A influência do brinquedo e do brincar na formação do leitor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araripe, Fátima Maria Alencar
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Pantaleão, Francisca Virgínia Arruda, Cavalcante, Patrícia Reinaldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Múltiplos Olhares em Ciência da Informação
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17406
Resumo: O presente artigo trata da apresentação da influência do brinquedo e do brincar para o desenvolvimento da vida da criança, e da utilização desse conjunto para a formação do leitor. O brincar e a brincadeira como atividades muito características das crianças possibilitam a socialização com o ambiente e estabelecem a convivência com várias situações do dia a dia, ao mesmo tempo em que trazem a oportunidade de mostrar para os que a rodeiam seus desejos, insatisfações e sucessos. Expõe também uma breve comparação entre os brinquedos antigos e atuais, a relação do brinquedo com a cultura, como também do brinquedo com a educação. Faz a distinção entre o brinquedo, o brincar e a brincadeira, e de como a criança se apropria da brincadeira para expressar suas emoções em seu cotidiano. O leitor, através do brincar e da brincadeira, começa a se formar mesmo antes de entender ou conhecer as letras, as sílabas e de formar palavras. São os estímulos oriundos do ambiente onde está inserido que colaboram para um melhor aprendizado da leitura. Apresenta assim o brinquedo como uma forte ferramenta para a formação de sujeitos leitores, com consciência crítica e de cidadania. Palavras-chave: Brinquedo. Brincar. Formação do leitor.
id UFMG-20_46e9960db85b40cc3a50bf32566a9abd
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/17406
network_acronym_str UFMG-20
network_name_str Múltiplos Olhares em Ciência da Informação
repository_id_str
spelling A influência do brinquedo e do brincar na formação do leitorO presente artigo trata da apresentação da influência do brinquedo e do brincar para o desenvolvimento da vida da criança, e da utilização desse conjunto para a formação do leitor. O brincar e a brincadeira como atividades muito características das crianças possibilitam a socialização com o ambiente e estabelecem a convivência com várias situações do dia a dia, ao mesmo tempo em que trazem a oportunidade de mostrar para os que a rodeiam seus desejos, insatisfações e sucessos. Expõe também uma breve comparação entre os brinquedos antigos e atuais, a relação do brinquedo com a cultura, como também do brinquedo com a educação. Faz a distinção entre o brinquedo, o brincar e a brincadeira, e de como a criança se apropria da brincadeira para expressar suas emoções em seu cotidiano. O leitor, através do brincar e da brincadeira, começa a se formar mesmo antes de entender ou conhecer as letras, as sílabas e de formar palavras. São os estímulos oriundos do ambiente onde está inserido que colaboram para um melhor aprendizado da leitura. Apresenta assim o brinquedo como uma forte ferramenta para a formação de sujeitos leitores, com consciência crítica e de cidadania. Palavras-chave: Brinquedo. Brincar. Formação do leitor.Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)2014-06-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17406Múltiplos Olhares em Ciência da Informação ; Vol. 3 No. 2 (2013): Publicações Contínuas 2013Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 3 Núm. 2 (2013): Publicações Contínuas 2013Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 3 No 2 (2013): Publicações Contínuas 2013Múltiplos Olhares em Ciência da Informação; v. 3 n. 2 (2013): Publicações Contínuas 20132237-6658reponame:Múltiplos Olhares em Ciência da Informaçãoinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17406/14188Copyright (c) 2019 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658info:eu-repo/semantics/openAccessAraripe, Fátima Maria AlencarPantaleão, Francisca Virgínia ArrudaCavalcante, Patrícia Reinaldo2023-04-10T15:57:38Zoai:periodicos.ufmg.br:article/17406Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/oaimoci@eci.ufmg.br2237-66582237-6658opendoar:2023-04-10T15:57:38Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A influência do brinquedo e do brincar na formação do leitor
title A influência do brinquedo e do brincar na formação do leitor
spellingShingle A influência do brinquedo e do brincar na formação do leitor
Araripe, Fátima Maria Alencar
title_short A influência do brinquedo e do brincar na formação do leitor
title_full A influência do brinquedo e do brincar na formação do leitor
title_fullStr A influência do brinquedo e do brincar na formação do leitor
title_full_unstemmed A influência do brinquedo e do brincar na formação do leitor
title_sort A influência do brinquedo e do brincar na formação do leitor
author Araripe, Fátima Maria Alencar
author_facet Araripe, Fátima Maria Alencar
Pantaleão, Francisca Virgínia Arruda
Cavalcante, Patrícia Reinaldo
author_role author
author2 Pantaleão, Francisca Virgínia Arruda
Cavalcante, Patrícia Reinaldo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araripe, Fátima Maria Alencar
Pantaleão, Francisca Virgínia Arruda
Cavalcante, Patrícia Reinaldo
description O presente artigo trata da apresentação da influência do brinquedo e do brincar para o desenvolvimento da vida da criança, e da utilização desse conjunto para a formação do leitor. O brincar e a brincadeira como atividades muito características das crianças possibilitam a socialização com o ambiente e estabelecem a convivência com várias situações do dia a dia, ao mesmo tempo em que trazem a oportunidade de mostrar para os que a rodeiam seus desejos, insatisfações e sucessos. Expõe também uma breve comparação entre os brinquedos antigos e atuais, a relação do brinquedo com a cultura, como também do brinquedo com a educação. Faz a distinção entre o brinquedo, o brincar e a brincadeira, e de como a criança se apropria da brincadeira para expressar suas emoções em seu cotidiano. O leitor, através do brincar e da brincadeira, começa a se formar mesmo antes de entender ou conhecer as letras, as sílabas e de formar palavras. São os estímulos oriundos do ambiente onde está inserido que colaboram para um melhor aprendizado da leitura. Apresenta assim o brinquedo como uma forte ferramenta para a formação de sujeitos leitores, com consciência crítica e de cidadania. Palavras-chave: Brinquedo. Brincar. Formação do leitor.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17406
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17406
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17406/14188
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
dc.source.none.fl_str_mv Múltiplos Olhares em Ciência da Informação ; Vol. 3 No. 2 (2013): Publicações Contínuas 2013
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 3 Núm. 2 (2013): Publicações Contínuas 2013
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 3 No 2 (2013): Publicações Contínuas 2013
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação; v. 3 n. 2 (2013): Publicações Contínuas 2013
2237-6658
reponame:Múltiplos Olhares em Ciência da Informação
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Múltiplos Olhares em Ciência da Informação
collection Múltiplos Olhares em Ciência da Informação
repository.name.fl_str_mv Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv moci@eci.ufmg.br
_version_ 1796797463780130816