Critérios para seguir usuários e bots no Twitter

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Capelão de Oliveira, Carina
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Coimbra Vieira, Carolina, de Oliveira Lopes, Ananda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Múltiplos Olhares em Ciência da Informação
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17002
Resumo: A ciência tem procurado refletir sobre as redes sociais na internet, dada a sua popularidade. Muitos artigos científicos têm feito referência à utilização de bots como forma de publicar conteúdo com maior abrangência em tais redes, e alguns deles demonstram que simples técnicas de programação podem fazer com que os bots se tornem muito populares. Com o objetivo de investigar o que levam as pessoas a seguirem bots, neste trabalho, analisamos a dinâmica entre seguidores/seguidos na rede social Twitter para obter informações acerca dos fatores que motivam os indivíduos a seguir pessoas desconhecidas, de forma a investigar por que alguns bots são mais populares que os outros. Foram aplicados questionários junto a 31 usuários do Twitter e entrevistados outros 5. Por meio desta pesquisa de campo, concluiu-se que a qualidade do conteúdo postado (tema e dinâmica de atualização) são os fatores mais importantes para que um usuário opte por seguir outro, seja este um bot ou não.
id UFMG-20_bc7a7cb516047a7eea22f067a3ad701c
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/17002
network_acronym_str UFMG-20
network_name_str Múltiplos Olhares em Ciência da Informação
repository_id_str
spelling Critérios para seguir usuários e bots no TwitterAnálise de rede socialTwitterpesquisa de usuáriosbot.A ciência tem procurado refletir sobre as redes sociais na internet, dada a sua popularidade. Muitos artigos científicos têm feito referência à utilização de bots como forma de publicar conteúdo com maior abrangência em tais redes, e alguns deles demonstram que simples técnicas de programação podem fazer com que os bots se tornem muito populares. Com o objetivo de investigar o que levam as pessoas a seguirem bots, neste trabalho, analisamos a dinâmica entre seguidores/seguidos na rede social Twitter para obter informações acerca dos fatores que motivam os indivíduos a seguir pessoas desconhecidas, de forma a investigar por que alguns bots são mais populares que os outros. Foram aplicados questionários junto a 31 usuários do Twitter e entrevistados outros 5. Por meio desta pesquisa de campo, concluiu-se que a qualidade do conteúdo postado (tema e dinâmica de atualização) são os fatores mais importantes para que um usuário opte por seguir outro, seja este um bot ou não.Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)2016-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfimage/pngimage/pngimage/pngimage/pngimage/pnghttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17002Múltiplos Olhares em Ciência da Informação ; Vol. 5 No. 2 (2015): Publicações Contínuas 2015Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 5 Núm. 2 (2015): Publicações Contínuas 2015Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 5 No 2 (2015): Publicações Contínuas 2015Múltiplos Olhares em Ciência da Informação; v. 5 n. 2 (2015): Publicações Contínuas 20152237-6658reponame:Múltiplos Olhares em Ciência da Informaçãoinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17002/13766https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17002/13767https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17002/13768https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17002/13769https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17002/13770https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17002/13771Copyright (c) 2016 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658info:eu-repo/semantics/openAccessCapelão de Oliveira, CarinaCoimbra Vieira, Carolinade Oliveira Lopes, Ananda2023-04-09T00:58:21Zoai:periodicos.ufmg.br:article/17002Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/oaimoci@eci.ufmg.br2237-66582237-6658opendoar:2023-04-09T00:58:21Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Critérios para seguir usuários e bots no Twitter
title Critérios para seguir usuários e bots no Twitter
spellingShingle Critérios para seguir usuários e bots no Twitter
Capelão de Oliveira, Carina
Análise de rede social
Twitter
pesquisa de usuários
bot.
title_short Critérios para seguir usuários e bots no Twitter
title_full Critérios para seguir usuários e bots no Twitter
title_fullStr Critérios para seguir usuários e bots no Twitter
title_full_unstemmed Critérios para seguir usuários e bots no Twitter
title_sort Critérios para seguir usuários e bots no Twitter
author Capelão de Oliveira, Carina
author_facet Capelão de Oliveira, Carina
Coimbra Vieira, Carolina
de Oliveira Lopes, Ananda
author_role author
author2 Coimbra Vieira, Carolina
de Oliveira Lopes, Ananda
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Capelão de Oliveira, Carina
Coimbra Vieira, Carolina
de Oliveira Lopes, Ananda
dc.subject.por.fl_str_mv Análise de rede social
Twitter
pesquisa de usuários
bot.
topic Análise de rede social
Twitter
pesquisa de usuários
bot.
description A ciência tem procurado refletir sobre as redes sociais na internet, dada a sua popularidade. Muitos artigos científicos têm feito referência à utilização de bots como forma de publicar conteúdo com maior abrangência em tais redes, e alguns deles demonstram que simples técnicas de programação podem fazer com que os bots se tornem muito populares. Com o objetivo de investigar o que levam as pessoas a seguirem bots, neste trabalho, analisamos a dinâmica entre seguidores/seguidos na rede social Twitter para obter informações acerca dos fatores que motivam os indivíduos a seguir pessoas desconhecidas, de forma a investigar por que alguns bots são mais populares que os outros. Foram aplicados questionários junto a 31 usuários do Twitter e entrevistados outros 5. Por meio desta pesquisa de campo, concluiu-se que a qualidade do conteúdo postado (tema e dinâmica de atualização) são os fatores mais importantes para que um usuário opte por seguir outro, seja este um bot ou não.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17002
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17002/13766
https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17002/13767
https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17002/13768
https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17002/13769
https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17002/13770
https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17002/13771
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
image/png
image/png
image/png
image/png
image/png
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
dc.source.none.fl_str_mv Múltiplos Olhares em Ciência da Informação ; Vol. 5 No. 2 (2015): Publicações Contínuas 2015
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 5 Núm. 2 (2015): Publicações Contínuas 2015
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 5 No 2 (2015): Publicações Contínuas 2015
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação; v. 5 n. 2 (2015): Publicações Contínuas 2015
2237-6658
reponame:Múltiplos Olhares em Ciência da Informação
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Múltiplos Olhares em Ciência da Informação
collection Múltiplos Olhares em Ciência da Informação
repository.name.fl_str_mv Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv moci@eci.ufmg.br
_version_ 1796797463394254848