INTEGRAÇÃO CURRICULAR EM UM CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO: CONCEPÇÕES DOCENTES | Curriculum integration in a Technical Course in Business Administration: teacher’s conceptions
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalho & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9625 |
Resumo: | This study aims to verify the conception of teachers from a Secondary Technical Course in Business Administration on the issue of integrating basic education curriculum to professional education curriculum. The paper presents a documentary research in the legislation on the offer of technical courses integrated to secondary education in Brazil, rescuing the period between 2004 and 2016. It also presents a theoretical research on the theme of curriculum integration of professional and basic education. The research is an exploratory study and the data collection was performed through an electronic questionnaire applied to the teachers of the course. The results, although evaluated positively, point to the immediate imperative of constructive dialogues on how to make a curriculum integration that contributes to the formation of competent citizens for life and work. The posture and performance of teachers are confirmed as fundamental pillars for the success of integrated technical courses.___Este estudo objetiva verificar a concepção dos docentes atuantes em um Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio sobre a integração curricular da educação básica com a educação profissional. O trabalho conta com uma pesquisa documental na legislação sobre a oferta de cursos técnicos integrados ao ensino médio no Brasil, resgatando o período compreendido entre 2004 e 2016; além de pesquisa teórica sobre o tema integração curricular da educação profissional com a educação básica. A pesquisa se configura como estudo exploratório e a coleta de dados foi realizada por meio de questionário eletrônico aplicado aos docentes do curso. Os resultados, embora avaliados positivamente, apontam o imperativo imediato de diálogos construtivos sobre como fazer uma integração curricular que contribua para a formação de cidadãos competentes para a vida e para o trabalho. A postura e atuação docentes se confirmam como pilares fundamentais para o êxito dos cursos técnicos integrados. |
id |
UFMG-23_0f09b4e1419768cc4c29691ec7947cb0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/9625 |
network_acronym_str |
UFMG-23 |
network_name_str |
Trabalho & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
INTEGRAÇÃO CURRICULAR EM UM CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO: CONCEPÇÕES DOCENTES | Curriculum integration in a Technical Course in Business Administration: teacher’s conceptionsintegração curricularEducação ProfissionalEducação básicaCurriculum integrationProfessional educationBasic education375.05This study aims to verify the conception of teachers from a Secondary Technical Course in Business Administration on the issue of integrating basic education curriculum to professional education curriculum. The paper presents a documentary research in the legislation on the offer of technical courses integrated to secondary education in Brazil, rescuing the period between 2004 and 2016. It also presents a theoretical research on the theme of curriculum integration of professional and basic education. The research is an exploratory study and the data collection was performed through an electronic questionnaire applied to the teachers of the course. The results, although evaluated positively, point to the immediate imperative of constructive dialogues on how to make a curriculum integration that contributes to the formation of competent citizens for life and work. The posture and performance of teachers are confirmed as fundamental pillars for the success of integrated technical courses.___Este estudo objetiva verificar a concepção dos docentes atuantes em um Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio sobre a integração curricular da educação básica com a educação profissional. O trabalho conta com uma pesquisa documental na legislação sobre a oferta de cursos técnicos integrados ao ensino médio no Brasil, resgatando o período compreendido entre 2004 e 2016; além de pesquisa teórica sobre o tema integração curricular da educação profissional com a educação básica. A pesquisa se configura como estudo exploratório e a coleta de dados foi realizada por meio de questionário eletrônico aplicado aos docentes do curso. Os resultados, embora avaliados positivamente, apontam o imperativo imediato de diálogos construtivos sobre como fazer uma integração curricular que contribua para a formação de cidadãos competentes para a vida e para o trabalho. A postura e atuação docentes se confirmam como pilares fundamentais para o êxito dos cursos técnicos integrados.Universidade Federal de Minas Gerais2018-05-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudos exploratóriosapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9625Trabalho & Educação; Vol. 27 No. 1 (2018); 11-34Trabalho & Educação; Vol. 27 Núm. 1 (2018); 11-34Trabalho & Educação; Vol. 27 No 1 (2018); 11-34Trabalho & Educação; v. 27 n. 1 (2018); 11-342238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9625/6830https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9625/9655https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9625/9656https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9625/9657Copyright (c) 2018 Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Márcia Soares deValentim, Silvani dos Santos2019-02-01T19:53:03Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9625Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:53:03Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INTEGRAÇÃO CURRICULAR EM UM CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO: CONCEPÇÕES DOCENTES | Curriculum integration in a Technical Course in Business Administration: teacher’s conceptions |
