BRAND EQUITY DA USIMINAS: UM ESTUDO NO SETOR SIDERÚRGICO BRASILEIRO DE AÇOS PLANOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Gestão e sociedade |
Texto Completo: | https://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/1996 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi medir o valor agregado (“Brand Equity”) da marca USIMINAS® na percepção de compradores de aços planos no mercado brasileiro. Para tanto, foi testado o modelo desenvolvido por Juntunen, Juntunen e Juga (2011) relacionado a empresas industriais do setor de logística. Além disso, foi avaliado se a inserção do construto Confiança (BALLESTER, 2004) no modelo teórico original aumenta a variância explicada do Brand Equity. Foi feita pesquisa descritiva em que foi aplicado questionário de pesquisas anteriores com pequenas alterações ao setor de negócios contextual. Os resultados indicam que a inserção do construto Confiança aumenta a variância explicada do Brand Equity em relação ao modelo original de Juntunen, Juntunen e Juga (2011). Além disso, foram observados alguns resultados divergentes no que se refere à relação positiva entre Imagem e Brand Equity, e entre Imagem e Fidelidade. |
id |
UFMG-19_ece5eb8995b89850b0eedc0dc61cd6c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1996 |
network_acronym_str |
UFMG-19 |
network_name_str |
Gestão e sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
BRAND EQUITY DA USIMINAS: UM ESTUDO NO SETOR SIDERÚRGICO BRASILEIRO DE AÇOS PLANOSBrand EquitySiderurgiaConfiançaGestão de Marcas.O objetivo deste trabalho foi medir o valor agregado (“Brand Equity”) da marca USIMINAS® na percepção de compradores de aços planos no mercado brasileiro. Para tanto, foi testado o modelo desenvolvido por Juntunen, Juntunen e Juga (2011) relacionado a empresas industriais do setor de logística. Além disso, foi avaliado se a inserção do construto Confiança (BALLESTER, 2004) no modelo teórico original aumenta a variância explicada do Brand Equity. Foi feita pesquisa descritiva em que foi aplicado questionário de pesquisas anteriores com pequenas alterações ao setor de negócios contextual. Os resultados indicam que a inserção do construto Confiança aumenta a variância explicada do Brand Equity em relação ao modelo original de Juntunen, Juntunen e Juga (2011). Além disso, foram observados alguns resultados divergentes no que se refere à relação positiva entre Imagem e Brand Equity, e entre Imagem e Fidelidade.CEPEAD/FACE - UFMG2015-02-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/199610.21171/ges.v8i20.1996Management & Society Electronic Journal; Vol. 8 No. 20 (2014): Maio/Agosto; 688-713Gestão e Sociedade; v. 8 n. 20 (2014): Maio/Agosto; 688-7131980-575610.21171/ges.v8i20reponame:Gestão e sociedadeinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/1996/1095Copyright (c) 2015 Gestão e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessBastos, Daniel HoferMoura, Luiz Rodrigo CunhaChristino, Juliana Maria Magalhães2019-06-04T18:07:50Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1996Revistahttps://www.gestaoesociedade.org/gestaoesociedadePUBhttps://www.gestaoesociedade.org/gestaoesociedade/oaiges@face.ufmg.br||ricardo.ges.ufmg@gmail.com||1980-57561980-5756opendoar:2019-06-04T18:07:50Gestão e sociedade - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
BRAND EQUITY DA USIMINAS: UM ESTUDO NO SETOR SIDERÚRGICO BRASILEIRO DE AÇOS PLANOS |
title |
BRAND EQUITY DA USIMINAS: UM ESTUDO NO SETOR SIDERÚRGICO BRASILEIRO DE AÇOS PLANOS |
spellingShingle |
BRAND EQUITY DA USIMINAS: UM ESTUDO NO SETOR SIDERÚRGICO BRASILEIRO DE AÇOS PLANOS Bastos, Daniel Hofer Brand Equity Siderurgia Confiança Gestão de Marcas. |
title_short |
BRAND EQUITY DA USIMINAS: UM ESTUDO NO SETOR SIDERÚRGICO BRASILEIRO DE AÇOS PLANOS |
title_full |
BRAND EQUITY DA USIMINAS: UM ESTUDO NO SETOR SIDERÚRGICO BRASILEIRO DE AÇOS PLANOS |
title_fullStr |
BRAND EQUITY DA USIMINAS: UM ESTUDO NO SETOR SIDERÚRGICO BRASILEIRO DE AÇOS PLANOS |
title_full_unstemmed |
BRAND EQUITY DA USIMINAS: UM ESTUDO NO SETOR SIDERÚRGICO BRASILEIRO DE AÇOS PLANOS |
title_sort |
BRAND EQUITY DA USIMINAS: UM ESTUDO NO SETOR SIDERÚRGICO BRASILEIRO DE AÇOS PLANOS |
author |
Bastos, Daniel Hofer |
author_facet |
Bastos, Daniel Hofer Moura, Luiz Rodrigo Cunha Christino, Juliana Maria Magalhães |
author_role |
author |
author2 |
Moura, Luiz Rodrigo Cunha Christino, Juliana Maria Magalhães |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bastos, Daniel Hofer Moura, Luiz Rodrigo Cunha Christino, Juliana Maria Magalhães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Brand Equity Siderurgia Confiança Gestão de Marcas. |
topic |
Brand Equity Siderurgia Confiança Gestão de Marcas. |
description |
O objetivo deste trabalho foi medir o valor agregado (“Brand Equity”) da marca USIMINAS® na percepção de compradores de aços planos no mercado brasileiro. Para tanto, foi testado o modelo desenvolvido por Juntunen, Juntunen e Juga (2011) relacionado a empresas industriais do setor de logística. Além disso, foi avaliado se a inserção do construto Confiança (BALLESTER, 2004) no modelo teórico original aumenta a variância explicada do Brand Equity. Foi feita pesquisa descritiva em que foi aplicado questionário de pesquisas anteriores com pequenas alterações ao setor de negócios contextual. Os resultados indicam que a inserção do construto Confiança aumenta a variância explicada do Brand Equity em relação ao modelo original de Juntunen, Juntunen e Juga (2011). Além disso, foram observados alguns resultados divergentes no que se refere à relação positiva entre Imagem e Brand Equity, e entre Imagem e Fidelidade. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-02-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/1996 10.21171/ges.v8i20.1996 |
url |
https://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/1996 |
identifier_str_mv |
10.21171/ges.v8i20.1996 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/1996/1095 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Gestão e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Gestão e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CEPEAD/FACE - UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CEPEAD/FACE - UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Management & Society Electronic Journal; Vol. 8 No. 20 (2014): Maio/Agosto; 688-713 Gestão e Sociedade; v. 8 n. 20 (2014): Maio/Agosto; 688-713 1980-5756 10.21171/ges.v8i20 reponame:Gestão e sociedade instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Gestão e sociedade |
collection |
Gestão e sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Gestão e sociedade - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
ges@face.ufmg.br||ricardo.ges.ufmg@gmail.com|| |
_version_ |
1797067419435401216 |