Competência informacional de estudantes do ensino médio de rede de ensino de Belo Horizonte – Minas Gerais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Múltiplos Olhares em Ciência da Informação |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17004 |
Resumo: | Relata uma pesquisa sobre o estudante de ensino médio de Belo Horizonte como consumidor e produtor de informação. Esta pesquisa divide-se em duas etapas, uma quantitativa e outra, complementar, qualitativa. Na primeira utilizou-se, na coleta de dados, a técnica do questionário tendo se obtido uma amostra não-probabilística de 75 respostas válidas. Na segunda etapa optou-se pela entrevista semi estruturada que foi aplicada a oito estudantes. Os resultados obtidos indicam que 90% dos alunos apontam o trabalho escolar como o principal motivador da busca pela informação. As fontes mais utilizadas pelos alunos são os sites de busca. A biblioteca escolar é utilizada principalmente como sala de estudos. Verificou-se ainda que os alunos repassam as informações obtidas nos ambientes virtuais. |
id |
UFMG-20_9bc4bc7bf61d7c9aeac9481d350ecbce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/17004 |
network_acronym_str |
UFMG-20 |
network_name_str |
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação |
repository_id_str |
|
spelling |
Competência informacional de estudantes do ensino médio de rede de ensino de Belo Horizonte – Minas GeraisEnsino Médio. Pesquisa Escolar. Estudo de Usuário.Relata uma pesquisa sobre o estudante de ensino médio de Belo Horizonte como consumidor e produtor de informação. Esta pesquisa divide-se em duas etapas, uma quantitativa e outra, complementar, qualitativa. Na primeira utilizou-se, na coleta de dados, a técnica do questionário tendo se obtido uma amostra não-probabilística de 75 respostas válidas. Na segunda etapa optou-se pela entrevista semi estruturada que foi aplicada a oito estudantes. Os resultados obtidos indicam que 90% dos alunos apontam o trabalho escolar como o principal motivador da busca pela informação. As fontes mais utilizadas pelos alunos são os sites de busca. A biblioteca escolar é utilizada principalmente como sala de estudos. Verificou-se ainda que os alunos repassam as informações obtidas nos ambientes virtuais.Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)2016-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpesquisa por meio de questionário e entrevista, avaliação quantitativa e qualitativa.application/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17004Múltiplos Olhares em Ciência da Informação ; Vol. 5 No. 2 (2015): Publicações Contínuas 2015Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 5 Núm. 2 (2015): Publicações Contínuas 2015Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 5 No 2 (2015): Publicações Contínuas 2015Múltiplos Olhares em Ciência da Informação; v. 5 n. 2 (2015): Publicações Contínuas 20152237-6658reponame:Múltiplos Olhares em Ciência da Informaçãoinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17004/13773Copyright (c) 2016 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658info:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Daniela MelloSilva, Lucas Correa da CunhaMotta, Mariana Langkammer BohlerCarvalho, Matheus Aguiar deD'Agostini, Yuri Cordeiro2023-04-09T00:58:21Zoai:periodicos.ufmg.br:article/17004Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/oaimoci@eci.ufmg.br2237-66582237-6658opendoar:2023-04-09T00:58:21Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Competência informacional de estudantes do ensino médio de rede de ensino de Belo Horizonte – Minas Gerais |
title |
Competência informacional de estudantes do ensino médio de rede de ensino de Belo Horizonte – Minas Gerais |
spellingShingle |
Competência informacional de estudantes do ensino médio de rede de ensino de Belo Horizonte – Minas Gerais Andrade, Daniela Mello Ensino Médio. Pesquisa Escolar. Estudo de Usuário. |
title_short |
Competência informacional de estudantes do ensino médio de rede de ensino de Belo Horizonte – Minas Gerais |
title_full |
Competência informacional de estudantes do ensino médio de rede de ensino de Belo Horizonte – Minas Gerais |
title_fullStr |
Competência informacional de estudantes do ensino médio de rede de ensino de Belo Horizonte – Minas Gerais |
title_full_unstemmed |
Competência informacional de estudantes do ensino médio de rede de ensino de Belo Horizonte – Minas Gerais |
title_sort |
Competência informacional de estudantes do ensino médio de rede de ensino de Belo Horizonte – Minas Gerais |
author |
Andrade, Daniela Mello |
author_facet |
Andrade, Daniela Mello Silva, Lucas Correa da Cunha Motta, Mariana Langkammer Bohler Carvalho, Matheus Aguiar de D'Agostini, Yuri Cordeiro |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Lucas Correa da Cunha Motta, Mariana Langkammer Bohler Carvalho, Matheus Aguiar de D'Agostini, Yuri Cordeiro |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Daniela Mello Silva, Lucas Correa da Cunha Motta, Mariana Langkammer Bohler Carvalho, Matheus Aguiar de D'Agostini, Yuri Cordeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Médio. Pesquisa Escolar. Estudo de Usuário. |
topic |
Ensino Médio. Pesquisa Escolar. Estudo de Usuário. |
description |
Relata uma pesquisa sobre o estudante de ensino médio de Belo Horizonte como consumidor e produtor de informação. Esta pesquisa divide-se em duas etapas, uma quantitativa e outra, complementar, qualitativa. Na primeira utilizou-se, na coleta de dados, a técnica do questionário tendo se obtido uma amostra não-probabilística de 75 respostas válidas. Na segunda etapa optou-se pela entrevista semi estruturada que foi aplicada a oito estudantes. Os resultados obtidos indicam que 90% dos alunos apontam o trabalho escolar como o principal motivador da busca pela informação. As fontes mais utilizadas pelos alunos são os sites de busca. A biblioteca escolar é utilizada principalmente como sala de estudos. Verificou-se ainda que os alunos repassam as informações obtidas nos ambientes virtuais. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion pesquisa por meio de questionário e entrevista, avaliação quantitativa e qualitativa. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17004 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17004/13773 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação ; Vol. 5 No. 2 (2015): Publicações Contínuas 2015 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 5 Núm. 2 (2015): Publicações Contínuas 2015 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 5 No 2 (2015): Publicações Contínuas 2015 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação; v. 5 n. 2 (2015): Publicações Contínuas 2015 2237-6658 reponame:Múltiplos Olhares em Ciência da Informação instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação |
collection |
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação |
repository.name.fl_str_mv |
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
moci@eci.ufmg.br |
_version_ |
1796797463397400576 |