TRAGEDIA, ACTUALIDAD, UTOPÍA. A PROPÓSITO DE LAS CONTROVERSIAS ENTRE EL JOVEN LUKÁCS Y EL JOVEN BLOCH / Tragedy, presente time, utopia. About the controversies between the young Lukács and the young Bloch
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalho & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9416 |
Resumo: | A reconhecida amizade entre György Lukács e Ernst Bloch já trazia, em si, os elementos que sustentariam, alguns anos depois da aproximação, o rompimento entre os filósofos. Se, inicialmente, as afinidades superavam as divergências nas construções teóricas de cada um, já não foram suficientes para manter por muito tempo os dois amigos no mesmo caminho. A exemplo das discordâncias registradas, tem-se o posicionamento de Bloch a respeito dos filósofos, que, para ele, deveriam manter suas lutas políticas restritas ao trabalho teórico. Por outro lado, Lukács ressaltava a importância do comprometimento, também de maneira prática, com a política e seus desdobramentos. A ideia de desenvolver uma ontologia marxiana, interseção que marcou as obras dos então amigos, não foi capaz de manter alinhadas as propostas de superação da existência alienada identificada tanto nos registros blochianos quanto lukacsianos e o distanciamento entre os filósofos era acentuado à medida que as perspectivas teóricas de cada um se tornavam públicas e ganhavam notoriedade. |
id |
UFMG-23_d669d224ea4bedf2e35c81b996a2ddbe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/9416 |
network_acronym_str |
UFMG-23 |
network_name_str |
Trabalho & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
TRAGEDIA, ACTUALIDAD, UTOPÍA. A PROPÓSITO DE LAS CONTROVERSIAS ENTRE EL JOVEN LUKÁCS Y EL JOVEN BLOCH / Tragedy, presente time, utopia. About the controversies between the young Lukács and the young Bloch370.05A reconhecida amizade entre György Lukács e Ernst Bloch já trazia, em si, os elementos que sustentariam, alguns anos depois da aproximação, o rompimento entre os filósofos. Se, inicialmente, as afinidades superavam as divergências nas construções teóricas de cada um, já não foram suficientes para manter por muito tempo os dois amigos no mesmo caminho. A exemplo das discordâncias registradas, tem-se o posicionamento de Bloch a respeito dos filósofos, que, para ele, deveriam manter suas lutas políticas restritas ao trabalho teórico. Por outro lado, Lukács ressaltava a importância do comprometimento, também de maneira prática, com a política e seus desdobramentos. A ideia de desenvolver uma ontologia marxiana, interseção que marcou as obras dos então amigos, não foi capaz de manter alinhadas as propostas de superação da existência alienada identificada tanto nos registros blochianos quanto lukacsianos e o distanciamento entre os filósofos era acentuado à medida que as perspectivas teóricas de cada um se tornavam públicas e ganhavam notoriedade.Universidade Federal de Minas Gerais2015-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9416Trabalho & Educação; Vol. 24 No. 1 (2015): DOSSIÊ ONTOLOGIA DO SER SOCIAL E FORMAÇÃO HUMANA; 131-142Trabalho & Educação; Vol. 24 Núm. 1 (2015): DOSSIÊ ONTOLOGIA DO SER SOCIAL E FORMAÇÃO HUMANA; 131-142Trabalho & Educação; Vol. 24 No 1 (2015): DOSSIÊ ONTOLOGIA DO SER SOCIAL E FORMAÇÃO HUMANA; 131-142Trabalho & Educação; v. 24 n. 1 (2015): DOSSIÊ ONTOLOGIA DO SER SOCIAL E FORMAÇÃO HUMANA; 131-1422238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9416/6710Copyright (c) 2015 Trabalho & Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessVedda, Miguel2019-02-01T19:52:31Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9416Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:52:31Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TRAGEDIA, ACTUALIDAD, UTOPÍA. A PROPÓSITO DE LAS CONTROVERSIAS ENTRE EL JOVEN LUKÁCS Y EL JOVEN BLOCH / Tragedy, presente time, utopia. About the controversies between the young Lukács and the young Bloch |
