Educomunicação: um novo olhar sobre os meios de comunicação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Múltiplos Olhares em Ciência da Informação |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17493 |
Resumo: | Empregou a pesquisa bibliográfica em fontes secundárias e pesquisa on-line para obtenção de documentos sobre a temática abordada. Fundamenta a Educomunicação por meio do seu histórico que expõe a Educação e Comunicação como elementos indissociáveis, evidenciando suas finalidades de educar os indivíduos e formar comportamentos. Define Educomunicação com base em alguns autores e sobre diferentes aspectos. Expõe os Nativos Digitais e Imigrantes para distinguir gerações que convivem com as “novas” tecnologias e as necessidades de adaptações provocadas pela sua expansão. Ressalta a importância de se formar educadores e bibliotecários aptos para utilizar as tecnologias como um instrumento para disseminar a informação. Enfoca a Educomunicação como um caminho possível para construção de práticas leitoras a partir da utilização dos meios de comunicação. Destaca a função do bibliotecário mediador na Gestão da Comunicação em espaços virtuais. Indica que as ferramentas da Web 2.0 aliadas com a Educomunicação descortinam outras maneiras de ler, consumir e utilizar a informação. Elucida a criação de blogues de literatura infantil com o intuito de despertar o prazer pela leitura, a fim de otimizar os processos educacionais de formação de leitores. Conclui indicando o alcance interativo para construção do conhecimento através dos blogues como um ambiente aberto para diálogos e troca de experiências de crianças leitoras. Palavras-Chave: Educomunicação; Web 2.0; Blogues. |
id |
UFMG-20_d4c2767c2eb0caf089dce8597cad4e39 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/17493 |
network_acronym_str |
UFMG-20 |
network_name_str |
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação |
repository_id_str |
|
spelling |
Educomunicação: um novo olhar sobre os meios de comunicaçãoEmpregou a pesquisa bibliográfica em fontes secundárias e pesquisa on-line para obtenção de documentos sobre a temática abordada. Fundamenta a Educomunicação por meio do seu histórico que expõe a Educação e Comunicação como elementos indissociáveis, evidenciando suas finalidades de educar os indivíduos e formar comportamentos. Define Educomunicação com base em alguns autores e sobre diferentes aspectos. Expõe os Nativos Digitais e Imigrantes para distinguir gerações que convivem com as “novas” tecnologias e as necessidades de adaptações provocadas pela sua expansão. Ressalta a importância de se formar educadores e bibliotecários aptos para utilizar as tecnologias como um instrumento para disseminar a informação. Enfoca a Educomunicação como um caminho possível para construção de práticas leitoras a partir da utilização dos meios de comunicação. Destaca a função do bibliotecário mediador na Gestão da Comunicação em espaços virtuais. Indica que as ferramentas da Web 2.0 aliadas com a Educomunicação descortinam outras maneiras de ler, consumir e utilizar a informação. Elucida a criação de blogues de literatura infantil com o intuito de despertar o prazer pela leitura, a fim de otimizar os processos educacionais de formação de leitores. Conclui indicando o alcance interativo para construção do conhecimento através dos blogues como um ambiente aberto para diálogos e troca de experiências de crianças leitoras. Palavras-Chave: Educomunicação; Web 2.0; Blogues.Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)2014-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17493Múltiplos Olhares em Ciência da Informação ; Vol. 3 No. 2 (2013): Publicações Contínuas 2013Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 3 Núm. 2 (2013): Publicações Contínuas 2013Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 3 No 2 (2013): Publicações Contínuas 2013Múltiplos Olhares em Ciência da Informação; v. 3 n. 2 (2013): Publicações Contínuas 20132237-6658reponame:Múltiplos Olhares em Ciência da Informaçãoinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17493/14276Copyright (c) 2019 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658info:eu-repo/semantics/openAccessCarmo, Juliana Rabelo doSousa, Leonardo Silva2023-04-10T15:57:38Zoai:periodicos.ufmg.br:article/17493Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/oaimoci@eci.ufmg.br2237-66582237-6658opendoar:2023-04-10T15:57:38Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educomunicação: um novo olhar sobre os meios de comunicação |
title |
Educomunicação: um novo olhar sobre os meios de comunicação |
spellingShingle |
Educomunicação: um novo olhar sobre os meios de comunicação Carmo, Juliana Rabelo do |
title_short |
Educomunicação: um novo olhar sobre os meios de comunicação |
title_full |
Educomunicação: um novo olhar sobre os meios de comunicação |
title_fullStr |
Educomunicação: um novo olhar sobre os meios de comunicação |
title_full_unstemmed |
Educomunicação: um novo olhar sobre os meios de comunicação |
title_sort |
Educomunicação: um novo olhar sobre os meios de comunicação |
author |
Carmo, Juliana Rabelo do |
author_facet |
Carmo, Juliana Rabelo do Sousa, Leonardo Silva |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Leonardo Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carmo, Juliana Rabelo do Sousa, Leonardo Silva |
description |
Empregou a pesquisa bibliográfica em fontes secundárias e pesquisa on-line para obtenção de documentos sobre a temática abordada. Fundamenta a Educomunicação por meio do seu histórico que expõe a Educação e Comunicação como elementos indissociáveis, evidenciando suas finalidades de educar os indivíduos e formar comportamentos. Define Educomunicação com base em alguns autores e sobre diferentes aspectos. Expõe os Nativos Digitais e Imigrantes para distinguir gerações que convivem com as “novas” tecnologias e as necessidades de adaptações provocadas pela sua expansão. Ressalta a importância de se formar educadores e bibliotecários aptos para utilizar as tecnologias como um instrumento para disseminar a informação. Enfoca a Educomunicação como um caminho possível para construção de práticas leitoras a partir da utilização dos meios de comunicação. Destaca a função do bibliotecário mediador na Gestão da Comunicação em espaços virtuais. Indica que as ferramentas da Web 2.0 aliadas com a Educomunicação descortinam outras maneiras de ler, consumir e utilizar a informação. Elucida a criação de blogues de literatura infantil com o intuito de despertar o prazer pela leitura, a fim de otimizar os processos educacionais de formação de leitores. Conclui indicando o alcance interativo para construção do conhecimento através dos blogues como um ambiente aberto para diálogos e troca de experiências de crianças leitoras. Palavras-Chave: Educomunicação; Web 2.0; Blogues. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-05-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17493 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17493 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17493/14276 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação ; Vol. 3 No. 2 (2013): Publicações Contínuas 2013 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 3 Núm. 2 (2013): Publicações Contínuas 2013 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 3 No 2 (2013): Publicações Contínuas 2013 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação; v. 3 n. 2 (2013): Publicações Contínuas 2013 2237-6658 reponame:Múltiplos Olhares em Ciência da Informação instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação |
collection |
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação |
repository.name.fl_str_mv |
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
moci@eci.ufmg.br |
_version_ |
1796797463873454080 |