title |
INTEGRAÇÃO CURRICULAR EM UM CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO: CONCEPÇÕES DOCENTES | Curriculum integration in a Technical Course in Business Administration: teacher’s conceptions |
spellingShingle |
INTEGRAÇÃO CURRICULAR EM UM CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO: CONCEPÇÕES DOCENTES | Curriculum integration in a Technical Course in Business Administration: teacher’s conceptions Oliveira, Márcia Soares de integração curricular Educação Profissional Educação básica Curriculum integration Professional education Basic education 375.05 |
title_short |
INTEGRAÇÃO CURRICULAR EM UM CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO: CONCEPÇÕES DOCENTES | Curriculum integration in a Technical Course in Business Administration: teacher’s conceptions |
title_full |
INTEGRAÇÃO CURRICULAR EM UM CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO: CONCEPÇÕES DOCENTES | Curriculum integration in a Technical Course in Business Administration: teacher’s conceptions |
title_fullStr |
INTEGRAÇÃO CURRICULAR EM UM CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO: CONCEPÇÕES DOCENTES | Curriculum integration in a Technical Course in Business Administration: teacher’s conceptions |
title_full_unstemmed |
INTEGRAÇÃO CURRICULAR EM UM CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO: CONCEPÇÕES DOCENTES | Curriculum integration in a Technical Course in Business Administration: teacher’s conceptions |
title_sort |
INTEGRAÇÃO CURRICULAR EM UM CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO: CONCEPÇÕES DOCENTES | Curriculum integration in a Technical Course in Business Administration: teacher’s conceptions |
author |
Oliveira, Márcia Soares de |
author_facet |
Oliveira, Márcia Soares de Valentim, Silvani dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Valentim, Silvani dos Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Márcia Soares de Valentim, Silvani dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
integração curricular Educação Profissional Educação básica Curriculum integration Professional education Basic education 375.05 |
topic |
integração curricular Educação Profissional Educação básica Curriculum integration Professional education Basic education 375.05 |
description |
This study aims to verify the conception of teachers from a Secondary Technical Course in Business Administration on the issue of integrating basic education curriculum to professional education curriculum. The paper presents a documentary research in the legislation on the offer of technical courses integrated to secondary education in Brazil, rescuing the period between 2004 and 2016. It also presents a theoretical research on the theme of curriculum integration of professional and basic education. The research is an exploratory study and the data collection was performed through an electronic questionnaire applied to the teachers of the course. The results, although evaluated positively, point to the immediate imperative of constructive dialogues on how to make a curriculum integration that contributes to the formation of competent citizens for life and work. The posture and performance of teachers are confirmed as fundamental pillars for the success of integrated technical courses.___Este estudo objetiva verificar a concepção dos docentes atuantes em um Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio sobre a integração curricular da educação básica com a educação profissional. O trabalho conta com uma pesquisa documental na legislação sobre a oferta de cursos técnicos integrados ao ensino médio no Brasil, resgatando o período compreendido entre 2004 e 2016; além de pesquisa teórica sobre o tema integração curricular da educação profissional com a educação básica. A pesquisa se configura como estudo exploratório e a coleta de dados foi realizada por meio de questionário eletrônico aplicado aos docentes do curso. Os resultados, embora avaliados positivamente, apontam o imperativo imediato de diálogos construtivos sobre como fazer uma integração curricular que contribua para a formação de cidadãos competentes para a vida e para o trabalho. A postura e atuação docentes se confirmam como pilares fundamentais para o êxito dos cursos técnicos integrados. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Estudos exploratórios |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9625 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9625 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9625/6830 https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9625/9655 https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9625/9656 https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9625/9657 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trabalho & Educação; Vol. 27 No. 1 (2018); 11-34 Trabalho & Educação; Vol. 27 Núm. 1 (2018); 11-34 Trabalho & Educação; Vol. 27 No 1 (2018); 11-34 Trabalho & Educação; v. 27 n. 1 (2018); 11-34 2238-037X 1516-9537 reponame:Trabalho & Educação (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Trabalho & Educação (Online) |
collection |
Trabalho & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com |
_version_ |
1797220514054275072 |