UERJ – Rede Sirius: a importância do estágio interno complementar no processo de qualificação profissional do futuro bibliotecário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goes, Ricardo Bomfim
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Múltiplos Olhares em Ciência da Informação
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17419
Resumo: Descreve a importância do Estágio Interno Complementar para a formação e qualificação do futuro profissional dos alunos de biblioteconomia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com o objetivo de apoiar a formação de futuros profissionais bibliotecários. Durante o período de estágio, os alunos contaram com auxílio dos bibliotecários responsáveis pelas bibliotecas setoriais e da bibliotecária coordenadora do projeto. O presente trabalho apresenta a criação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, o seu contexto histórico relacionado à criação do campus Maracanã. Ressalta a criação da Rede Sirius que têm como objetivo principal administrar as bibliotecas. Comenta o processo de aprendizagem dos alunos proporcionando a capacitação do estágio em duas áreas de atuação profissionais fundamentais: Competência Informacional e Processamento Técnico da Informação. Expõe os métodos que auxiliam no aprendizado dos estagiários, como por exemplo, a utilização do sistema de automação de bibliotecas (VIRTUA), auxílio no processamento técnico bibliográfico. Apresenta os resultados parciais do referido projeto mostrando que o futuro profissional assimilará o aprendizado necessário para lidar com as novas tecnologias. Conclui ressaltando a importância do estágio supervisionado, oportunidade única de colocar em prática o que se aprende em sala de aula, analisando criticamente o cotidiano e estabelecendo ligação entre teoria e prática.
id UFMG-20_92adcc9956d37f7d426d3392e3d76eea
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/17419
network_acronym_str UFMG-20
network_name_str Múltiplos Olhares em Ciência da Informação
repository_id_str
spelling UERJ – Rede Sirius: a importância do estágio interno complementar no processo de qualificação profissional do futuro bibliotecárioRede Sirius. Aprendizado. Automação de Biblioteca. Futuro Profissional.Descreve a importância do Estágio Interno Complementar para a formação e qualificação do futuro profissional dos alunos de biblioteconomia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com o objetivo de apoiar a formação de futuros profissionais bibliotecários. Durante o período de estágio, os alunos contaram com auxílio dos bibliotecários responsáveis pelas bibliotecas setoriais e da bibliotecária coordenadora do projeto. O presente trabalho apresenta a criação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, o seu contexto histórico relacionado à criação do campus Maracanã. Ressalta a criação da Rede Sirius que têm como objetivo principal administrar as bibliotecas. Comenta o processo de aprendizagem dos alunos proporcionando a capacitação do estágio em duas áreas de atuação profissionais fundamentais: Competência Informacional e Processamento Técnico da Informação. Expõe os métodos que auxiliam no aprendizado dos estagiários, como por exemplo, a utilização do sistema de automação de bibliotecas (VIRTUA), auxílio no processamento técnico bibliográfico. Apresenta os resultados parciais do referido projeto mostrando que o futuro profissional assimilará o aprendizado necessário para lidar com as novas tecnologias. Conclui ressaltando a importância do estágio supervisionado, oportunidade única de colocar em prática o que se aprende em sala de aula, analisando criticamente o cotidiano e estabelecendo ligação entre teoria e prática.Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)2014-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17419Múltiplos Olhares em Ciência da Informação ; Vol. 3 No. 2 (2013): Publicações Contínuas 2013Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 3 Núm. 2 (2013): Publicações Contínuas 2013Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 3 No 2 (2013): Publicações Contínuas 2013Múltiplos Olhares em Ciência da Informação; v. 3 n. 2 (2013): Publicações Contínuas 20132237-6658reponame:Múltiplos Olhares em Ciência da Informaçãoinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17419/14201Copyright (c) 2019 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658info:eu-repo/semantics/openAccessGoes, Ricardo Bomfim2023-04-10T15:57:38Zoai:periodicos.ufmg.br:article/17419Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/oaimoci@eci.ufmg.br2237-66582237-6658opendoar:2023-04-10T15:57:38Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv UERJ – Rede Sirius: a importância do estágio interno complementar no processo de qualificação profissional do futuro bibliotecário
title UERJ – Rede Sirius: a importância do estágio interno complementar no processo de qualificação profissional do futuro bibliotecário
spellingShingle UERJ – Rede Sirius: a importância do estágio interno complementar no processo de qualificação profissional do futuro bibliotecário
Goes, Ricardo Bomfim
Rede Sirius. Aprendizado. Automação de Biblioteca. Futuro Profissional.
title_short UERJ – Rede Sirius: a importância do estágio interno complementar no processo de qualificação profissional do futuro bibliotecário
title_full UERJ – Rede Sirius: a importância do estágio interno complementar no processo de qualificação profissional do futuro bibliotecário
title_fullStr UERJ – Rede Sirius: a importância do estágio interno complementar no processo de qualificação profissional do futuro bibliotecário
title_full_unstemmed UERJ – Rede Sirius: a importância do estágio interno complementar no processo de qualificação profissional do futuro bibliotecário
title_sort UERJ – Rede Sirius: a importância do estágio interno complementar no processo de qualificação profissional do futuro bibliotecário
author Goes, Ricardo Bomfim
author_facet Goes, Ricardo Bomfim
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Goes, Ricardo Bomfim
dc.subject.por.fl_str_mv Rede Sirius. Aprendizado. Automação de Biblioteca. Futuro Profissional.
topic Rede Sirius. Aprendizado. Automação de Biblioteca. Futuro Profissional.
description Descreve a importância do Estágio Interno Complementar para a formação e qualificação do futuro profissional dos alunos de biblioteconomia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com o objetivo de apoiar a formação de futuros profissionais bibliotecários. Durante o período de estágio, os alunos contaram com auxílio dos bibliotecários responsáveis pelas bibliotecas setoriais e da bibliotecária coordenadora do projeto. O presente trabalho apresenta a criação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, o seu contexto histórico relacionado à criação do campus Maracanã. Ressalta a criação da Rede Sirius que têm como objetivo principal administrar as bibliotecas. Comenta o processo de aprendizagem dos alunos proporcionando a capacitação do estágio em duas áreas de atuação profissionais fundamentais: Competência Informacional e Processamento Técnico da Informação. Expõe os métodos que auxiliam no aprendizado dos estagiários, como por exemplo, a utilização do sistema de automação de bibliotecas (VIRTUA), auxílio no processamento técnico bibliográfico. Apresenta os resultados parciais do referido projeto mostrando que o futuro profissional assimilará o aprendizado necessário para lidar com as novas tecnologias. Conclui ressaltando a importância do estágio supervisionado, oportunidade única de colocar em prática o que se aprende em sala de aula, analisando criticamente o cotidiano e estabelecendo ligação entre teoria e prática.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17419
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17419
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17419/14201
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
dc.source.none.fl_str_mv Múltiplos Olhares em Ciência da Informação ; Vol. 3 No. 2 (2013): Publicações Contínuas 2013
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 3 Núm. 2 (2013): Publicações Contínuas 2013
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 3 No 2 (2013): Publicações Contínuas 2013
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação; v. 3 n. 2 (2013): Publicações Contínuas 2013
2237-6658
reponame:Múltiplos Olhares em Ciência da Informação
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Múltiplos Olhares em Ciência da Informação
collection Múltiplos Olhares em Ciência da Informação
repository.name.fl_str_mv Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv moci@eci.ufmg.br
_version_ 1796797463792713728