title |
TRAGEDIA, ACTUALIDAD, UTOPÍA. A PROPÓSITO DE LAS CONTROVERSIAS ENTRE EL JOVEN LUKÁCS Y EL JOVEN BLOCH / Tragedy, presente time, utopia. About the controversies between the young Lukács and the young Bloch |
spellingShingle |
TRAGEDIA, ACTUALIDAD, UTOPÍA. A PROPÓSITO DE LAS CONTROVERSIAS ENTRE EL JOVEN LUKÁCS Y EL JOVEN BLOCH / Tragedy, presente time, utopia. About the controversies between the young Lukács and the young Bloch Vedda, Miguel 370.05 |
title_short |
TRAGEDIA, ACTUALIDAD, UTOPÍA. A PROPÓSITO DE LAS CONTROVERSIAS ENTRE EL JOVEN LUKÁCS Y EL JOVEN BLOCH / Tragedy, presente time, utopia. About the controversies between the young Lukács and the young Bloch |
title_full |
TRAGEDIA, ACTUALIDAD, UTOPÍA. A PROPÓSITO DE LAS CONTROVERSIAS ENTRE EL JOVEN LUKÁCS Y EL JOVEN BLOCH / Tragedy, presente time, utopia. About the controversies between the young Lukács and the young Bloch |
title_fullStr |
TRAGEDIA, ACTUALIDAD, UTOPÍA. A PROPÓSITO DE LAS CONTROVERSIAS ENTRE EL JOVEN LUKÁCS Y EL JOVEN BLOCH / Tragedy, presente time, utopia. About the controversies between the young Lukács and the young Bloch |
title_full_unstemmed |
TRAGEDIA, ACTUALIDAD, UTOPÍA. A PROPÓSITO DE LAS CONTROVERSIAS ENTRE EL JOVEN LUKÁCS Y EL JOVEN BLOCH / Tragedy, presente time, utopia. About the controversies between the young Lukács and the young Bloch |
title_sort |
TRAGEDIA, ACTUALIDAD, UTOPÍA. A PROPÓSITO DE LAS CONTROVERSIAS ENTRE EL JOVEN LUKÁCS Y EL JOVEN BLOCH / Tragedy, presente time, utopia. About the controversies between the young Lukács and the young Bloch |
author |
Vedda, Miguel |
author_facet |
Vedda, Miguel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vedda, Miguel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
370.05 |
topic |
370.05 |
description |
A reconhecida amizade entre György Lukács e Ernst Bloch já trazia, em si, os elementos que sustentariam, alguns anos depois da aproximação, o rompimento entre os filósofos. Se, inicialmente, as afinidades superavam as divergências nas construções teóricas de cada um, já não foram suficientes para manter por muito tempo os dois amigos no mesmo caminho. A exemplo das discordâncias registradas, tem-se o posicionamento de Bloch a respeito dos filósofos, que, para ele, deveriam manter suas lutas políticas restritas ao trabalho teórico. Por outro lado, Lukács ressaltava a importância do comprometimento, também de maneira prática, com a política e seus desdobramentos. A ideia de desenvolver uma ontologia marxiana, interseção que marcou as obras dos então amigos, não foi capaz de manter alinhadas as propostas de superação da existência alienada identificada tanto nos registros blochianos quanto lukacsianos e o distanciamento entre os filósofos era acentuado à medida que as perspectivas teóricas de cada um se tornavam públicas e ganhavam notoriedade. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9416 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9416 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9416/6710 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Trabalho & Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Trabalho & Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trabalho & Educação; Vol. 24 No. 1 (2015): DOSSIÊ ONTOLOGIA DO SER SOCIAL E FORMAÇÃO HUMANA; 131-142 Trabalho & Educação; Vol. 24 Núm. 1 (2015): DOSSIÊ ONTOLOGIA DO SER SOCIAL E FORMAÇÃO HUMANA; 131-142 Trabalho & Educação; Vol. 24 No 1 (2015): DOSSIÊ ONTOLOGIA DO SER SOCIAL E FORMAÇÃO HUMANA; 131-142 Trabalho & Educação; v. 24 n. 1 (2015): DOSSIÊ ONTOLOGIA DO SER SOCIAL E FORMAÇÃO HUMANA; 131-142 2238-037X 1516-9537 reponame:Trabalho & Educação (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Trabalho & Educação (Online) |
collection |
Trabalho & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com |
_version_ |
1797220513450295296 |