O lúdico como promotor da parendizagem de crianças com necessidades educativas especiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cerveira, Márcia Alexandra Martins
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/18325
Resumo: A escola é o agente educativo socialmente mais valorizado. Todos nós estamos conscientes que é na escola que desenvolvemos as capacidades conceptuais, que aprendemos a viver em sociedade e a respeitar os outros e as regras. No entanto, as aprendizagens escolares são dos grandes pontos fracos das crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) devido à dificuldade em adquirirem aprendizagens conceptuais e à dificuldade de concentração e motivação nas aprendizagens escolares. Visto ser na escola que se desenvolvem as atividades mais significativas, é necessário criarem-se soluções para minimizar essas dificuldades, integrando as crianças com NEE nas aprendizagens escolares. É nesse âmbito que surgem as atividades lúdicas, visto se podem revelar uma solução eficaz no combate às dificuldades de aprendizagem de qualquer criança. Na verdade, as atividades lúdicas, mais que qualquer outra atividade, possibilitam o desenvolvimento da aprendizagem através de jogos e atividades dinâmicas que despertam o interesse e motivação das crianças, que pode levar a um desenvolvimento significativo das capacidades das mesmas. Através de um estudo de campo, inserido num plano misto por meio de um conjunto de jogos e dinâmicas lúdicas, investigou-se de que forma as atividades lúdicas podem contribuir para o sucesso das crianças com NEE na aprendizagem. Com os resultados da investigação realizada, é evidente o contributo do lúdico como ferramenta para aprendizagem tanto das crianças com NEE, como de todas as crianças, pois esta é uma estratégia capaz de estimular e motivar o aluno para a aprendizagem. Para além disso, foi possível verificar o ênfase dado pelos professores envolvidos no estudo a estas atividades. Estes defendem a utilização desta estratégia, pois favorecem a aprendizagem cognitiva e mostram às crianças que aprender pode ser divertido.
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