EMPODERAMENTO NO PROCESSO FORMATIVO DA BIBLIOTECONOMIA: UTOPIA TECNICISTA OU REALIDADE POSSÍVEL?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Kamila Pereira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Alauzo, Jorge Luiz Cativo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Múltiplos Olhares em Ciência da Informação
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17046
Resumo: Apresenta ações para o empoderamento cognitivo de discentes graduandos dos cursos de Biblioteconomia a partir de diferentes cenários e atores envolvidos no processo formativo. O artigo tem por objetivo identificar algumas dessas ações visando a emancipação e a autonomia discente a partir da promoção do empoderamento no âmbito da formação desses futuros profissionais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica que recorre aos principais autores das áreas da Educação e da Biblioteconomia. Conclui que as ações de empoderamento cognitivo voltadas para graduandos de Biblioteconomia são significativas para seu protagonismo e sua participação acadêmica na universidade, ampliando competências a partir de novas perspectivas sobre a profissão. Espera-se que as reflexões acerca do processo formativo na Biblioteconomia, sejam refletidas na emancipação cognitiva, econômica, social e política desses graduandos, sobretudo no que tange às demandas de uma realidade possível exigidas ao moderno profissional da informação.
id UFMG-20_fd201137b3656535e793fa6a9821551a
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/17046
network_acronym_str UFMG-20
network_name_str Múltiplos Olhares em Ciência da Informação
repository_id_str
spelling EMPODERAMENTO NO PROCESSO FORMATIVO DA BIBLIOTECONOMIA: UTOPIA TECNICISTA OU REALIDADE POSSÍVEL?Empoderamento cognitivoProcesso formativo na BiblioteconomiaPráticas acadêmicas.Apresenta ações para o empoderamento cognitivo de discentes graduandos dos cursos de Biblioteconomia a partir de diferentes cenários e atores envolvidos no processo formativo. O artigo tem por objetivo identificar algumas dessas ações visando a emancipação e a autonomia discente a partir da promoção do empoderamento no âmbito da formação desses futuros profissionais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica que recorre aos principais autores das áreas da Educação e da Biblioteconomia. Conclui que as ações de empoderamento cognitivo voltadas para graduandos de Biblioteconomia são significativas para seu protagonismo e sua participação acadêmica na universidade, ampliando competências a partir de novas perspectivas sobre a profissão. Espera-se que as reflexões acerca do processo formativo na Biblioteconomia, sejam refletidas na emancipação cognitiva, econômica, social e política desses graduandos, sobretudo no que tange às demandas de uma realidade possível exigidas ao moderno profissional da informação.Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)2019-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17046Múltiplos Olhares em Ciência da Informação ; Vol. 9 No. 1 (2019): Publicações Contínuas 2019Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 9 Núm. 1 (2019): Publicações Contínuas 2019Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 9 No 1 (2019): Publicações Contínuas 2019Múltiplos Olhares em Ciência da Informação; v. 9 n. 1 (2019): Publicações Contínuas 20192237-6658reponame:Múltiplos Olhares em Ciência da Informaçãoinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17046/13816Copyright (c) 2019 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Kamila PereiraAlauzo, Jorge Luiz Cativo2023-04-07T03:13:26Zoai:periodicos.ufmg.br:article/17046Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/oaimoci@eci.ufmg.br2237-66582237-6658opendoar:2023-04-07T03:13:26Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv EMPODERAMENTO NO PROCESSO FORMATIVO DA BIBLIOTECONOMIA: UTOPIA TECNICISTA OU REALIDADE POSSÍVEL?
title EMPODERAMENTO NO PROCESSO FORMATIVO DA BIBLIOTECONOMIA: UTOPIA TECNICISTA OU REALIDADE POSSÍVEL?
spellingShingle EMPODERAMENTO NO PROCESSO FORMATIVO DA BIBLIOTECONOMIA: UTOPIA TECNICISTA OU REALIDADE POSSÍVEL?
Silva, Kamila Pereira
Empoderamento cognitivo
Processo formativo na Biblioteconomia
Práticas acadêmicas.
title_short EMPODERAMENTO NO PROCESSO FORMATIVO DA BIBLIOTECONOMIA: UTOPIA TECNICISTA OU REALIDADE POSSÍVEL?
title_full EMPODERAMENTO NO PROCESSO FORMATIVO DA BIBLIOTECONOMIA: UTOPIA TECNICISTA OU REALIDADE POSSÍVEL?
title_fullStr EMPODERAMENTO NO PROCESSO FORMATIVO DA BIBLIOTECONOMIA: UTOPIA TECNICISTA OU REALIDADE POSSÍVEL?
title_full_unstemmed EMPODERAMENTO NO PROCESSO FORMATIVO DA BIBLIOTECONOMIA: UTOPIA TECNICISTA OU REALIDADE POSSÍVEL?
title_sort EMPODERAMENTO NO PROCESSO FORMATIVO DA BIBLIOTECONOMIA: UTOPIA TECNICISTA OU REALIDADE POSSÍVEL?
author Silva, Kamila Pereira
author_facet Silva, Kamila Pereira
Alauzo, Jorge Luiz Cativo
author_role author
author2 Alauzo, Jorge Luiz Cativo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Kamila Pereira
Alauzo, Jorge Luiz Cativo
dc.subject.por.fl_str_mv Empoderamento cognitivo
Processo formativo na Biblioteconomia
Práticas acadêmicas.
topic Empoderamento cognitivo
Processo formativo na Biblioteconomia
Práticas acadêmicas.
description Apresenta ações para o empoderamento cognitivo de discentes graduandos dos cursos de Biblioteconomia a partir de diferentes cenários e atores envolvidos no processo formativo. O artigo tem por objetivo identificar algumas dessas ações visando a emancipação e a autonomia discente a partir da promoção do empoderamento no âmbito da formação desses futuros profissionais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica que recorre aos principais autores das áreas da Educação e da Biblioteconomia. Conclui que as ações de empoderamento cognitivo voltadas para graduandos de Biblioteconomia são significativas para seu protagonismo e sua participação acadêmica na universidade, ampliando competências a partir de novas perspectivas sobre a profissão. Espera-se que as reflexões acerca do processo formativo na Biblioteconomia, sejam refletidas na emancipação cognitiva, econômica, social e política desses graduandos, sobretudo no que tange às demandas de uma realidade possível exigidas ao moderno profissional da informação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17046
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17046
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17046/13816
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
dc.source.none.fl_str_mv Múltiplos Olhares em Ciência da Informação ; Vol. 9 No. 1 (2019): Publicações Contínuas 2019
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 9 Núm. 1 (2019): Publicações Contínuas 2019
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 9 No 1 (2019): Publicações Contínuas 2019
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação; v. 9 n. 1 (2019): Publicações Contínuas 2019
2237-6658
reponame:Múltiplos Olhares em Ciência da Informação
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Múltiplos Olhares em Ciência da Informação
collection Múltiplos Olhares em Ciência da Informação
repository.name.fl_str_mv Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv moci@eci.ufmg.br
_version_ 1796797463459266560