Por dentro da mente de um game developer
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Múltiplos Olhares em Ciência da Informação |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17032 |
Resumo: | Desenvolvedores de jogos são os responsáveis pela produção de um jogo, desde a programação até o design, e muitas vezes também responsável pela divulgação, principalmente se tratando de produtores independentes. O objetivo deste estudo foi observar como funciona o aprendizado, quais são as atitudes, métodos e tomadas de decisões por parte dos desenvolvedores de jogos, para entender como tais profissionais conseguem se destacar no mercado de jogos. A pesquisa foi realizada em duas etapas: quantitativa e qualitativa. Na etapa quantitativa, foi utilizado o método de questionário on-line, divulgado em mídias sociais e grupos de desenvolvedores nacionais e internacionais. Posteriormente, na etapa qualitativa, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, via chat ou videoconferência, seguindo um roteiro de perguntas pré-definidas. Por fim, foi possível observar que é necessário um bom controle de deadlines, um marketing bem feito e uma dedicação incessante para que o desejo de ter um jogo bem sucedido seja realizado. Concluiu-se que o desenvolvimento de jogos, quando tratado como profissão, é enxergado de formas diferentes no Brasil e no exterior. |
id |
UFMG-20_c9f9f85e4d501a66d3cc1176c7bcd4ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/17032 |
network_acronym_str |
UFMG-20 |
network_name_str |
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação |
repository_id_str |
|
spelling |
Por dentro da mente de um game developerEstudo de usuáriosDesenvolvedoresJogosDesenvolvedores de jogos são os responsáveis pela produção de um jogo, desde a programação até o design, e muitas vezes também responsável pela divulgação, principalmente se tratando de produtores independentes. O objetivo deste estudo foi observar como funciona o aprendizado, quais são as atitudes, métodos e tomadas de decisões por parte dos desenvolvedores de jogos, para entender como tais profissionais conseguem se destacar no mercado de jogos. A pesquisa foi realizada em duas etapas: quantitativa e qualitativa. Na etapa quantitativa, foi utilizado o método de questionário on-line, divulgado em mídias sociais e grupos de desenvolvedores nacionais e internacionais. Posteriormente, na etapa qualitativa, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, via chat ou videoconferência, seguindo um roteiro de perguntas pré-definidas. Por fim, foi possível observar que é necessário um bom controle de deadlines, um marketing bem feito e uma dedicação incessante para que o desejo de ter um jogo bem sucedido seja realizado. Concluiu-se que o desenvolvimento de jogos, quando tratado como profissão, é enxergado de formas diferentes no Brasil e no exterior.Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)2018-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17032Múltiplos Olhares em Ciência da Informação ; Vol. 7 No. 2 (2017): Publicações Contínuas 2017Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 7 Núm. 2 (2017): Publicações Contínuas 2017Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 7 No 2 (2017): Publicações Contínuas 2017Múltiplos Olhares em Ciência da Informação; v. 7 n. 2 (2017): Publicações Contínuas 20172237-6658reponame:Múltiplos Olhares em Ciência da Informaçãoinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17032/13801Copyright (c) 2018 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658info:eu-repo/semantics/openAccessSenna, Bernardo Augusto de OliveiraNunes, Guilherme TeresCabral, Henrique Cheik FreireVal, Victor Hugo Nascimento Costa2023-04-07T03:44:04Zoai:periodicos.ufmg.br:article/17032Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/oaimoci@eci.ufmg.br2237-66582237-6658opendoar:2023-04-07T03:44:04Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Por dentro da mente de um game developer |
title |
Por dentro da mente de um game developer |
spellingShingle |
Por dentro da mente de um game developer Senna, Bernardo Augusto de Oliveira Estudo de usuários Desenvolvedores Jogos |
title_short |
Por dentro da mente de um game developer |
title_full |
Por dentro da mente de um game developer |
title_fullStr |
Por dentro da mente de um game developer |
title_full_unstemmed |
Por dentro da mente de um game developer |
title_sort |
Por dentro da mente de um game developer |
author |
Senna, Bernardo Augusto de Oliveira |
author_facet |
Senna, Bernardo Augusto de Oliveira Nunes, Guilherme Teres Cabral, Henrique Cheik Freire Val, Victor Hugo Nascimento Costa |
author_role |
author |
author2 |
Nunes, Guilherme Teres Cabral, Henrique Cheik Freire Val, Victor Hugo Nascimento Costa |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Senna, Bernardo Augusto de Oliveira Nunes, Guilherme Teres Cabral, Henrique Cheik Freire Val, Victor Hugo Nascimento Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudo de usuários Desenvolvedores Jogos |
topic |
Estudo de usuários Desenvolvedores Jogos |
description |
Desenvolvedores de jogos são os responsáveis pela produção de um jogo, desde a programação até o design, e muitas vezes também responsável pela divulgação, principalmente se tratando de produtores independentes. O objetivo deste estudo foi observar como funciona o aprendizado, quais são as atitudes, métodos e tomadas de decisões por parte dos desenvolvedores de jogos, para entender como tais profissionais conseguem se destacar no mercado de jogos. A pesquisa foi realizada em duas etapas: quantitativa e qualitativa. Na etapa quantitativa, foi utilizado o método de questionário on-line, divulgado em mídias sociais e grupos de desenvolvedores nacionais e internacionais. Posteriormente, na etapa qualitativa, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, via chat ou videoconferência, seguindo um roteiro de perguntas pré-definidas. Por fim, foi possível observar que é necessário um bom controle de deadlines, um marketing bem feito e uma dedicação incessante para que o desejo de ter um jogo bem sucedido seja realizado. Concluiu-se que o desenvolvimento de jogos, quando tratado como profissão, é enxergado de formas diferentes no Brasil e no exterior. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17032 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17032 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17032/13801 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação ; Vol. 7 No. 2 (2017): Publicações Contínuas 2017 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 7 Núm. 2 (2017): Publicações Contínuas 2017 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 7 No 2 (2017): Publicações Contínuas 2017 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação; v. 7 n. 2 (2017): Publicações Contínuas 2017 2237-6658 reponame:Múltiplos Olhares em Ciência da Informação instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação |
collection |
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação |
repository.name.fl_str_mv |
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
moci@eci.ufmg.br |
_version_ |
1796797463439343616 |