BRAND EQUITY DA USIMINAS: UM ESTUDO NO SETOR SIDERÚRGICO BRASILEIRO DE AÇOS PLANOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos, Daniel Hofer
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Moura, Luiz Rodrigo Cunha, Christino, Juliana Maria Magalhães
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gestão e sociedade
Texto Completo: https://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/1996
Resumo: O objetivo deste trabalho foi medir o valor agregado (“Brand Equity”) da marca USIMINAS® na percepção de compradores de aços planos no mercado brasileiro. Para tanto, foi testado o modelo desenvolvido por Juntunen, Juntunen e Juga (2011) relacionado a empresas industriais do setor de logística. Além disso, foi avaliado se a inserção do construto Confiança (BALLESTER, 2004)  no modelo teórico original aumenta a variância explicada do Brand Equity. Foi feita pesquisa descritiva em que foi aplicado questionário de pesquisas anteriores com pequenas alterações ao setor de negócios contextual. Os resultados indicam que a inserção do construto Confiança aumenta a variância explicada do Brand Equity em relação ao modelo original de Juntunen, Juntunen e Juga (2011). Além disso, foram observados alguns resultados divergentes no que se refere à relação positiva entre Imagem e Brand Equity, e entre Imagem e Fidelidade.
id UFMG-19_ece5eb8995b89850b0eedc0dc61cd6c2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1996
network_acronym_str UFMG-19
network_name_str Gestão e sociedade
repository_id_str
spelling BRAND EQUITY DA USIMINAS: UM ESTUDO NO SETOR SIDERÚRGICO BRASILEIRO DE AÇOS PLANOSBrand EquitySiderurgiaConfiançaGestão de Marcas.O objetivo deste trabalho foi medir o valor agregado (“Brand Equity”) da marca USIMINAS® na percepção de compradores de aços planos no mercado brasileiro. Para tanto, foi testado o modelo desenvolvido por Juntunen, Juntunen e Juga (2011) relacionado a empresas industriais do setor de logística. Além disso, foi avaliado se a inserção do construto Confiança (BALLESTER, 2004)  no modelo teórico original aumenta a variância explicada do Brand Equity. Foi feita pesquisa descritiva em que foi aplicado questionário de pesquisas anteriores com pequenas alterações ao setor de negócios contextual. Os resultados indicam que a inserção do construto Confiança aumenta a variância explicada do Brand Equity em relação ao modelo original de Juntunen, Juntunen e Juga (2011). Além disso, foram observados alguns resultados divergentes no que se refere à relação positiva entre Imagem e Brand Equity, e entre Imagem e Fidelidade.CEPEAD/FACE - UFMG2015-02-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/199610.21171/ges.v8i20.1996Management & Society Electronic Journal; Vol. 8 No. 20 (2014): Maio/Agosto; 688-713Gestão e Sociedade; v. 8 n. 20 (2014): Maio/Agosto; 688-7131980-575610.21171/ges.v8i20reponame:Gestão e sociedadeinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/1996/1095Copyright (c) 2015 Gestão e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessBastos, Daniel HoferMoura, Luiz Rodrigo CunhaChristino, Juliana Maria Magalhães2019-06-04T18:07:50Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1996Revistahttps://www.gestaoesociedade.org/gestaoesociedadePUBhttps://www.gestaoesociedade.org/gestaoesociedade/oaiges@face.ufmg.br||ricardo.ges.ufmg@gmail.com||1980-57561980-5756opendoar:2019-06-04T18:07:50Gestão e sociedade - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv BRAND EQUITY DA USIMINAS: UM ESTUDO NO SETOR SIDERÚRGICO BRASILEIRO DE AÇOS PLANOS
title BRAND EQUITY DA USIMINAS: UM ESTUDO NO SETOR SIDERÚRGICO BRASILEIRO DE AÇOS PLANOS
spellingShingle BRAND EQUITY DA USIMINAS: UM ESTUDO NO SETOR SIDERÚRGICO BRASILEIRO DE AÇOS PLANOS
Bastos, Daniel Hofer
Brand Equity
Siderurgia
Confiança
Gestão de Marcas.
title_short BRAND EQUITY DA USIMINAS: UM ESTUDO NO SETOR SIDERÚRGICO BRASILEIRO DE AÇOS PLANOS
title_full BRAND EQUITY DA USIMINAS: UM ESTUDO NO SETOR SIDERÚRGICO BRASILEIRO DE AÇOS PLANOS
title_fullStr BRAND EQUITY DA USIMINAS: UM ESTUDO NO SETOR SIDERÚRGICO BRASILEIRO DE AÇOS PLANOS
title_full_unstemmed BRAND EQUITY DA USIMINAS: UM ESTUDO NO SETOR SIDERÚRGICO BRASILEIRO DE AÇOS PLANOS
title_sort BRAND EQUITY DA USIMINAS: UM ESTUDO NO SETOR SIDERÚRGICO BRASILEIRO DE AÇOS PLANOS
author Bastos, Daniel Hofer
author_facet Bastos, Daniel Hofer
Moura, Luiz Rodrigo Cunha
Christino, Juliana Maria Magalhães
author_role author
author2 Moura, Luiz Rodrigo Cunha
Christino, Juliana Maria Magalhães
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bastos, Daniel Hofer
Moura, Luiz Rodrigo Cunha
Christino, Juliana Maria Magalhães
dc.subject.por.fl_str_mv Brand Equity
Siderurgia
Confiança
Gestão de Marcas.
topic Brand Equity
Siderurgia
Confiança
Gestão de Marcas.
description O objetivo deste trabalho foi medir o valor agregado (“Brand Equity”) da marca USIMINAS® na percepção de compradores de aços planos no mercado brasileiro. Para tanto, foi testado o modelo desenvolvido por Juntunen, Juntunen e Juga (2011) relacionado a empresas industriais do setor de logística. Além disso, foi avaliado se a inserção do construto Confiança (BALLESTER, 2004)  no modelo teórico original aumenta a variância explicada do Brand Equity. Foi feita pesquisa descritiva em que foi aplicado questionário de pesquisas anteriores com pequenas alterações ao setor de negócios contextual. Os resultados indicam que a inserção do construto Confiança aumenta a variância explicada do Brand Equity em relação ao modelo original de Juntunen, Juntunen e Juga (2011). Além disso, foram observados alguns resultados divergentes no que se refere à relação positiva entre Imagem e Brand Equity, e entre Imagem e Fidelidade.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/1996
10.21171/ges.v8i20.1996
url https://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/1996
identifier_str_mv 10.21171/ges.v8i20.1996
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/1996/1095
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Gestão e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Gestão e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CEPEAD/FACE - UFMG
publisher.none.fl_str_mv CEPEAD/FACE - UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Management & Society Electronic Journal; Vol. 8 No. 20 (2014): Maio/Agosto; 688-713
Gestão e Sociedade; v. 8 n. 20 (2014): Maio/Agosto; 688-713
1980-5756
10.21171/ges.v8i20
reponame:Gestão e sociedade
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Gestão e sociedade
collection Gestão e sociedade
repository.name.fl_str_mv Gestão e sociedade - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ges@face.ufmg.br||ricardo.ges.ufmg@gmail.com||
_version_ 1797067419435401216