GRAMSCI: O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO NOS CADERNOS DO CÁRCERE / Gramsci: The political-pedagogical project in the Prison Notebooks
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalho & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8925 |
Resumo: | O presente trabalho retoma alguns dos principais interlocutores de Gramsci como Marx, Croce e Sorel, detém-se particularmente numa comparação metodológica de pesquisa entre o primeiro e o autor dos Quaderni, mostrando aproximações e divergências entre os mesmos. Enquanto em Marx o aspecto científico se mostra como o mais robusto, em Gramsci apresenta-se como o mais frágil. Pode-se perceber o contrário no que toca à dimensão política, que Gramsci discute e mostra o seu momento de coincidência com a dimensão pedagógica. Política é educação e educação é política. Mas investigando-se a ênfase dada por Gramsci nos Cadernos do Cárcere a um determinado projeto de elevação intelectual e moral das massas, percebe-se a contradição existente entre os meios propostos pelo pensador e político sardo e os fins contidos em seu projeto político pedagógico. |
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GRAMSCI: O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO NOS CADERNOS DO CÁRCERE / Gramsci: The political-pedagogical project in the Prison NotebooksGramsciprojeto político-pedagógicoCadernos do Cárcere371 O presente trabalho retoma alguns dos principais interlocutores de Gramsci como Marx, Croce e Sorel, detém-se particularmente numa comparação metodológica de pesquisa entre o primeiro e o autor dos Quaderni, mostrando aproximações e divergências entre os mesmos. Enquanto em Marx o aspecto científico se mostra como o mais robusto, em Gramsci apresenta-se como o mais frágil. Pode-se perceber o contrário no que toca à dimensão política, que Gramsci discute e mostra o seu momento de coincidência com a dimensão pedagógica. Política é educação e educação é política. Mas investigando-se a ênfase dada por Gramsci nos Cadernos do Cárcere a um determinado projeto de elevação intelectual e moral das massas, percebe-se a contradição existente entre os meios propostos pelo pensador e político sardo e os fins contidos em seu projeto político pedagógico.Universidade Federal de Minas Gerais2012-09-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8925Trabalho & Educação; Vol. 21 No. 2 (2012); 29-41Trabalho & Educação; Vol. 21 Núm. 2 (2012); 29-41Trabalho & Educação; Vol. 21 No 2 (2012); 29-41Trabalho & Educação; v. 21 n. 2 (2012); 29-412238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8925/6419Medici, Ritainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T19:51:39Zoai:periodicos.ufmg.br:article/8925Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:51:39Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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