O Papel do bibliotecário como mediador da informação: o lúdico como Fonte de Disseminação da Informação para Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (PNEE‟S)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Múltiplos Olhares em Ciência da Informação |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17333 |
Resumo: | Busca refletir sobre algumas questões acerca do profissional da informação. E investiga o problema da necessidade de aprofundamento no estudo dos processos de disseminação da informação no contexto do lúdico. Argumenta a inserção de crianças e jovens com necessidades educacionais especiais, no que diz respeito a Síndrome de Down. Utiliza na discussão dois conceitos básicos: modernidade e a utilização do lúdico como meio para a formação dos PNEE‟s. A pesquisa consiste em um levantamento bibliográfico de caráter exploratório e de uma abordagem qualitativa, feita através de consultas a fontes de diferentes formatos sobre o assunto em questão, particularmente os desenvolvidos na área de Biblioteconomia, Ciência da Informação, Tecnologia e Arte Educação, para a atuação dos novos profissionais da informação. O estudo do tema proposto envolveu as seguintes etapas: identificação de fontes de informação especializada (livros, periódicos e Internet), impressa e eletrônica, em que são discutidas as teorias a respeito do assunto abordado; leitura, interpretação e análise do conteúdo do material pesquisado, para identificação dos aspectos discutidos no tema. Nas considerações finais aponta que os bibliotecários brasileiros estão transitando de um domínio pautado no paradigma do documento e assimilando o paradigma da informação, o que é expresso, por exemplo, na busca de inovação em produtos e serviços fundamentados em tecnologia digital, assim como, a sua relação com a área social. Refletindo também acerca dos profissionais da informação educadores e arte-educadores, de que é possível integrar pessoas com necessidades educacionais especiais (PNEE‟s). |
id |
UFMG-20_70a6f3fa2de6e63f565ac9e5c5ca739a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/17333 |
network_acronym_str |
UFMG-20 |
network_name_str |
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação |
repository_id_str |
|
spelling |
O Papel do bibliotecário como mediador da informação: o lúdico como Fonte de Disseminação da Informação para Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (PNEE‟S)Profissional da InformaçãoLeitura lúdicaPessoas com necessidades educacionais especiais.Busca refletir sobre algumas questões acerca do profissional da informação. E investiga o problema da necessidade de aprofundamento no estudo dos processos de disseminação da informação no contexto do lúdico. Argumenta a inserção de crianças e jovens com necessidades educacionais especiais, no que diz respeito a Síndrome de Down. Utiliza na discussão dois conceitos básicos: modernidade e a utilização do lúdico como meio para a formação dos PNEE‟s. A pesquisa consiste em um levantamento bibliográfico de caráter exploratório e de uma abordagem qualitativa, feita através de consultas a fontes de diferentes formatos sobre o assunto em questão, particularmente os desenvolvidos na área de Biblioteconomia, Ciência da Informação, Tecnologia e Arte Educação, para a atuação dos novos profissionais da informação. O estudo do tema proposto envolveu as seguintes etapas: identificação de fontes de informação especializada (livros, periódicos e Internet), impressa e eletrônica, em que são discutidas as teorias a respeito do assunto abordado; leitura, interpretação e análise do conteúdo do material pesquisado, para identificação dos aspectos discutidos no tema. Nas considerações finais aponta que os bibliotecários brasileiros estão transitando de um domínio pautado no paradigma do documento e assimilando o paradigma da informação, o que é expresso, por exemplo, na busca de inovação em produtos e serviços fundamentados em tecnologia digital, assim como, a sua relação com a área social. Refletindo também acerca dos profissionais da informação educadores e arte-educadores, de que é possível integrar pessoas com necessidades educacionais especiais (PNEE‟s).Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)2014-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17333Múltiplos Olhares em Ciência da Informação ; Vol. 3 No. 2 (2013): Publicações Contínuas 2013Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 3 Núm. 2 (2013): Publicações Contínuas 2013Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 3 No 2 (2013): Publicações Contínuas 2013Múltiplos Olhares em Ciência da Informação; v. 3 n. 2 (2013): Publicações Contínuas 20132237-6658reponame:Múltiplos Olhares em Ciência da Informaçãoinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17333/14115Copyright (c) 2019 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658info:eu-repo/semantics/openAccessMonteiro, Jorge Luiz da SilvaCunha, Karla Rubia FonsecaLima, Roseneli Araújo de2023-04-10T15:57:38Zoai:periodicos.ufmg.br:article/17333Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/oaimoci@eci.ufmg.br2237-66582237-6658opendoar:2023-04-10T15:57:38Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Papel do bibliotecário como mediador da informação: o lúdico como Fonte de Disseminação da Informação para Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (PNEE‟S) |
