Bibliotecas escolares como espaço de saber e interação social: um estudo nas escolas públicas de Farias Brito-CE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Antonia Eugênia Oliveira
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Alencar, Elisvânia Rodrigues de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Múltiplos Olhares em Ciência da Informação
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17468
Resumo: Durante muitos anos a função educativa da Biblioteca Escolar foi realizada de forma pragmática e intuitiva, consequentemente proporcionando atendimentos informais aos usuários, o que comprometeu o saber e a interação com a comunidade. Sendo assim, neste contexto de desordem informacional, onde não há um reconhecimento na esfera política da Biblioteca Escolar como uma das fontes principais responsáveis para a formação cidadã, o trabalho objetiva refletir acerca das bibliotecas escolares de Farias Brito quanto ao seu funcionamento. Irá verificar o nível de satisfação dos usuários quanto às fontes informacionais, Identificar fatores que influenciam positivo e negativamente na estrutura e funcionamento das Bibliotecas Escolares, perceber como está a acessibilidade, como meio de tornar a biblioteca um ambiente sociável para todos sem distinção alguma, sejam estas física, social ou racial. Serão aplicados questionários nas três instituições para coleta de dados, a pesquisa descritiva com delineamento bibliográfico. Portanto, tornando-se de fundamental importância este olhar crítico que repensa a Biblioteca Escolar, visto que, vivemos na era da sociedade da informação, procurando oportunizar e garantir a aprendizagem bem como diminuir as barreiras existenciais/ sociais entre Biblioteca Escolar e usuários. Os resultados obtidos servirão de subsídios para fomentar debates e discussões sobre a temática proposta. Palavras-chave: Biblioteca Escolar. Biblioteconomia. Interação informacional.
id UFMG-20_09baec37244b5c7e6a4e4a4269295fb5
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/17468
network_acronym_str UFMG-20
network_name_str Múltiplos Olhares em Ciência da Informação
repository_id_str
spelling Bibliotecas escolares como espaço de saber e interação social: um estudo nas escolas públicas de Farias Brito-CEDurante muitos anos a função educativa da Biblioteca Escolar foi realizada de forma pragmática e intuitiva, consequentemente proporcionando atendimentos informais aos usuários, o que comprometeu o saber e a interação com a comunidade. Sendo assim, neste contexto de desordem informacional, onde não há um reconhecimento na esfera política da Biblioteca Escolar como uma das fontes principais responsáveis para a formação cidadã, o trabalho objetiva refletir acerca das bibliotecas escolares de Farias Brito quanto ao seu funcionamento. Irá verificar o nível de satisfação dos usuários quanto às fontes informacionais, Identificar fatores que influenciam positivo e negativamente na estrutura e funcionamento das Bibliotecas Escolares, perceber como está a acessibilidade, como meio de tornar a biblioteca um ambiente sociável para todos sem distinção alguma, sejam estas física, social ou racial. Serão aplicados questionários nas três instituições para coleta de dados, a pesquisa descritiva com delineamento bibliográfico. Portanto, tornando-se de fundamental importância este olhar crítico que repensa a Biblioteca Escolar, visto que, vivemos na era da sociedade da informação, procurando oportunizar e garantir a aprendizagem bem como diminuir as barreiras existenciais/ sociais entre Biblioteca Escolar e usuários. Os resultados obtidos servirão de subsídios para fomentar debates e discussões sobre a temática proposta. Palavras-chave: Biblioteca Escolar. Biblioteconomia. Interação informacional.Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)2014-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17468Múltiplos Olhares em Ciência da Informação ; Vol. 3 No. 2 (2013): Publicações Contínuas 2013Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 3 Núm. 2 (2013): Publicações Contínuas 2013Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 3 No 2 (2013): Publicações Contínuas 2013Múltiplos Olhares em Ciência da Informação; v. 3 n. 2 (2013): Publicações Contínuas 20132237-6658reponame:Múltiplos Olhares em Ciência da Informaçãoinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17468/14251Copyright (c) 2019 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Antonia Eugênia OliveiraAlencar, Elisvânia Rodrigues de2023-04-10T15:57:38Zoai:periodicos.ufmg.br:article/17468Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/oaimoci@eci.ufmg.br2237-66582237-6658opendoar:2023-04-10T15:57:38Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Bibliotecas escolares como espaço de saber e interação social: um estudo nas escolas públicas de Farias Brito-CE
