Educomunicação: um novo olhar sobre os meios de comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carmo, Juliana Rabelo do
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Sousa, Leonardo Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Múltiplos Olhares em Ciência da Informação
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17493
Resumo: Empregou a pesquisa bibliográfica em fontes secundárias e pesquisa on-line para obtenção de documentos sobre a temática abordada. Fundamenta a Educomunicação por meio do seu histórico que expõe a Educação e Comunicação como elementos indissociáveis, evidenciando suas finalidades de educar os indivíduos e formar comportamentos. Define Educomunicação com base em alguns autores e sobre diferentes aspectos. Expõe os Nativos Digitais e Imigrantes para distinguir gerações que convivem com as “novas” tecnologias e as necessidades de adaptações provocadas pela sua expansão. Ressalta a importância de se formar educadores e bibliotecários aptos para utilizar as tecnologias como um instrumento para disseminar a informação. Enfoca a Educomunicação como um caminho possível para construção de práticas leitoras a partir da utilização dos meios de comunicação. Destaca a função do bibliotecário mediador na Gestão da Comunicação em espaços virtuais. Indica que as ferramentas da Web 2.0 aliadas com a Educomunicação descortinam outras maneiras de ler, consumir e utilizar a informação. Elucida a criação de blogues de literatura infantil com o intuito de despertar o prazer pela leitura, a fim de otimizar os processos educacionais de formação de leitores. Conclui indicando o alcance interativo para construção do conhecimento através dos blogues como um ambiente aberto para diálogos e troca de experiências de crianças leitoras. Palavras-Chave: Educomunicação; Web 2.0; Blogues.
id UFMG-20_d4c2767c2eb0caf089dce8597cad4e39
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/17493
network_acronym_str UFMG-20
network_name_str Múltiplos Olhares em Ciência da Informação
repository_id_str
spelling Educomunicação: um novo olhar sobre os meios de comunicaçãoEmpregou a pesquisa bibliográfica em fontes secundárias e pesquisa on-line para obtenção de documentos sobre a temática abordada. Fundamenta a Educomunicação por meio do seu histórico que expõe a Educação e Comunicação como elementos indissociáveis, evidenciando suas finalidades de educar os indivíduos e formar comportamentos. Define Educomunicação com base em alguns autores e sobre diferentes aspectos. Expõe os Nativos Digitais e Imigrantes para distinguir gerações que convivem com as “novas” tecnologias e as necessidades de adaptações provocadas pela sua expansão. Ressalta a importância de se formar educadores e bibliotecários aptos para utilizar as tecnologias como um instrumento para disseminar a informação. Enfoca a Educomunicação como um caminho possível para construção de práticas leitoras a partir da utilização dos meios de comunicação. Destaca a função do bibliotecário mediador na Gestão da Comunicação em espaços virtuais. Indica que as ferramentas da Web 2.0 aliadas com a Educomunicação descortinam outras maneiras de ler, consumir e utilizar a informação. Elucida a criação de blogues de literatura infantil com o intuito de despertar o prazer pela leitura, a fim de otimizar os processos educacionais de formação de leitores. Conclui indicando o alcance interativo para construção do conhecimento através dos blogues como um ambiente aberto para diálogos e troca de experiências de crianças leitoras. Palavras-Chave: Educomunicação; Web 2.0; Blogues.Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)2014-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17493Múltiplos Olhares em Ciência da Informação ; Vol. 3 No. 2 (2013): Publicações Contínuas 2013Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 3 Núm. 2 (2013): Publicações Contínuas 2013Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 3 No 2 (2013): Publicações Contínuas 2013Múltiplos Olhares em Ciência da Informação; v. 3 n. 2 (2013): Publicações Contínuas 20132237-6658reponame:Múltiplos Olhares em Ciência da Informaçãoinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17493/14276Copyright (c) 2019 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658info:eu-repo/semantics/openAccessCarmo, Juliana Rabelo doSousa, Leonardo Silva2023-04-10T15:57:38Zoai:periodicos.ufmg.br:article/17493Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/oaimoci@eci.ufmg.br2237-66582237-6658opendoar:2023-04-10T15:57:38Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educomunicação: um novo olhar sobre os meios de comunicação
title Educomunicação: um novo olhar sobre os meios de comunicação
spellingShingle Educomunicação: um novo olhar sobre os meios de comunicação
Carmo, Juliana Rabelo do
title_short Educomunicação: um novo olhar sobre os meios de comunicação
title_full Educomunicação: um novo olhar sobre os meios de comunicação
title_fullStr Educomunicação: um novo olhar sobre os meios de comunicação
title_full_unstemmed Educomunicação: um novo olhar sobre os meios de comunicação
title_sort Educomunicação: um novo olhar sobre os meios de comunicação
author Carmo, Juliana Rabelo do
author_facet Carmo, Juliana Rabelo do
Sousa, Leonardo Silva
author_role author
author2 Sousa, Leonardo Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carmo, Juliana Rabelo do
Sousa, Leonardo Silva
description Empregou a pesquisa bibliográfica em fontes secundárias e pesquisa on-line para obtenção de documentos sobre a temática abordada. Fundamenta a Educomunicação por meio do seu histórico que expõe a Educação e Comunicação como elementos indissociáveis, evidenciando suas finalidades de educar os indivíduos e formar comportamentos. Define Educomunicação com base em alguns autores e sobre diferentes aspectos. Expõe os Nativos Digitais e Imigrantes para distinguir gerações que convivem com as “novas” tecnologias e as necessidades de adaptações provocadas pela sua expansão. Ressalta a importância de se formar educadores e bibliotecários aptos para utilizar as tecnologias como um instrumento para disseminar a informação. Enfoca a Educomunicação como um caminho possível para construção de práticas leitoras a partir da utilização dos meios de comunicação. Destaca a função do bibliotecário mediador na Gestão da Comunicação em espaços virtuais. Indica que as ferramentas da Web 2.0 aliadas com a Educomunicação descortinam outras maneiras de ler, consumir e utilizar a informação. Elucida a criação de blogues de literatura infantil com o intuito de despertar o prazer pela leitura, a fim de otimizar os processos educacionais de formação de leitores. Conclui indicando o alcance interativo para construção do conhecimento através dos blogues como um ambiente aberto para diálogos e troca de experiências de crianças leitoras. Palavras-Chave: Educomunicação; Web 2.0; Blogues.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17493
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17493
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17493/14276
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
dc.source.none.fl_str_mv Múltiplos Olhares em Ciência da Informação ; Vol. 3 No. 2 (2013): Publicações Contínuas 2013
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 3 Núm. 2 (2013): Publicações Contínuas 2013
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 3 No 2 (2013): Publicações Contínuas 2013
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação; v. 3 n. 2 (2013): Publicações Contínuas 2013
2237-6658
reponame:Múltiplos Olhares em Ciência da Informação
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Múltiplos Olhares em Ciência da Informação
collection Múltiplos Olhares em Ciência da Informação
repository.name.fl_str_mv Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv moci@eci.ufmg.br
_version_ 1796797463873454080