Bibliotecas escolares como espaço de saber e interação social: um estudo nas escolas públicas de Farias Brito-CE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Múltiplos Olhares em Ciência da Informação |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17468 |
Resumo: | Durante muitos anos a função educativa da Biblioteca Escolar foi realizada de forma pragmática e intuitiva, consequentemente proporcionando atendimentos informais aos usuários, o que comprometeu o saber e a interação com a comunidade. Sendo assim, neste contexto de desordem informacional, onde não há um reconhecimento na esfera política da Biblioteca Escolar como uma das fontes principais responsáveis para a formação cidadã, o trabalho objetiva refletir acerca das bibliotecas escolares de Farias Brito quanto ao seu funcionamento. Irá verificar o nível de satisfação dos usuários quanto às fontes informacionais, Identificar fatores que influenciam positivo e negativamente na estrutura e funcionamento das Bibliotecas Escolares, perceber como está a acessibilidade, como meio de tornar a biblioteca um ambiente sociável para todos sem distinção alguma, sejam estas física, social ou racial. Serão aplicados questionários nas três instituições para coleta de dados, a pesquisa descritiva com delineamento bibliográfico. Portanto, tornando-se de fundamental importância este olhar crítico que repensa a Biblioteca Escolar, visto que, vivemos na era da sociedade da informação, procurando oportunizar e garantir a aprendizagem bem como diminuir as barreiras existenciais/ sociais entre Biblioteca Escolar e usuários. Os resultados obtidos servirão de subsídios para fomentar debates e discussões sobre a temática proposta. Palavras-chave: Biblioteca Escolar. Biblioteconomia. Interação informacional. |
id |
UFMG-20_09baec37244b5c7e6a4e4a4269295fb5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/17468 |
network_acronym_str |
UFMG-20 |
network_name_str |
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação |
repository_id_str |
|
spelling |
Bibliotecas escolares como espaço de saber e interação social: um estudo nas escolas públicas de Farias Brito-CEDurante muitos anos a função educativa da Biblioteca Escolar foi realizada de forma pragmática e intuitiva, consequentemente proporcionando atendimentos informais aos usuários, o que comprometeu o saber e a interação com a comunidade. Sendo assim, neste contexto de desordem informacional, onde não há um reconhecimento na esfera política da Biblioteca Escolar como uma das fontes principais responsáveis para a formação cidadã, o trabalho objetiva refletir acerca das bibliotecas escolares de Farias Brito quanto ao seu funcionamento. Irá verificar o nível de satisfação dos usuários quanto às fontes informacionais, Identificar fatores que influenciam positivo e negativamente na estrutura e funcionamento das Bibliotecas Escolares, perceber como está a acessibilidade, como meio de tornar a biblioteca um ambiente sociável para todos sem distinção alguma, sejam estas física, social ou racial. Serão aplicados questionários nas três instituições para coleta de dados, a pesquisa descritiva com delineamento bibliográfico. Portanto, tornando-se de fundamental importância este olhar crítico que repensa a Biblioteca Escolar, visto que, vivemos na era da sociedade da informação, procurando oportunizar e garantir a aprendizagem bem como diminuir as barreiras existenciais/ sociais entre Biblioteca Escolar e usuários. Os resultados obtidos servirão de subsídios para fomentar debates e discussões sobre a temática proposta. Palavras-chave: Biblioteca Escolar. Biblioteconomia. Interação informacional.Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)2014-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17468Múltiplos Olhares em Ciência da Informação ; Vol. 3 No. 2 (2013): Publicações Contínuas 2013Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 3 Núm. 2 (2013): Publicações Contínuas 2013Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 3 No 2 (2013): Publicações Contínuas 2013Múltiplos Olhares em Ciência da Informação; v. 3 n. 2 (2013): Publicações Contínuas 20132237-6658reponame:Múltiplos Olhares em Ciência da Informaçãoinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17468/14251Copyright (c) 2019 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Antonia Eugênia OliveiraAlencar, Elisvânia Rodrigues de2023-04-10T15:57:38Zoai:periodicos.ufmg.br:article/17468Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/oaimoci@eci.ufmg.br2237-66582237-6658opendoar:2023-04-10T15:57:38Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Bibliotecas escolares como espaço de saber e interação social: um estudo nas escolas públicas de Farias Brito-CE |
title |
Bibliotecas escolares como espaço de saber e interação social: um estudo nas escolas públicas de Farias Brito-CE |
spellingShingle |
Bibliotecas escolares como espaço de saber e interação social: um estudo nas escolas públicas de Farias Brito-CE Oliveira, Antonia Eugênia Oliveira |
title_short |
Bibliotecas escolares como espaço de saber e interação social: um estudo nas escolas públicas de Farias Brito-CE |
title_full |
Bibliotecas escolares como espaço de saber e interação social: um estudo nas escolas públicas de Farias Brito-CE |
title_fullStr |
Bibliotecas escolares como espaço de saber e interação social: um estudo nas escolas públicas de Farias Brito-CE |
title_full_unstemmed |
Bibliotecas escolares como espaço de saber e interação social: um estudo nas escolas públicas de Farias Brito-CE |
title_sort |
Bibliotecas escolares como espaço de saber e interação social: um estudo nas escolas públicas de Farias Brito-CE |
author |
Oliveira, Antonia Eugênia Oliveira |
author_facet |
Oliveira, Antonia Eugênia Oliveira Alencar, Elisvânia Rodrigues de |
author_role |
author |
author2 |
Alencar, Elisvânia Rodrigues de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Antonia Eugênia Oliveira Alencar, Elisvânia Rodrigues de |
description |
Durante muitos anos a função educativa da Biblioteca Escolar foi realizada de forma pragmática e intuitiva, consequentemente proporcionando atendimentos informais aos usuários, o que comprometeu o saber e a interação com a comunidade. Sendo assim, neste contexto de desordem informacional, onde não há um reconhecimento na esfera política da Biblioteca Escolar como uma das fontes principais responsáveis para a formação cidadã, o trabalho objetiva refletir acerca das bibliotecas escolares de Farias Brito quanto ao seu funcionamento. Irá verificar o nível de satisfação dos usuários quanto às fontes informacionais, Identificar fatores que influenciam positivo e negativamente na estrutura e funcionamento das Bibliotecas Escolares, perceber como está a acessibilidade, como meio de tornar a biblioteca um ambiente sociável para todos sem distinção alguma, sejam estas física, social ou racial. Serão aplicados questionários nas três instituições para coleta de dados, a pesquisa descritiva com delineamento bibliográfico. Portanto, tornando-se de fundamental importância este olhar crítico que repensa a Biblioteca Escolar, visto que, vivemos na era da sociedade da informação, procurando oportunizar e garantir a aprendizagem bem como diminuir as barreiras existenciais/ sociais entre Biblioteca Escolar e usuários. Os resultados obtidos servirão de subsídios para fomentar debates e discussões sobre a temática proposta. Palavras-chave: Biblioteca Escolar. Biblioteconomia. Interação informacional. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-05-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17468 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17468 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17468/14251 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação ; Vol. 3 No. 2 (2013): Publicações Contínuas 2013 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 3 Núm. 2 (2013): Publicações Contínuas 2013 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 3 No 2 (2013): Publicações Contínuas 2013 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação; v. 3 n. 2 (2013): Publicações Contínuas 2013 2237-6658 reponame:Múltiplos Olhares em Ciência da Informação instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação |
collection |
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação |
repository.name.fl_str_mv |
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
moci@eci.ufmg.br |
_version_ |
1796797463845142528 |