O perfil dos leitores do ensino médio da biblioteca escolar da Escola Estadual Brasília e as relações com o avanço da informação tecnológica, em Porto Velho-RO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meire Jane dos Santos Santana
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Angerlânia Rezende, Wellington Marçal de Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/54594
https://orcid.org/0000-0002-8284-6071
https://orcid.org/0000-0002-8881-6850
Resumo: This article refers to the result of a study whose objective was to identify the profile of high school students at the State School of Integral High School Brasília, from the public school system in the city of Porto Velho, state of Rondônia. The School Library must be a receptive environment for the student, enabling options that reach the various readers, respecting their choices, cultures and age group. The methodology used was an exploratory-descriptive approach, with a bibliographic review procedure. The tool for data collection was a semi-structured questionnaire applied to high school students. As main results, it was possible to know several aspects related to the profile of users of the Library, whose measured data may help the Library to expand its use and positioning with its public, ceasing to be seen only as a space of mandatory use, and can awaken the pleasure of reading and searching.
id UFMG_5f7d71f0cec803d009e17526d580eaeb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/54594
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling O perfil dos leitores do ensino médio da biblioteca escolar da Escola Estadual Brasília e as relações com o avanço da informação tecnológica, em Porto Velho-ROThe profile of high school readers from the Escola Estadual Brasília school library and relations with the advancement of technological information in Porto Velho-ROPerfil de usuáriosBiblioteca escolarLeituraEnsino médioBibliotecas escolaresEnsino médioJovens - Livros e leituraBibliotecas e usuáriosThis article refers to the result of a study whose objective was to identify the profile of high school students at the State School of Integral High School Brasília, from the public school system in the city of Porto Velho, state of Rondônia. The School Library must be a receptive environment for the student, enabling options that reach the various readers, respecting their choices, cultures and age group. The methodology used was an exploratory-descriptive approach, with a bibliographic review procedure. The tool for data collection was a semi-structured questionnaire applied to high school students. As main results, it was possible to know several aspects related to the profile of users of the Library, whose measured data may help the Library to expand its use and positioning with its public, ceasing to be seen only as a space of mandatory use, and can awaken the pleasure of reading and searching.O presente artigo refere-se ao resultado de estudo cujo objetivo foi identificar o perfil dos estudantes do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Integral Brasília, da rede pública de ensino da cidade de Porto Velho, estado de Rondônia. A Biblioteca Escolar deve ser um ambiente receptivo ao aluno, possibilitando opções que atinjam os diversos leitores, respeitando suas escolhas, culturas e faixa etária. A metodologia utilizada foi uma abordagem de caráter exploratório-descritivo, tendo como procedimento a revisão bibliográfica. A ferramenta para a coleta de dados foi um questionário semiestruturado aplicado aos estudantes do ensino médio. Como principais resultados, foi possível conhecer vários aspectos relacionados ao perfil dos usuários da Biblioteca, cujos dados aferidos poderão auxiliar a que a Biblioteca amplie sua utilização e posicionamento junto ao seu público, deixando de ser vista apenas como um espaço de uso obrigatório, e possa despertar o prazer em ler e pesquisar.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilVETER - ESCOLA DE VETERINARIAUFMG2023-06-06T20:04:40Z2023-06-06T20:04:40Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlepdfapplication/pdf1414-0594http://hdl.handle.net/1843/54594https://orcid.org/0000-0002-8284-6071https://orcid.org/0000-0002-8881-6850porRevista ACBMeire Jane dos Santos SantanaAngerlânia RezendeWellington Marçal de Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2023-06-06T20:04:40Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/54594Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2023-06-06T20:04:40Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv O perfil dos leitores do ensino médio da biblioteca escolar da Escola Estadual Brasília e as relações com o avanço da informação tecnológica, em Porto Velho-RO
The profile of high school readers from the Escola Estadual Brasília school library and relations with the advancement of technological information in Porto Velho-RO
title O perfil dos leitores do ensino médio da biblioteca escolar da Escola Estadual Brasília e as relações com o avanço da informação tecnológica, em Porto Velho-RO
spellingShingle O perfil dos leitores do ensino médio da biblioteca escolar da Escola Estadual Brasília e as relações com o avanço da informação tecnológica, em Porto Velho-RO
Meire Jane dos Santos Santana
Perfil de usuários
Biblioteca escolar
Leitura
Ensino médio
Bibliotecas escolares
Ensino médio
Jovens - Livros e leitura
Bibliotecas e usuários
title_short O perfil dos leitores do ensino médio da biblioteca escolar da Escola Estadual Brasília e as relações com o avanço da informação tecnológica, em Porto Velho-RO
title_full O perfil dos leitores do ensino médio da biblioteca escolar da Escola Estadual Brasília e as relações com o avanço da informação tecnológica, em Porto Velho-RO
title_fullStr O perfil dos leitores do ensino médio da biblioteca escolar da Escola Estadual Brasília e as relações com o avanço da informação tecnológica, em Porto Velho-RO
title_full_unstemmed O perfil dos leitores do ensino médio da biblioteca escolar da Escola Estadual Brasília e as relações com o avanço da informação tecnológica, em Porto Velho-RO
title_sort O perfil dos leitores do ensino médio da biblioteca escolar da Escola Estadual Brasília e as relações com o avanço da informação tecnológica, em Porto Velho-RO
author Meire Jane dos Santos Santana
author_facet Meire Jane dos Santos Santana
Angerlânia Rezende
Wellington Marçal de Carvalho
author_role author
author2 Angerlânia Rezende
Wellington Marçal de Carvalho
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Meire Jane dos Santos Santana
Angerlânia Rezende
Wellington Marçal de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Perfil de usuários
Biblioteca escolar
Leitura
Ensino médio
Bibliotecas escolares
Ensino médio
Jovens - Livros e leitura
Bibliotecas e usuários
topic Perfil de usuários
Biblioteca escolar
Leitura
Ensino médio
Bibliotecas escolares
Ensino médio
Jovens - Livros e leitura
Bibliotecas e usuários
description This article refers to the result of a study whose objective was to identify the profile of high school students at the State School of Integral High School Brasília, from the public school system in the city of Porto Velho, state of Rondônia. The School Library must be a receptive environment for the student, enabling options that reach the various readers, respecting their choices, cultures and age group. The methodology used was an exploratory-descriptive approach, with a bibliographic review procedure. The tool for data collection was a semi-structured questionnaire applied to high school students. As main results, it was possible to know several aspects related to the profile of users of the Library, whose measured data may help the Library to expand its use and positioning with its public, ceasing to be seen only as a space of mandatory use, and can awaken the pleasure of reading and searching.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2023-06-06T20:04:40Z
2023-06-06T20:04:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 1414-0594
http://hdl.handle.net/1843/54594
https://orcid.org/0000-0002-8284-6071
https://orcid.org/0000-0002-8881-6850
identifier_str_mv 1414-0594
url http://hdl.handle.net/1843/54594
https://orcid.org/0000-0002-8284-6071
https://orcid.org/0000-0002-8881-6850
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista ACB
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
VETER - ESCOLA DE VETERINARIA
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
VETER - ESCOLA DE VETERINARIA
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829817037783040