A importância da biblioteca universitária como mediadora do processo de ensino-aprendizagem na educação superior: um estudo de caso da Biblioteca Paulo Freire da UEPA
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2014 |
Other Authors: | |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Múltiplos Olhares em Ciência da Informação |
Download full: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17479 |
Summary: | Evidencia a respeito da importância da Biblioteca Universitária na educação superior no processo de ensino-aprendizagem, tendo como estudo de caso a Biblioteca Paulo Freire. Mostrar o cenário da Biblioteca Paulo Freire enquanto mediadora do processo de ensino-aprendizagem da educação superior nos Cursos de Graduação em Pedagogia, Letras e Secretariado Trilingue. Realizar um estudo comparativo frente ao PDI, PPI e as normas estabelecidas pelo MEC com o intuito de expor o dia-a-dia da biblioteca aqui estudada. Identificar as necessidades da Biblioteca Paulo Freire colocadas pelos sujeitos-usuários através da pesquisa de campo realizada nos Cursos de Graduação em Pedagogia, Letras e Secretariado Trilingue. Adota como metodologia a realização de pesquisa bibliográfica, documental e de campo, como forma de analisar o material, contextualizar e apontar a realidade da biblioteca posta em lócus observacional. A expectativa é que os resultados desta pesquisa sirvam para subsidiar propostas de ações pedagógicas que utilizem as Bibliotecas Universitárias como ferramenta de apoio na educação superior e, ao mesmo tempo aprofunde o debate teórico sobre a relevância das mesmas no processo de melhorias da qualidade dos seus serviços oferecidos a comunidade acadêmica e também a comunidade em geral. Palavras-chave: Biblioteca universitária. Educação superior. Processo ensino-aprendizagem. |
id |
UFMG-20_995c56da0c65b11714c44b9d549e8c35 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/17479 |
network_acronym_str |
UFMG-20 |
network_name_str |
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação |
repository_id_str |
|
spelling |
A importância da biblioteca universitária como mediadora do processo de ensino-aprendizagem na educação superior: um estudo de caso da Biblioteca Paulo Freire da UEPAEvidencia a respeito da importância da Biblioteca Universitária na educação superior no processo de ensino-aprendizagem, tendo como estudo de caso a Biblioteca Paulo Freire. Mostrar o cenário da Biblioteca Paulo Freire enquanto mediadora do processo de ensino-aprendizagem da educação superior nos Cursos de Graduação em Pedagogia, Letras e Secretariado Trilingue. Realizar um estudo comparativo frente ao PDI, PPI e as normas estabelecidas pelo MEC com o intuito de expor o dia-a-dia da biblioteca aqui estudada. Identificar as necessidades da Biblioteca Paulo Freire colocadas pelos sujeitos-usuários através da pesquisa de campo realizada nos Cursos de Graduação em Pedagogia, Letras e Secretariado Trilingue. Adota como metodologia a realização de pesquisa bibliográfica, documental e de campo, como forma de analisar o material, contextualizar e apontar a realidade da biblioteca posta em lócus observacional. A expectativa é que os resultados desta pesquisa sirvam para subsidiar propostas de ações pedagógicas que utilizem as Bibliotecas Universitárias como ferramenta de apoio na educação superior e, ao mesmo tempo aprofunde o debate teórico sobre a relevância das mesmas no processo de melhorias da qualidade dos seus serviços oferecidos a comunidade acadêmica e também a comunidade em geral. Palavras-chave: Biblioteca universitária. Educação superior. Processo ensino-aprendizagem.Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)2014-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17479Múltiplos Olhares em Ciência da Informação ; Vol. 3 No. 2 (2013): Publicações Contínuas 2013Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 3 Núm. 2 (2013): Publicações Contínuas 2013Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 3 No 2 (2013): Publicações Contínuas 2013Múltiplos Olhares em Ciência da Informação; v. 3 n. 2 (2013): Publicações Contínuas 20132237-6658reponame:Múltiplos Olhares em Ciência da Informaçãoinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17479/14262Copyright (c) 2019 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658info:eu-repo/semantics/openAccessGirard, Carla Daniella TeixeiraGirard, Cristiane Marina Teixeira2023-04-10T15:57:38Zoai:periodicos.ufmg.br:article/17479Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/oaimoci@eci.ufmg.br2237-66582237-6658opendoar:2023-04-10T15:57:38Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da biblioteca universitária como mediadora do processo de ensino-aprendizagem na educação superior: um estudo de caso da Biblioteca Paulo Freire da UEPA |
