A NECESSIDADE DO CONHECIMENTO TECNOLÓGICO PARA O ACESSO À INFORMAÇÃO QUALIFICADA NO COMÉRCIO DE DIAMANTES LAPIDADOS DO MERCADO DE CONSUMO BRASILEIRO - DOI: 10.12818/P.0304-2340.2021v78p285

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva Borges, Maurício
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Aranha da Paz, Simone Patrícia, Verbicaro, Dennis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (Online)
Texto Completo: https://www.direito.ufmg.br/revista/index.php/revista/article/view/2169
Resumo: O trabalho tem por objetivo discutir a relação consumerista dos diamantes lapidados no que diz respeito ao fornecimento pelo fornecedor das informações completas e necessárias acerca da natureza de tal produto: natural, melhorado, artificial ou imitado. Demonstrarse-á a dificuldade de obtenção de informações através de análises de seis amostras de gemas inorgânicas, obtidas através do método de Espectroscopia de Infravermelho Por Transformada de Fourier (FTIR), pelo equipamento o Nicolet 6700 Spectrometer (Thermo Electron Corporation), provando a complexidade da relação por exigir equipamentos tecnológicos que normalmente são acessíveis aos grandes laboratórios, universidades e a pesquisadores de grande treinamento prático e especializado conhecimento técnico. Neste contexto, é evidente a fragilidade do consumidor em função da necessidade imprescindível da informação, demonstrando que, para haver o equilíbrio das relações entre fornecedores e consumidores atinentes ao comércio de diamantes lapidados e a joalheria a eles associada, perpassa pela aplicação de tecnologias com maior grau de sofisticação para, consequentemente, satisfazer as lacunas informacionais da relação em discussão.
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