INTELIGÊNCIA E CONTEMPORANEIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Marília Gouvêa de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho & Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9099
Resumo: A inteligência é um dos conceitos mais estudados e discutidos do último século. Foi temática fundamental no período de emergência e consolidação da psicologia moderna, uma vez que, a partir das últimas décadas do século passado, a questão do conhecimento deixaria de ser um problema específico da filosofia, para se converter em um objeto dessa novíssilna ciência chamada a dizer como se dão os processos individuais de aquisição do conhecimento. O eixo da questão se deslocava da apreensão do sujeito coletivo, no processo de conhecimento, para o ser particularizado, indivíduo empírico que aprende. Estava posta em questão, portanto, a explicação da cognição do indivíduo empírico, a sua inteligência.
id UFMG-23_0869a9c15d519a2ce3740fa6fe785075
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/9099
network_acronym_str UFMG-23
network_name_str Trabalho & Educação (Online)
repository_id_str
spelling INTELIGÊNCIA E CONTEMPORANEIDADEInteligênciaPsicologiaConhecimento370.05 A inteligência é um dos conceitos mais estudados e discutidos do último século. Foi temática fundamental no período de emergência e consolidação da psicologia moderna, uma vez que, a partir das últimas décadas do século passado, a questão do conhecimento deixaria de ser um problema específico da filosofia, para se converter em um objeto dessa novíssilna ciência chamada a dizer como se dão os processos individuais de aquisição do conhecimento. O eixo da questão se deslocava da apreensão do sujeito coletivo, no processo de conhecimento, para o ser particularizado, indivíduo empírico que aprende. Estava posta em questão, portanto, a explicação da cognição do indivíduo empírico, a sua inteligência.Universidade Federal de Minas Gerais2013-05-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9099Trabalho & Educação; Vol. 4 (1998): NÚMERO 4; 63-75Trabalho & Educação; Vol. 4 (1998): NÚMERO 4; 63-75Trabalho & Educação; Vol. 4 (1998): NÚMERO 4; 63-75Trabalho & Educação; v. 4 (1998): NÚMERO 4; 63-752238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9099/6540Miranda, Marília Gouvêa deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T19:51:57Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9099Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:51:57Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv INTELIGÊNCIA E CONTEMPORANEIDADE
title INTELIGÊNCIA E CONTEMPORANEIDADE
spellingShingle INTELIGÊNCIA E CONTEMPORANEIDADE
Miranda, Marília Gouvêa de
Inteligência
Psicologia
Conhecimento
370.05
title_short INTELIGÊNCIA E CONTEMPORANEIDADE
title_full INTELIGÊNCIA E CONTEMPORANEIDADE
title_fullStr INTELIGÊNCIA E CONTEMPORANEIDADE
title_full_unstemmed INTELIGÊNCIA E CONTEMPORANEIDADE
title_sort INTELIGÊNCIA E CONTEMPORANEIDADE
author Miranda, Marília Gouvêa de
author_facet Miranda, Marília Gouvêa de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Marília Gouvêa de
dc.subject.por.fl_str_mv Inteligência
Psicologia
Conhecimento
370.05
topic Inteligência
Psicologia
Conhecimento
370.05
description A inteligência é um dos conceitos mais estudados e discutidos do último século. Foi temática fundamental no período de emergência e consolidação da psicologia moderna, uma vez que, a partir das últimas décadas do século passado, a questão do conhecimento deixaria de ser um problema específico da filosofia, para se converter em um objeto dessa novíssilna ciência chamada a dizer como se dão os processos individuais de aquisição do conhecimento. O eixo da questão se deslocava da apreensão do sujeito coletivo, no processo de conhecimento, para o ser particularizado, indivíduo empírico que aprende. Estava posta em questão, portanto, a explicação da cognição do indivíduo empírico, a sua inteligência.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9099
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9099
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9099/6540
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho & Educação; Vol. 4 (1998): NÚMERO 4; 63-75
Trabalho & Educação; Vol. 4 (1998): NÚMERO 4; 63-75
Trabalho & Educação; Vol. 4 (1998): NÚMERO 4; 63-75
Trabalho & Educação; v. 4 (1998): NÚMERO 4; 63-75
2238-037X
1516-9537
reponame:Trabalho & Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Trabalho & Educação (Online)
collection Trabalho & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com
_version_ 1797220512592560128