title |
A importância da biblioteca universitária como mediadora do processo de ensino-aprendizagem na educação superior: um estudo de caso da Biblioteca Paulo Freire da UEPA |
spellingShingle |
A importância da biblioteca universitária como mediadora do processo de ensino-aprendizagem na educação superior: um estudo de caso da Biblioteca Paulo Freire da UEPA Girard, Carla Daniella Teixeira |
title_short |
A importância da biblioteca universitária como mediadora do processo de ensino-aprendizagem na educação superior: um estudo de caso da Biblioteca Paulo Freire da UEPA |
title_full |
A importância da biblioteca universitária como mediadora do processo de ensino-aprendizagem na educação superior: um estudo de caso da Biblioteca Paulo Freire da UEPA |
title_fullStr |
A importância da biblioteca universitária como mediadora do processo de ensino-aprendizagem na educação superior: um estudo de caso da Biblioteca Paulo Freire da UEPA |
title_full_unstemmed |
A importância da biblioteca universitária como mediadora do processo de ensino-aprendizagem na educação superior: um estudo de caso da Biblioteca Paulo Freire da UEPA |
title_sort |
A importância da biblioteca universitária como mediadora do processo de ensino-aprendizagem na educação superior: um estudo de caso da Biblioteca Paulo Freire da UEPA |
author |
Girard, Carla Daniella Teixeira |
author_facet |
Girard, Carla Daniella Teixeira Girard, Cristiane Marina Teixeira |
author_role |
author |
author2 |
Girard, Cristiane Marina Teixeira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Girard, Carla Daniella Teixeira Girard, Cristiane Marina Teixeira |
description |
Evidencia a respeito da importância da Biblioteca Universitária na educação superior no processo de ensino-aprendizagem, tendo como estudo de caso a Biblioteca Paulo Freire. Mostrar o cenário da Biblioteca Paulo Freire enquanto mediadora do processo de ensino-aprendizagem da educação superior nos Cursos de Graduação em Pedagogia, Letras e Secretariado Trilingue. Realizar um estudo comparativo frente ao PDI, PPI e as normas estabelecidas pelo MEC com o intuito de expor o dia-a-dia da biblioteca aqui estudada. Identificar as necessidades da Biblioteca Paulo Freire colocadas pelos sujeitos-usuários através da pesquisa de campo realizada nos Cursos de Graduação em Pedagogia, Letras e Secretariado Trilingue. Adota como metodologia a realização de pesquisa bibliográfica, documental e de campo, como forma de analisar o material, contextualizar e apontar a realidade da biblioteca posta em lócus observacional. A expectativa é que os resultados desta pesquisa sirvam para subsidiar propostas de ações pedagógicas que utilizem as Bibliotecas Universitárias como ferramenta de apoio na educação superior e, ao mesmo tempo aprofunde o debate teórico sobre a relevância das mesmas no processo de melhorias da qualidade dos seus serviços oferecidos a comunidade acadêmica e também a comunidade em geral. Palavras-chave: Biblioteca universitária. Educação superior. Processo ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-08-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17479 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17479 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17479/14262 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação ; Vol. 3 No. 2 (2013): Publicações Contínuas 2013 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 3 Núm. 2 (2013): Publicações Contínuas 2013 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 3 No 2 (2013): Publicações Contínuas 2013 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação; v. 3 n. 2 (2013): Publicações Contínuas 2013 2237-6658 reponame:Múltiplos Olhares em Ciência da Informação instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação |
collection |
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação |
repository.name.fl_str_mv |
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
moci@eci.ufmg.br |
_version_ |
1796797463862968320 |