O uso das novas tecnologias no processo-ensino aprendizagem e na divulgação científica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Bruna Laís Campos do
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Felipe, Carla Beatriz Marques, Noronha, Malkene Wytiza F. de M., Bezerra, Midinai Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Múltiplos Olhares em Ciência da Informação
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17394
Resumo: Apresenta como as novas tecnologias podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem e na divulgação científica. Objetiva demonstrar o potencial que as ferramentas tecnológicas podem oferecer no desempenho das atividades inerentes aos aspectos pedagógicos e na comunicação do conhecimento acadêmico. Aborda que as novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) podem ser definidas como o conjunto de atividades fornecidas pelos meios computacionais com a finalidade de facilitar o armazenamento, o acesso e a recuperação da informação. Enfatiza que as novas TICs podem ser bastante útil no processo ensino–aprendizagem, pois nesse contexto, viabiliza o uso da informação e do conhecimento como produto do processo, da interpretação, da compreensão informacional colaborando assim, para a construção do conhecimento. Destaca ainda que as TICs são fundamentais no processo de divulgação científica da informação, contribuindo dessa forma, para a socialização da informação acadêmica. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa está baseada na revisão de literatura acerca do tema em questão. Conclui-se desta forma que, as TICs são ferramentas de suma importância, que somadas as processo de ensino aprendizagem, auxiliam na divulgação científica. Palavras-chave: Tecnologia de Informação e Comunicação. Processo ensino-aprendizagem. Divulgação científica.
id UFMG-20_0c52a9ec7e562992c1ef99425197f94a
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/17394
network_acronym_str UFMG-20
network_name_str Múltiplos Olhares em Ciência da Informação
repository_id_str
spelling O uso das novas tecnologias no processo-ensino aprendizagem e na divulgação científicaApresenta como as novas tecnologias podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem e na divulgação científica. Objetiva demonstrar o potencial que as ferramentas tecnológicas podem oferecer no desempenho das atividades inerentes aos aspectos pedagógicos e na comunicação do conhecimento acadêmico. Aborda que as novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) podem ser definidas como o conjunto de atividades fornecidas pelos meios computacionais com a finalidade de facilitar o armazenamento, o acesso e a recuperação da informação. Enfatiza que as novas TICs podem ser bastante útil no processo ensino–aprendizagem, pois nesse contexto, viabiliza o uso da informação e do conhecimento como produto do processo, da interpretação, da compreensão informacional colaborando assim, para a construção do conhecimento. Destaca ainda que as TICs são fundamentais no processo de divulgação científica da informação, contribuindo dessa forma, para a socialização da informação acadêmica. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa está baseada na revisão de literatura acerca do tema em questão. Conclui-se desta forma que, as TICs são ferramentas de suma importância, que somadas as processo de ensino aprendizagem, auxiliam na divulgação científica. Palavras-chave: Tecnologia de Informação e Comunicação. Processo ensino-aprendizagem. Divulgação científica.Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)2014-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17394Múltiplos Olhares em Ciência da Informação ; Vol. 3 No. 2 (2013): Publicações Contínuas 2013Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 3 Núm. 2 (2013): Publicações Contínuas 2013Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 3 No 2 (2013): Publicações Contínuas 2013Múltiplos Olhares em Ciência da Informação; v. 3 n. 2 (2013): Publicações Contínuas 20132237-6658reponame:Múltiplos Olhares em Ciência da Informaçãoinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17394/14176Copyright (c) 2019 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658info:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Bruna Laís Campos doFelipe, Carla Beatriz MarquesNoronha, Malkene Wytiza F. de M.Bezerra, Midinai Gomes2023-04-10T15:57:38Zoai:periodicos.ufmg.br:article/17394Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/oaimoci@eci.ufmg.br2237-66582237-6658opendoar:2023-04-10T15:57:38Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso das novas tecnologias no processo-ensino aprendizagem e na divulgação científica
title O uso das novas tecnologias no processo-ensino aprendizagem e na divulgação científica
spellingShingle O uso das novas tecnologias no processo-ensino aprendizagem e na divulgação científica
Nascimento, Bruna Laís Campos do
title_short O uso das novas tecnologias no processo-ensino aprendizagem e na divulgação científica
title_full O uso das novas tecnologias no processo-ensino aprendizagem e na divulgação científica
title_fullStr O uso das novas tecnologias no processo-ensino aprendizagem e na divulgação científica
title_full_unstemmed O uso das novas tecnologias no processo-ensino aprendizagem e na divulgação científica
title_sort O uso das novas tecnologias no processo-ensino aprendizagem e na divulgação científica
author Nascimento, Bruna Laís Campos do
author_facet Nascimento, Bruna Laís Campos do
Felipe, Carla Beatriz Marques
Noronha, Malkene Wytiza F. de M.
Bezerra, Midinai Gomes
author_role author
author2 Felipe, Carla Beatriz Marques
Noronha, Malkene Wytiza F. de M.
Bezerra, Midinai Gomes
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Bruna Laís Campos do
Felipe, Carla Beatriz Marques
Noronha, Malkene Wytiza F. de M.
Bezerra, Midinai Gomes
description Apresenta como as novas tecnologias podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem e na divulgação científica. Objetiva demonstrar o potencial que as ferramentas tecnológicas podem oferecer no desempenho das atividades inerentes aos aspectos pedagógicos e na comunicação do conhecimento acadêmico. Aborda que as novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) podem ser definidas como o conjunto de atividades fornecidas pelos meios computacionais com a finalidade de facilitar o armazenamento, o acesso e a recuperação da informação. Enfatiza que as novas TICs podem ser bastante útil no processo ensino–aprendizagem, pois nesse contexto, viabiliza o uso da informação e do conhecimento como produto do processo, da interpretação, da compreensão informacional colaborando assim, para a construção do conhecimento. Destaca ainda que as TICs são fundamentais no processo de divulgação científica da informação, contribuindo dessa forma, para a socialização da informação acadêmica. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa está baseada na revisão de literatura acerca do tema em questão. Conclui-se desta forma que, as TICs são ferramentas de suma importância, que somadas as processo de ensino aprendizagem, auxiliam na divulgação científica. Palavras-chave: Tecnologia de Informação e Comunicação. Processo ensino-aprendizagem. Divulgação científica.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17394
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17394
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17394/14176
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
dc.source.none.fl_str_mv Múltiplos Olhares em Ciência da Informação ; Vol. 3 No. 2 (2013): Publicações Contínuas 2013
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 3 Núm. 2 (2013): Publicações Contínuas 2013
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 3 No 2 (2013): Publicações Contínuas 2013
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação; v. 3 n. 2 (2013): Publicações Contínuas 2013
2237-6658
reponame:Múltiplos Olhares em Ciência da Informação
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Múltiplos Olhares em Ciência da Informação
collection Múltiplos Olhares em Ciência da Informação
repository.name.fl_str_mv Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv moci@eci.ufmg.br
_version_ 1796797463770693632