O papel da biblioteca universitária como mediadora no processo de ensino-aprendizagem nas bibliotecas universitárias na cidade de Juazeiro do Norte - CE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alcântara, Francisca Lunara Cunha
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Bernardino, Maria Cleide Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Múltiplos Olhares em Ciência da Informação
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17474
Resumo: A necessidade de repensar o papel da biblioteca como suporte para o processo de ensino/aprendizagem é amplamente reconhecida no âmbito das universidades brasileiras, pois, em uma sociedade organizada de forma complexa, como é a sociedade atual, já não se pode regular o sistema educativo com base num modelo absoluto. No momento atual em que se vive, desenvolve-se uma quantidade excessiva de conhecimentos, de informação e um excedente de alternativas em todos os campos da vida, perante os quais o indivíduo deve desenvolver metodologias específicas que lhe permitam a escolha e a organização do conhecimento que mais se adequar com sua visão de mundo. Na atualidade, a produção do conhecimento deixa de se pautar "exclusivamente pela verticalidade (especialização), se conduzindo mais no sentido da horizontalidade das abordagens transdisciplinares, as informações produzidas pela sociedade dificilmente podem ser antecipadamente classificadas por áreas de interesses, em categorias fixas e imutáveis" (DODEBEI et al, 1998). Esta constatação, por si só, mostra o muito que se tem para analisar sobre a relação professor/aluno e bibliotecário/usuário. Emerge, desse contexto problemático, a necessidade de analisarmos o processo de ensino/aprendizagem com a mediação da biblioteca universitária propiciado assim aprofundarmos os conhecimentos das causas pelas quais não se tem assegurado aos decentes e docentes melhores condições de produção. A pesquisa tem o objetivo de analisar a atuação da biblioteca universitária como agente mediador no processo de ensinoaprendizagem, refletindo sobre a posição dos decentes e docentes frente aos recursos oferecidos pela biblioteca. Trata-se de uma pesquisa exploratória, utilizando entrevistas semiestruturadas. Palavras-chave: Biblioteca Universitária. Biblioteca Universitária – ensino – aprendizagem.
id UFMG-20_cad2db47d8f4b9877d0fdd62b341846c
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/17474
network_acronym_str UFMG-20
network_name_str Múltiplos Olhares em Ciência da Informação
repository_id_str
spelling O papel da biblioteca universitária como mediadora no processo de ensino-aprendizagem nas bibliotecas universitárias na cidade de Juazeiro do Norte - CEA necessidade de repensar o papel da biblioteca como suporte para o processo de ensino/aprendizagem é amplamente reconhecida no âmbito das universidades brasileiras, pois, em uma sociedade organizada de forma complexa, como é a sociedade atual, já não se pode regular o sistema educativo com base num modelo absoluto. No momento atual em que se vive, desenvolve-se uma quantidade excessiva de conhecimentos, de informação e um excedente de alternativas em todos os campos da vida, perante os quais o indivíduo deve desenvolver metodologias específicas que lhe permitam a escolha e a organização do conhecimento que mais se adequar com sua visão de mundo. Na atualidade, a produção do conhecimento deixa de se pautar "exclusivamente pela verticalidade (especialização), se conduzindo mais no sentido da horizontalidade das abordagens transdisciplinares, as informações produzidas pela sociedade dificilmente podem ser antecipadamente classificadas por áreas de interesses, em categorias fixas e imutáveis" (DODEBEI et al, 1998). Esta constatação, por si só, mostra o muito que se tem para analisar sobre a relação professor/aluno e bibliotecário/usuário. Emerge, desse contexto problemático, a necessidade de analisarmos o processo de ensino/aprendizagem com a mediação da biblioteca universitária propiciado assim aprofundarmos os conhecimentos das causas pelas quais não se tem assegurado aos decentes e docentes melhores condições de produção. A pesquisa tem o objetivo de analisar a atuação da biblioteca universitária como agente mediador no processo de ensinoaprendizagem, refletindo sobre a posição dos decentes e docentes frente aos recursos oferecidos pela biblioteca. Trata-se de uma pesquisa exploratória, utilizando entrevistas semiestruturadas. Palavras-chave: Biblioteca Universitária. Biblioteca Universitária – ensino – aprendizagem.Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)2014-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17474Múltiplos Olhares em Ciência da Informação ; Vol. 3 No. 2 (2013): Publicações Contínuas 2013Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 3 Núm. 2 (2013): Publicações Contínuas 2013Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 3 No 2 (2013): Publicações Contínuas 2013Múltiplos Olhares em Ciência da Informação; v. 3 n. 2 (2013): Publicações Contínuas 20132237-6658reponame:Múltiplos Olhares em Ciência da Informaçãoinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17474/14257Copyright (c) 2019 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658info:eu-repo/semantics/openAccessAlcântara, Francisca Lunara CunhaBernardino, Maria Cleide Rodrigues2023-04-10T15:57:38Zoai:periodicos.ufmg.br:article/17474Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/oaimoci@eci.ufmg.br2237-66582237-6658opendoar:2023-04-10T15:57:38Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel da biblioteca universitária como mediadora no processo de ensino-aprendizagem nas bibliotecas universitárias na cidade de Juazeiro do Norte - CE
