Bibliotecas Universitárias como espaços de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblos (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/6509 |
Resumo: | As bibliotecas são espaços de preservação do patrimônio intelectual, literário, artístico e científico das sociedades e apresentam uma relação indissociável com as universidades. O presente artigo propõe uma reflexão sobre as bibliotecas universitárias enquanto espaços de aprendizagem. Reflexão teórica acerca dos conceitos de biblioteca e aprendizagem, a partir de revisão bibliográfica. A fundamentação teórica sobre o processo de aprendizagem baseou-se nos estudos de Lev Vygotsky e as análises sobre a biblioteca como um espaço de aprendizagem sustentam-se em diversos autores das áreas da Biblioteconomia, Ciência da Informação e Educação. Biblioteca universitária relaciona-se intrinsicamente com a pesquisa e o processo de ensino e aprendizagem, através do desenvolvimento de atividades de mediação junto aos usuários na busca pela informação e na transformação desta em conhecimento. Dentre os diversos ambientes não formais de aprendizagem, a biblioteca universitária destaca-se, pois há intencionalidade no seu uso, ou seja, as pessoas que a frequentam, o fazem por vontade e iniciativa próprias. |
id |
FURG-3_2c4443626845bbec8236115bf88305db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/6509 |
network_acronym_str |
FURG-3 |
network_name_str |
Biblos (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Bibliotecas Universitárias como espaços de aprendizagemBiblioteca universitáriaEspaços de aprendizagemAprendizagemAprendizagem não formal.As bibliotecas são espaços de preservação do patrimônio intelectual, literário, artístico e científico das sociedades e apresentam uma relação indissociável com as universidades. O presente artigo propõe uma reflexão sobre as bibliotecas universitárias enquanto espaços de aprendizagem. Reflexão teórica acerca dos conceitos de biblioteca e aprendizagem, a partir de revisão bibliográfica. A fundamentação teórica sobre o processo de aprendizagem baseou-se nos estudos de Lev Vygotsky e as análises sobre a biblioteca como um espaço de aprendizagem sustentam-se em diversos autores das áreas da Biblioteconomia, Ciência da Informação e Educação. Biblioteca universitária relaciona-se intrinsicamente com a pesquisa e o processo de ensino e aprendizagem, através do desenvolvimento de atividades de mediação junto aos usuários na busca pela informação e na transformação desta em conhecimento. Dentre os diversos ambientes não formais de aprendizagem, a biblioteca universitária destaca-se, pois há intencionalidade no seu uso, ou seja, as pessoas que a frequentam, o fazem por vontade e iniciativa próprias.Editora e Gráfica da FURG - EDGRAF2017-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/biblos/article/view/650910.14295/biblos.v31i1.6509BIBLOS; Vol. 31 No. 1 (2017); 51-72BIBLOS; v. 31 n. 1 (2017); 51-722236-75940102-4388reponame:Biblos (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/biblos/article/view/6509/4628Copyright (c) 2017 BIBLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessHubner, Marcos Leandro FreitasKuhn, Ana Carolina Araujo2017-08-05T03:39:59Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/6509Revistahttps://www.seer.furg.br/biblosPUBhttps://www.seer.furg.br/biblos/oaiangelicacdm@gmail.com2236-75940102-4388opendoar:2017-08-05T03:39:59Biblos (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Bibliotecas Universitárias como espaços de aprendizagem |
title |
Bibliotecas Universitárias como espaços de aprendizagem |
spellingShingle |
Bibliotecas Universitárias como espaços de aprendizagem Hubner, Marcos Leandro Freitas Biblioteca universitária Espaços de aprendizagem Aprendizagem Aprendizagem não formal. |
title_short |
Bibliotecas Universitárias como espaços de aprendizagem |
title_full |
Bibliotecas Universitárias como espaços de aprendizagem |
title_fullStr |
Bibliotecas Universitárias como espaços de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Bibliotecas Universitárias como espaços de aprendizagem |
title_sort |
Bibliotecas Universitárias como espaços de aprendizagem |
author |
Hubner, Marcos Leandro Freitas |
author_facet |
Hubner, Marcos Leandro Freitas Kuhn, Ana Carolina Araujo |
author_role |
author |
author2 |
Kuhn, Ana Carolina Araujo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hubner, Marcos Leandro Freitas Kuhn, Ana Carolina Araujo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biblioteca universitária Espaços de aprendizagem Aprendizagem Aprendizagem não formal. |
topic |
Biblioteca universitária Espaços de aprendizagem Aprendizagem Aprendizagem não formal. |
description |
As bibliotecas são espaços de preservação do patrimônio intelectual, literário, artístico e científico das sociedades e apresentam uma relação indissociável com as universidades. O presente artigo propõe uma reflexão sobre as bibliotecas universitárias enquanto espaços de aprendizagem. Reflexão teórica acerca dos conceitos de biblioteca e aprendizagem, a partir de revisão bibliográfica. A fundamentação teórica sobre o processo de aprendizagem baseou-se nos estudos de Lev Vygotsky e as análises sobre a biblioteca como um espaço de aprendizagem sustentam-se em diversos autores das áreas da Biblioteconomia, Ciência da Informação e Educação. Biblioteca universitária relaciona-se intrinsicamente com a pesquisa e o processo de ensino e aprendizagem, através do desenvolvimento de atividades de mediação junto aos usuários na busca pela informação e na transformação desta em conhecimento. Dentre os diversos ambientes não formais de aprendizagem, a biblioteca universitária destaca-se, pois há intencionalidade no seu uso, ou seja, as pessoas que a frequentam, o fazem por vontade e iniciativa próprias. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/6509 10.14295/biblos.v31i1.6509 |
url |
https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/6509 |
identifier_str_mv |
10.14295/biblos.v31i1.6509 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/6509/4628 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 BIBLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 BIBLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora e Gráfica da FURG - EDGRAF |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora e Gráfica da FURG - EDGRAF |
dc.source.none.fl_str_mv |
BIBLOS; Vol. 31 No. 1 (2017); 51-72 BIBLOS; v. 31 n. 1 (2017); 51-72 2236-7594 0102-4388 reponame:Biblos (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Biblos (Rio Grande. Online) |
collection |
Biblos (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblos (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
angelicacdm@gmail.com |
_version_ |
1798945098274177024 |