A COMUNIDADE CIENTÍFICA AMPLIADA E O REGIME DE PRODUÇÃO DE SABERES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schwartz, Yves
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho & Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9202
Resumo: Entre os anos 1978 e 1982, no âmbito de engajamentos militantes, eu me coloquei a tarefa de melhor compreender as relações entre o mundo da cultura, da educação edotrnbalho, indo o mais perto possível dos locais de trabalho. Na época, estávamos às voltas com o problema da "alternância" entre períodos educativos na escola e de trabalho nas empresas, problema ao mesmo tempo pedagógico, social e filosófico, que me parecia proveniente de uma dificuldade de articulação entre estes dois universos. Isso me levou a visitar empresas e a conversar com os responsáveis e os comitês de empresas. Quanto mais avançava nessa empreitada, mais era reforçada a hipótese de que existiam no trabalho formas de cultura, de acumulação de patrimônios que se articulavam mal com a concepção de formação profissional e, além dela, com a de formação geral. O termo patrimônio, embora híbrido, denota algo da ordem dos saberes e dos valores, fundamental para se compreender a vida nas empresas, nos locais de trabalho.
id UFMG-23_04b761aafdbe51b25862d415374d8fc7
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/9202
network_acronym_str UFMG-23
network_name_str Trabalho & Educação (Online)
repository_id_str
spelling A COMUNIDADE CIENTÍFICA AMPLIADA E O REGIME DE PRODUÇÃO DE SABERESCOmunidade científica ampliadaProdução de saberesTrabalho370.05Entre os anos 1978 e 1982, no âmbito de engajamentos militantes, eu me coloquei a tarefa de melhor compreender as relações entre o mundo da cultura, da educação edotrnbalho, indo o mais perto possível dos locais de trabalho. Na época, estávamos às voltas com o problema da "alternância" entre períodos educativos na escola e de trabalho nas empresas, problema ao mesmo tempo pedagógico, social e filosófico, que me parecia proveniente de uma dificuldade de articulação entre estes dois universos. Isso me levou a visitar empresas e a conversar com os responsáveis e os comitês de empresas. Quanto mais avançava nessa empreitada, mais era reforçada a hipótese de que existiam no trabalho formas de cultura, de acumulação de patrimônios que se articulavam mal com a concepção de formação profissional e, além dela, com a de formação geral. O termo patrimônio, embora híbrido, denota algo da ordem dos saberes e dos valores, fundamental para se compreender a vida nas empresas, nos locais de trabalho.Universidade Federal de Minas Gerais2013-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9202Trabalho & Educação; Vol. 7 (2000): NÚMERO 7; 38-46Trabalho & Educação; Vol. 7 (2000): NÚMERO 7; 38-46Trabalho & Educação; Vol. 7 (2000): NÚMERO 7; 38-46Trabalho & Educação; v. 7 (2000): NÚMERO 7; 38-462238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9202/6622Schwartz, Yvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T19:52:08Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9202Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:52:08Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A COMUNIDADE CIENTÍFICA AMPLIADA E O REGIME DE PRODUÇÃO DE SABERES
title A COMUNIDADE CIENTÍFICA AMPLIADA E O REGIME DE PRODUÇÃO DE SABERES
spellingShingle A COMUNIDADE CIENTÍFICA AMPLIADA E O REGIME DE PRODUÇÃO DE SABERES
Schwartz, Yves
COmunidade científica ampliada
Produção de saberes
Trabalho
370.05
title_short A COMUNIDADE CIENTÍFICA AMPLIADA E O REGIME DE PRODUÇÃO DE SABERES
title_full A COMUNIDADE CIENTÍFICA AMPLIADA E O REGIME DE PRODUÇÃO DE SABERES
title_fullStr A COMUNIDADE CIENTÍFICA AMPLIADA E O REGIME DE PRODUÇÃO DE SABERES
title_full_unstemmed A COMUNIDADE CIENTÍFICA AMPLIADA E O REGIME DE PRODUÇÃO DE SABERES
title_sort A COMUNIDADE CIENTÍFICA AMPLIADA E O REGIME DE PRODUÇÃO DE SABERES
author Schwartz, Yves
author_facet Schwartz, Yves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schwartz, Yves
dc.subject.por.fl_str_mv COmunidade científica ampliada
Produção de saberes
Trabalho
370.05
topic COmunidade científica ampliada
Produção de saberes
Trabalho
370.05
description Entre os anos 1978 e 1982, no âmbito de engajamentos militantes, eu me coloquei a tarefa de melhor compreender as relações entre o mundo da cultura, da educação edotrnbalho, indo o mais perto possível dos locais de trabalho. Na época, estávamos às voltas com o problema da "alternância" entre períodos educativos na escola e de trabalho nas empresas, problema ao mesmo tempo pedagógico, social e filosófico, que me parecia proveniente de uma dificuldade de articulação entre estes dois universos. Isso me levou a visitar empresas e a conversar com os responsáveis e os comitês de empresas. Quanto mais avançava nessa empreitada, mais era reforçada a hipótese de que existiam no trabalho formas de cultura, de acumulação de patrimônios que se articulavam mal com a concepção de formação profissional e, além dela, com a de formação geral. O termo patrimônio, embora híbrido, denota algo da ordem dos saberes e dos valores, fundamental para se compreender a vida nas empresas, nos locais de trabalho.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9202
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9202
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9202/6622
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho & Educação; Vol. 7 (2000): NÚMERO 7; 38-46
Trabalho & Educação; Vol. 7 (2000): NÚMERO 7; 38-46
Trabalho & Educação; Vol. 7 (2000): NÚMERO 7; 38-46
Trabalho & Educação; v. 7 (2000): NÚMERO 7; 38-46
2238-037X
1516-9537
reponame:Trabalho & Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Trabalho & Educação (Online)
collection Trabalho & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com
_version_ 1797220513021427712