INTELIGÊNCIA E CONTEMPORANEIDADE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalho & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9099 |
Resumo: | A inteligência é um dos conceitos mais estudados e discutidos do último século. Foi temática fundamental no período de emergência e consolidação da psicologia moderna, uma vez que, a partir das últimas décadas do século passado, a questão do conhecimento deixaria de ser um problema específico da filosofia, para se converter em um objeto dessa novíssilna ciência chamada a dizer como se dão os processos individuais de aquisição do conhecimento. O eixo da questão se deslocava da apreensão do sujeito coletivo, no processo de conhecimento, para o ser particularizado, indivíduo empírico que aprende. Estava posta em questão, portanto, a explicação da cognição do indivíduo empírico, a sua inteligência. |
id |
UFMG-23_0869a9c15d519a2ce3740fa6fe785075 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/9099 |
network_acronym_str |
UFMG-23 |
network_name_str |
Trabalho & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
INTELIGÊNCIA E CONTEMPORANEIDADEInteligênciaPsicologiaConhecimento370.05 A inteligência é um dos conceitos mais estudados e discutidos do último século. Foi temática fundamental no período de emergência e consolidação da psicologia moderna, uma vez que, a partir das últimas décadas do século passado, a questão do conhecimento deixaria de ser um problema específico da filosofia, para se converter em um objeto dessa novíssilna ciência chamada a dizer como se dão os processos individuais de aquisição do conhecimento. O eixo da questão se deslocava da apreensão do sujeito coletivo, no processo de conhecimento, para o ser particularizado, indivíduo empírico que aprende. Estava posta em questão, portanto, a explicação da cognição do indivíduo empírico, a sua inteligência.Universidade Federal de Minas Gerais2013-05-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9099Trabalho & Educação; Vol. 4 (1998): NÚMERO 4; 63-75Trabalho & Educação; Vol. 4 (1998): NÚMERO 4; 63-75Trabalho & Educação; Vol. 4 (1998): NÚMERO 4; 63-75Trabalho & Educação; v. 4 (1998): NÚMERO 4; 63-752238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9099/6540Miranda, Marília Gouvêa deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T19:51:57Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9099Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:51:57Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INTELIGÊNCIA E CONTEMPORANEIDADE |
title |
INTELIGÊNCIA E CONTEMPORANEIDADE |
spellingShingle |
INTELIGÊNCIA E CONTEMPORANEIDADE Miranda, Marília Gouvêa de Inteligência Psicologia Conhecimento 370.05 |
title_short |
INTELIGÊNCIA E CONTEMPORANEIDADE |
title_full |
INTELIGÊNCIA E CONTEMPORANEIDADE |
title_fullStr |
INTELIGÊNCIA E CONTEMPORANEIDADE |
title_full_unstemmed |
INTELIGÊNCIA E CONTEMPORANEIDADE |
title_sort |
INTELIGÊNCIA E CONTEMPORANEIDADE |
author |
Miranda, Marília Gouvêa de |
author_facet |
Miranda, Marília Gouvêa de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Marília Gouvêa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inteligência Psicologia Conhecimento 370.05 |
topic |
Inteligência Psicologia Conhecimento 370.05 |
description |
A inteligência é um dos conceitos mais estudados e discutidos do último século. Foi temática fundamental no período de emergência e consolidação da psicologia moderna, uma vez que, a partir das últimas décadas do século passado, a questão do conhecimento deixaria de ser um problema específico da filosofia, para se converter em um objeto dessa novíssilna ciência chamada a dizer como se dão os processos individuais de aquisição do conhecimento. O eixo da questão se deslocava da apreensão do sujeito coletivo, no processo de conhecimento, para o ser particularizado, indivíduo empírico que aprende. Estava posta em questão, portanto, a explicação da cognição do indivíduo empírico, a sua inteligência. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-05-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9099 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9099 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9099/6540 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trabalho & Educação; Vol. 4 (1998): NÚMERO 4; 63-75 Trabalho & Educação; Vol. 4 (1998): NÚMERO 4; 63-75 Trabalho & Educação; Vol. 4 (1998): NÚMERO 4; 63-75 Trabalho & Educação; v. 4 (1998): NÚMERO 4; 63-75 2238-037X 1516-9537 reponame:Trabalho & Educação (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Trabalho & Educação (Online) |
collection |
Trabalho & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com |
_version_ |
1797220512592560128 |