title Bibliotecas escolares como espaço de saber e interação social: um estudo nas escolas públicas de Farias Brito-CE
spellingShingle Bibliotecas escolares como espaço de saber e interação social: um estudo nas escolas públicas de Farias Brito-CE
Oliveira, Antonia Eugênia Oliveira
title_short Bibliotecas escolares como espaço de saber e interação social: um estudo nas escolas públicas de Farias Brito-CE
title_full Bibliotecas escolares como espaço de saber e interação social: um estudo nas escolas públicas de Farias Brito-CE
title_fullStr Bibliotecas escolares como espaço de saber e interação social: um estudo nas escolas públicas de Farias Brito-CE
title_full_unstemmed Bibliotecas escolares como espaço de saber e interação social: um estudo nas escolas públicas de Farias Brito-CE
title_sort Bibliotecas escolares como espaço de saber e interação social: um estudo nas escolas públicas de Farias Brito-CE
author Oliveira, Antonia Eugênia Oliveira
author_facet Oliveira, Antonia Eugênia Oliveira
Alencar, Elisvânia Rodrigues de
author_role author
author2 Alencar, Elisvânia Rodrigues de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Antonia Eugênia Oliveira
Alencar, Elisvânia Rodrigues de
description Durante muitos anos a função educativa da Biblioteca Escolar foi realizada de forma pragmática e intuitiva, consequentemente proporcionando atendimentos informais aos usuários, o que comprometeu o saber e a interação com a comunidade. Sendo assim, neste contexto de desordem informacional, onde não há um reconhecimento na esfera política da Biblioteca Escolar como uma das fontes principais responsáveis para a formação cidadã, o trabalho objetiva refletir acerca das bibliotecas escolares de Farias Brito quanto ao seu funcionamento. Irá verificar o nível de satisfação dos usuários quanto às fontes informacionais, Identificar fatores que influenciam positivo e negativamente na estrutura e funcionamento das Bibliotecas Escolares, perceber como está a acessibilidade, como meio de tornar a biblioteca um ambiente sociável para todos sem distinção alguma, sejam estas física, social ou racial. Serão aplicados questionários nas três instituições para coleta de dados, a pesquisa descritiva com delineamento bibliográfico. Portanto, tornando-se de fundamental importância este olhar crítico que repensa a Biblioteca Escolar, visto que, vivemos na era da sociedade da informação, procurando oportunizar e garantir a aprendizagem bem como diminuir as barreiras existenciais/ sociais entre Biblioteca Escolar e usuários. Os resultados obtidos servirão de subsídios para fomentar debates e discussões sobre a temática proposta. Palavras-chave: Biblioteca Escolar. Biblioteconomia. Interação informacional.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17468
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17468
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17468/14251
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
dc.source.none.fl_str_mv Múltiplos Olhares em Ciência da Informação ; Vol. 3 No. 2 (2013): Publicações Contínuas 2013
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 3 Núm. 2 (2013): Publicações Contínuas 2013
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 3 No 2 (2013): Publicações Contínuas 2013
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação; v. 3 n. 2 (2013): Publicações Contínuas 2013
2237-6658
reponame:Múltiplos Olhares em Ciência da Informação
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Múltiplos Olhares em Ciência da Informação
collection Múltiplos Olhares em Ciência da Informação
repository.name.fl_str_mv Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv moci@eci.ufmg.br
_version_ 1796797463845142528