Por dentro da mente de um game developer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Senna, Bernardo Augusto de Oliveira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Nunes, Guilherme Teres, Cabral, Henrique Cheik Freire, Val, Victor Hugo Nascimento Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Múltiplos Olhares em Ciência da Informação
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17032
Resumo: Desenvolvedores de jogos são os responsáveis pela produção de um jogo, desde a programação até o design, e muitas vezes também responsável pela divulgação, principalmente se tratando de produtores independentes. O objetivo deste estudo foi observar como funciona o aprendizado, quais são as atitudes, métodos e tomadas de decisões por parte dos desenvolvedores de jogos, para entender como tais profissionais conseguem se destacar no mercado de jogos. A pesquisa foi realizada em duas etapas: quantitativa e qualitativa. Na etapa quantitativa, foi utilizado o método de questionário on-line, divulgado em mídias sociais e grupos de desenvolvedores nacionais e internacionais. Posteriormente, na etapa qualitativa, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, via chat ou videoconferência, seguindo um roteiro de perguntas pré-definidas. Por fim, foi possível observar que é necessário um bom controle de deadlines, um marketing bem feito e uma dedicação incessante para que o desejo de ter um jogo bem sucedido seja realizado. Concluiu-se que o desenvolvimento de jogos, quando tratado como profissão, é enxergado de formas diferentes no Brasil e no exterior.
id UFMG-20_c9f9f85e4d501a66d3cc1176c7bcd4ac
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/17032
network_acronym_str UFMG-20
network_name_str Múltiplos Olhares em Ciência da Informação
repository_id_str
spelling Por dentro da mente de um game developerEstudo de usuáriosDesenvolvedoresJogosDesenvolvedores de jogos são os responsáveis pela produção de um jogo, desde a programação até o design, e muitas vezes também responsável pela divulgação, principalmente se tratando de produtores independentes. O objetivo deste estudo foi observar como funciona o aprendizado, quais são as atitudes, métodos e tomadas de decisões por parte dos desenvolvedores de jogos, para entender como tais profissionais conseguem se destacar no mercado de jogos. A pesquisa foi realizada em duas etapas: quantitativa e qualitativa. Na etapa quantitativa, foi utilizado o método de questionário on-line, divulgado em mídias sociais e grupos de desenvolvedores nacionais e internacionais. Posteriormente, na etapa qualitativa, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, via chat ou videoconferência, seguindo um roteiro de perguntas pré-definidas. Por fim, foi possível observar que é necessário um bom controle de deadlines, um marketing bem feito e uma dedicação incessante para que o desejo de ter um jogo bem sucedido seja realizado. Concluiu-se que o desenvolvimento de jogos, quando tratado como profissão, é enxergado de formas diferentes no Brasil e no exterior.Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)2018-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17032Múltiplos Olhares em Ciência da Informação ; Vol. 7 No. 2 (2017): Publicações Contínuas 2017Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 7 Núm. 2 (2017): Publicações Contínuas 2017Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 7 No 2 (2017): Publicações Contínuas 2017Múltiplos Olhares em Ciência da Informação; v. 7 n. 2 (2017): Publicações Contínuas 20172237-6658reponame:Múltiplos Olhares em Ciência da Informaçãoinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17032/13801Copyright (c) 2018 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658info:eu-repo/semantics/openAccessSenna, Bernardo Augusto de OliveiraNunes, Guilherme TeresCabral, Henrique Cheik FreireVal, Victor Hugo Nascimento Costa2023-04-07T03:44:04Zoai:periodicos.ufmg.br:article/17032Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/oaimoci@eci.ufmg.br2237-66582237-6658opendoar:2023-04-07T03:44:04Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Por dentro da mente de um game developer
title Por dentro da mente de um game developer
spellingShingle Por dentro da mente de um game developer
Senna, Bernardo Augusto de Oliveira
Estudo de usuários
Desenvolvedores
Jogos
title_short Por dentro da mente de um game developer
title_full Por dentro da mente de um game developer
title_fullStr Por dentro da mente de um game developer
title_full_unstemmed Por dentro da mente de um game developer
title_sort Por dentro da mente de um game developer
author Senna, Bernardo Augusto de Oliveira
author_facet Senna, Bernardo Augusto de Oliveira
Nunes, Guilherme Teres
Cabral, Henrique Cheik Freire
Val, Victor Hugo Nascimento Costa
author_role author
author2 Nunes, Guilherme Teres
Cabral, Henrique Cheik Freire
Val, Victor Hugo Nascimento Costa
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Senna, Bernardo Augusto de Oliveira
Nunes, Guilherme Teres
Cabral, Henrique Cheik Freire
Val, Victor Hugo Nascimento Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Estudo de usuários
Desenvolvedores
Jogos
topic Estudo de usuários
Desenvolvedores
Jogos
description Desenvolvedores de jogos são os responsáveis pela produção de um jogo, desde a programação até o design, e muitas vezes também responsável pela divulgação, principalmente se tratando de produtores independentes. O objetivo deste estudo foi observar como funciona o aprendizado, quais são as atitudes, métodos e tomadas de decisões por parte dos desenvolvedores de jogos, para entender como tais profissionais conseguem se destacar no mercado de jogos. A pesquisa foi realizada em duas etapas: quantitativa e qualitativa. Na etapa quantitativa, foi utilizado o método de questionário on-line, divulgado em mídias sociais e grupos de desenvolvedores nacionais e internacionais. Posteriormente, na etapa qualitativa, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, via chat ou videoconferência, seguindo um roteiro de perguntas pré-definidas. Por fim, foi possível observar que é necessário um bom controle de deadlines, um marketing bem feito e uma dedicação incessante para que o desejo de ter um jogo bem sucedido seja realizado. Concluiu-se que o desenvolvimento de jogos, quando tratado como profissão, é enxergado de formas diferentes no Brasil e no exterior.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17032
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17032
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17032/13801
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
dc.source.none.fl_str_mv Múltiplos Olhares em Ciência da Informação ; Vol. 7 No. 2 (2017): Publicações Contínuas 2017
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 7 Núm. 2 (2017): Publicações Contínuas 2017
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 7 No 2 (2017): Publicações Contínuas 2017
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação; v. 7 n. 2 (2017): Publicações Contínuas 2017
2237-6658
reponame:Múltiplos Olhares em Ciência da Informação
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Múltiplos Olhares em Ciência da Informação
collection Múltiplos Olhares em Ciência da Informação
repository.name.fl_str_mv Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv moci@eci.ufmg.br
_version_ 1796797463439343616