title O papel da biblioteca universitária como mediadora no processo de ensino-aprendizagem nas bibliotecas universitárias na cidade de Juazeiro do Norte - CE
spellingShingle O papel da biblioteca universitária como mediadora no processo de ensino-aprendizagem nas bibliotecas universitárias na cidade de Juazeiro do Norte - CE
Alcântara, Francisca Lunara Cunha
title_short O papel da biblioteca universitária como mediadora no processo de ensino-aprendizagem nas bibliotecas universitárias na cidade de Juazeiro do Norte - CE
title_full O papel da biblioteca universitária como mediadora no processo de ensino-aprendizagem nas bibliotecas universitárias na cidade de Juazeiro do Norte - CE
title_fullStr O papel da biblioteca universitária como mediadora no processo de ensino-aprendizagem nas bibliotecas universitárias na cidade de Juazeiro do Norte - CE
title_full_unstemmed O papel da biblioteca universitária como mediadora no processo de ensino-aprendizagem nas bibliotecas universitárias na cidade de Juazeiro do Norte - CE
title_sort O papel da biblioteca universitária como mediadora no processo de ensino-aprendizagem nas bibliotecas universitárias na cidade de Juazeiro do Norte - CE
author Alcântara, Francisca Lunara Cunha
author_facet Alcântara, Francisca Lunara Cunha
Bernardino, Maria Cleide Rodrigues
author_role author
author2 Bernardino, Maria Cleide Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alcântara, Francisca Lunara Cunha
Bernardino, Maria Cleide Rodrigues
description A necessidade de repensar o papel da biblioteca como suporte para o processo de ensino/aprendizagem é amplamente reconhecida no âmbito das universidades brasileiras, pois, em uma sociedade organizada de forma complexa, como é a sociedade atual, já não se pode regular o sistema educativo com base num modelo absoluto. No momento atual em que se vive, desenvolve-se uma quantidade excessiva de conhecimentos, de informação e um excedente de alternativas em todos os campos da vida, perante os quais o indivíduo deve desenvolver metodologias específicas que lhe permitam a escolha e a organização do conhecimento que mais se adequar com sua visão de mundo. Na atualidade, a produção do conhecimento deixa de se pautar "exclusivamente pela verticalidade (especialização), se conduzindo mais no sentido da horizontalidade das abordagens transdisciplinares, as informações produzidas pela sociedade dificilmente podem ser antecipadamente classificadas por áreas de interesses, em categorias fixas e imutáveis" (DODEBEI et al, 1998). Esta constatação, por si só, mostra o muito que se tem para analisar sobre a relação professor/aluno e bibliotecário/usuário. Emerge, desse contexto problemático, a necessidade de analisarmos o processo de ensino/aprendizagem com a mediação da biblioteca universitária propiciado assim aprofundarmos os conhecimentos das causas pelas quais não se tem assegurado aos decentes e docentes melhores condições de produção. A pesquisa tem o objetivo de analisar a atuação da biblioteca universitária como agente mediador no processo de ensinoaprendizagem, refletindo sobre a posição dos decentes e docentes frente aos recursos oferecidos pela biblioteca. Trata-se de uma pesquisa exploratória, utilizando entrevistas semiestruturadas. Palavras-chave: Biblioteca Universitária. Biblioteca Universitária – ensino – aprendizagem.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17474
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17474
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17474/14257
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
dc.source.none.fl_str_mv Múltiplos Olhares em Ciência da Informação ; Vol. 3 No. 2 (2013): Publicações Contínuas 2013
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 3 Núm. 2 (2013): Publicações Contínuas 2013
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 3 No 2 (2013): Publicações Contínuas 2013
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação; v. 3 n. 2 (2013): Publicações Contínuas 2013
2237-6658
reponame:Múltiplos Olhares em Ciência da Informação
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Múltiplos Olhares em Ciência da Informação
collection Múltiplos Olhares em Ciência da Informação
repository.name.fl_str_mv Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv moci@eci.ufmg.br
_version_ 1796797463853531136