title |
O Papel do bibliotecário como mediador da informação: o lúdico como Fonte de Disseminação da Informação para Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (PNEE‟S) |
spellingShingle |
O Papel do bibliotecário como mediador da informação: o lúdico como Fonte de Disseminação da Informação para Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (PNEE‟S) Monteiro, Jorge Luiz da Silva Profissional da Informação Leitura lúdica Pessoas com necessidades educacionais especiais. |
title_short |
O Papel do bibliotecário como mediador da informação: o lúdico como Fonte de Disseminação da Informação para Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (PNEE‟S) |
title_full |
O Papel do bibliotecário como mediador da informação: o lúdico como Fonte de Disseminação da Informação para Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (PNEE‟S) |
title_fullStr |
O Papel do bibliotecário como mediador da informação: o lúdico como Fonte de Disseminação da Informação para Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (PNEE‟S) |
title_full_unstemmed |
O Papel do bibliotecário como mediador da informação: o lúdico como Fonte de Disseminação da Informação para Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (PNEE‟S) |
title_sort |
O Papel do bibliotecário como mediador da informação: o lúdico como Fonte de Disseminação da Informação para Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (PNEE‟S) |
author |
Monteiro, Jorge Luiz da Silva |
author_facet |
Monteiro, Jorge Luiz da Silva Cunha, Karla Rubia Fonseca Lima, Roseneli Araújo de |
author_role |
author |
author2 |
Cunha, Karla Rubia Fonseca Lima, Roseneli Araújo de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Jorge Luiz da Silva Cunha, Karla Rubia Fonseca Lima, Roseneli Araújo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Profissional da Informação Leitura lúdica Pessoas com necessidades educacionais especiais. |
topic |
Profissional da Informação Leitura lúdica Pessoas com necessidades educacionais especiais. |
description |
Busca refletir sobre algumas questões acerca do profissional da informação. E investiga o problema da necessidade de aprofundamento no estudo dos processos de disseminação da informação no contexto do lúdico. Argumenta a inserção de crianças e jovens com necessidades educacionais especiais, no que diz respeito a Síndrome de Down. Utiliza na discussão dois conceitos básicos: modernidade e a utilização do lúdico como meio para a formação dos PNEE‟s. A pesquisa consiste em um levantamento bibliográfico de caráter exploratório e de uma abordagem qualitativa, feita através de consultas a fontes de diferentes formatos sobre o assunto em questão, particularmente os desenvolvidos na área de Biblioteconomia, Ciência da Informação, Tecnologia e Arte Educação, para a atuação dos novos profissionais da informação. O estudo do tema proposto envolveu as seguintes etapas: identificação de fontes de informação especializada (livros, periódicos e Internet), impressa e eletrônica, em que são discutidas as teorias a respeito do assunto abordado; leitura, interpretação e análise do conteúdo do material pesquisado, para identificação dos aspectos discutidos no tema. Nas considerações finais aponta que os bibliotecários brasileiros estão transitando de um domínio pautado no paradigma do documento e assimilando o paradigma da informação, o que é expresso, por exemplo, na busca de inovação em produtos e serviços fundamentados em tecnologia digital, assim como, a sua relação com a área social. Refletindo também acerca dos profissionais da informação educadores e arte-educadores, de que é possível integrar pessoas com necessidades educacionais especiais (PNEE‟s). |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-08-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17333 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17333 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17333/14115 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação ; Vol. 3 No. 2 (2013): Publicações Contínuas 2013 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 3 Núm. 2 (2013): Publicações Contínuas 2013 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 3 No 2 (2013): Publicações Contínuas 2013 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação; v. 3 n. 2 (2013): Publicações Contínuas 2013 2237-6658 reponame:Múltiplos Olhares em Ciência da Informação instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação |
collection |
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação |
repository.name.fl_str_mv |
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
moci@eci.ufmg.br |
_version_ |
1796797463472898048 |