Bibliotecas Universitárias como espaços de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hubner, Marcos Leandro Freitas
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Kuhn, Ana Carolina Araujo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Biblos (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/6509
Resumo: As bibliotecas são espaços de preservação do patrimônio intelectual, literário, artístico e científico das sociedades e apresentam uma relação indissociável com as universidades. O presente artigo propõe uma reflexão sobre as bibliotecas universitárias enquanto espaços de aprendizagem. Reflexão teórica acerca dos conceitos de biblioteca e aprendizagem, a partir de revisão bibliográfica. A fundamentação teórica sobre o processo de aprendizagem baseou-se nos estudos de Lev Vygotsky e as análises sobre a biblioteca como um espaço de aprendizagem sustentam-se em diversos autores das áreas da Biblioteconomia, Ciência da Informação e Educação. Biblioteca universitária relaciona-se intrinsicamente com a pesquisa e o processo de ensino e aprendizagem, através do desenvolvimento de atividades de mediação junto aos usuários na busca pela informação e na transformação desta em conhecimento. Dentre os diversos ambientes não formais de aprendizagem, a biblioteca universitária destaca-se, pois há intencionalidade no seu uso, ou seja, as pessoas que a frequentam, o fazem por vontade e iniciativa próprias.
id FURG-3_2c4443626845bbec8236115bf88305db
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/6509
network_acronym_str FURG-3
network_name_str Biblos (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling Bibliotecas Universitárias como espaços de aprendizagemBiblioteca universitáriaEspaços de aprendizagemAprendizagemAprendizagem não formal.As bibliotecas são espaços de preservação do patrimônio intelectual, literário, artístico e científico das sociedades e apresentam uma relação indissociável com as universidades. O presente artigo propõe uma reflexão sobre as bibliotecas universitárias enquanto espaços de aprendizagem. Reflexão teórica acerca dos conceitos de biblioteca e aprendizagem, a partir de revisão bibliográfica. A fundamentação teórica sobre o processo de aprendizagem baseou-se nos estudos de Lev Vygotsky e as análises sobre a biblioteca como um espaço de aprendizagem sustentam-se em diversos autores das áreas da Biblioteconomia, Ciência da Informação e Educação. Biblioteca universitária relaciona-se intrinsicamente com a pesquisa e o processo de ensino e aprendizagem, através do desenvolvimento de atividades de mediação junto aos usuários na busca pela informação e na transformação desta em conhecimento. Dentre os diversos ambientes não formais de aprendizagem, a biblioteca universitária destaca-se, pois há intencionalidade no seu uso, ou seja, as pessoas que a frequentam, o fazem por vontade e iniciativa próprias.Editora e Gráfica da FURG - EDGRAF2017-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/biblos/article/view/650910.14295/biblos.v31i1.6509BIBLOS; Vol. 31 No. 1 (2017); 51-72BIBLOS; v. 31 n. 1 (2017); 51-722236-75940102-4388reponame:Biblos (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/biblos/article/view/6509/4628Copyright (c) 2017 BIBLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessHubner, Marcos Leandro FreitasKuhn, Ana Carolina Araujo2017-08-05T03:39:59Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/6509Revistahttps://www.seer.furg.br/biblosPUBhttps://www.seer.furg.br/biblos/oaiangelicacdm@gmail.com2236-75940102-4388opendoar:2017-08-05T03:39:59Biblos (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Bibliotecas Universitárias como espaços de aprendizagem
title Bibliotecas Universitárias como espaços de aprendizagem
spellingShingle Bibliotecas Universitárias como espaços de aprendizagem
Hubner, Marcos Leandro Freitas
Biblioteca universitária
Espaços de aprendizagem
Aprendizagem
Aprendizagem não formal.
title_short Bibliotecas Universitárias como espaços de aprendizagem
title_full Bibliotecas Universitárias como espaços de aprendizagem
title_fullStr Bibliotecas Universitárias como espaços de aprendizagem
title_full_unstemmed Bibliotecas Universitárias como espaços de aprendizagem
title_sort Bibliotecas Universitárias como espaços de aprendizagem
author Hubner, Marcos Leandro Freitas
author_facet Hubner, Marcos Leandro Freitas
Kuhn, Ana Carolina Araujo
author_role author
author2 Kuhn, Ana Carolina Araujo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hubner, Marcos Leandro Freitas
Kuhn, Ana Carolina Araujo
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca universitária
Espaços de aprendizagem
Aprendizagem
Aprendizagem não formal.
topic Biblioteca universitária
Espaços de aprendizagem
Aprendizagem
Aprendizagem não formal.
description As bibliotecas são espaços de preservação do patrimônio intelectual, literário, artístico e científico das sociedades e apresentam uma relação indissociável com as universidades. O presente artigo propõe uma reflexão sobre as bibliotecas universitárias enquanto espaços de aprendizagem. Reflexão teórica acerca dos conceitos de biblioteca e aprendizagem, a partir de revisão bibliográfica. A fundamentação teórica sobre o processo de aprendizagem baseou-se nos estudos de Lev Vygotsky e as análises sobre a biblioteca como um espaço de aprendizagem sustentam-se em diversos autores das áreas da Biblioteconomia, Ciência da Informação e Educação. Biblioteca universitária relaciona-se intrinsicamente com a pesquisa e o processo de ensino e aprendizagem, através do desenvolvimento de atividades de mediação junto aos usuários na busca pela informação e na transformação desta em conhecimento. Dentre os diversos ambientes não formais de aprendizagem, a biblioteca universitária destaca-se, pois há intencionalidade no seu uso, ou seja, as pessoas que a frequentam, o fazem por vontade e iniciativa próprias.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/6509
10.14295/biblos.v31i1.6509
url https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/6509
identifier_str_mv 10.14295/biblos.v31i1.6509
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/6509/4628
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 BIBLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 BIBLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora e Gráfica da FURG - EDGRAF
publisher.none.fl_str_mv Editora e Gráfica da FURG - EDGRAF
dc.source.none.fl_str_mv BIBLOS; Vol. 31 No. 1 (2017); 51-72
BIBLOS; v. 31 n. 1 (2017); 51-72
2236-7594
0102-4388
reponame:Biblos (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Biblos (Rio Grande. Online)
collection Biblos (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Biblos (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv angelicacdm@gmail.com
_version_ 1798945098274177024