandez, José Mauro da Costa
author_facet Hernandez, José Mauro da Costa
da Costa Filho, Murilo Carrazedo Marques
author_role author
author2 da Costa Filho, Murilo Carrazedo Marques
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hernandez, José Mauro da Costa
da Costa Filho, Murilo Carrazedo Marques
dc.subject.por.fl_str_mv mystery ads
advertising skepticism
skeptical consumer
experiments
advertisement
anúncios misteriosos
ceticismo relativo à propaganda
consumidor cético
experimentos
propaganda
topic mystery ads
advertising skepticism
skeptical consumer
experiments
advertisement
anúncios misteriosos
ceticismo relativo à propaganda
consumidor cético
experimentos
propaganda
description Cresce o ceticismo dos consumidores em relação a propagandas, uma dificuldade a mais a enfrentar num mercado competitivo e fragmentado. Esse ceticismo torna os consumidores mais propensos a ignorar as mensagens publicitárias, ou mesmo evitá-las. Ademais, consumidores céticos tendem a formar atitudes menos favoráveis e menores intenções de compra dos produtos anunciados. Neste artigo, exploramos a utilização de anúncios misteriosos, tática que pode mitigar os efeitos negativos do ceticismo em relação à propaganda. Anúncios misteriosos retardam a apresentação da identidade do objeto-alvo da publicidade, despertando a curiosidade do consumidor, o que aumenta a atenção ao anúncio. Em dois estudos experimentais, o presente artigo evidencia que os consumidores prestam mais atenção a anúncios misteriosos. Com o aumento de processamento da mensagem, crescem as intenções de compra do produto anunciado. A tática revelou-se especialmente efetiva junto a consumidores altamente céticos em relação à propaganda. Por outro lado, consumidores com ceticismo menor, que naturalmente prestam atenção às mensagens publicitárias, não foram afetados por anúncios misteriosos. O estudo contribui para a literatura de publicidade, revelando uma tática para capturar a atenção de um público mais cético e resistente à persuasão.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/3580
10.21171/ges.v15i42.3580
url https://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/3580
identifier_str_mv 10.21171/ges.v15i42.3580
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/3580/1521
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Gestão e Sociedade
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Gestão e Sociedade
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CEPEAD/FACE - UFMG
publisher.none.fl_str_mv CEPEAD/FACE - UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Management & Society Electronic Journal; Vol. 15 No. 42 (2021): Maio/Agosto de 2021
Gestão e Sociedade; v. 15 n. 42 (2021): Maio/Agosto de 2021
1980-5756
10.21171/ges.v15i42
reponame:Gestão e sociedade
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Gestão e sociedade
collection Gestão e sociedade
repository.name.fl_str_mv Gestão e sociedade - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ges@face.ufmg.br||ricardo.ges.ufmg@gmail.com||
_version_ 1797067420284747776