INTEGRAÇÃO CURRICULAR EM UM CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO: CONCEPÇÕES DOCENTES | Curriculum integration in a Technical Course in Business Administration: teacher’s conceptions

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Márcia Soares de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Valentim, Silvani dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho & Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9625
Resumo: This study aims to verify the conception of teachers from a Secondary Technical Course in Business Administration on the issue of integrating basic education curriculum to professional education curriculum. The paper presents a documentary research in the legislation on the offer of technical courses integrated to secondary education in Brazil, rescuing the period between 2004 and 2016. It also presents a theoretical research on the theme of curriculum integration of professional and basic education. The research is an exploratory study and the data collection was performed through an electronic questionnaire applied to the teachers of the course. The results, although evaluated positively, point to the immediate imperative of constructive dialogues on how to make a curriculum integration that contributes to the formation of competent citizens for life and work. The posture and performance of teachers are confirmed as fundamental pillars for the success of integrated technical courses.___Este estudo objetiva verificar a concepção dos docentes atuantes em um Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio sobre a integração curricular da educação básica com a educação profissional. O trabalho conta com uma pesquisa documental na legislação sobre a oferta de cursos técnicos integrados ao ensino médio no Brasil, resgatando o período compreendido entre 2004 e 2016; além de pesquisa teórica sobre o tema integração curricular da educação profissional com a educação básica. A pesquisa se configura como estudo exploratório e a coleta de dados foi realizada por meio de questionário eletrônico aplicado aos docentes do curso. Os resultados, embora avaliados positivamente, apontam o imperativo imediato de diálogos construtivos sobre como fazer uma integração curricular que contribua para a formação de cidadãos competentes para a vida e para o trabalho. A postura e atuação docentes se confirmam como pilares fundamentais para o êxito dos cursos técnicos integrados.
id UFMG-23_0f09b4e1419768cc4c29691ec7947cb0
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/9625
network_acronym_str UFMG-23
network_name_str Trabalho & Educação (Online)
repository_id_str
spelling INTEGRAÇÃO CURRICULAR EM UM CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO: CONCEPÇÕES DOCENTES | Curriculum integration in a Technical Course in Business Administration: teacher’s conceptionsintegração curricularEducação ProfissionalEducação básicaCurriculum integrationProfessional educationBasic education375.05This study aims to verify the conception of teachers from a Secondary Technical Course in Business Administration on the issue of integrating basic education curriculum to professional education curriculum. The paper presents a documentary research in the legislation on the offer of technical courses integrated to secondary education in Brazil, rescuing the period between 2004 and 2016. It also presents a theoretical research on the theme of curriculum integration of professional and basic education. The research is an exploratory study and the data collection was performed through an electronic questionnaire applied to the teachers of the course. The results, although evaluated positively, point to the immediate imperative of constructive dialogues on how to make a curriculum integration that contributes to the formation of competent citizens for life and work. The posture and performance of teachers are confirmed as fundamental pillars for the success of integrated technical courses.___Este estudo objetiva verificar a concepção dos docentes atuantes em um Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio sobre a integração curricular da educação básica com a educação profissional. O trabalho conta com uma pesquisa documental na legislação sobre a oferta de cursos técnicos integrados ao ensino médio no Brasil, resgatando o período compreendido entre 2004 e 2016; além de pesquisa teórica sobre o tema integração curricular da educação profissional com a educação básica. A pesquisa se configura como estudo exploratório e a coleta de dados foi realizada por meio de questionário eletrônico aplicado aos docentes do curso. Os resultados, embora avaliados positivamente, apontam o imperativo imediato de diálogos construtivos sobre como fazer uma integração curricular que contribua para a formação de cidadãos competentes para a vida e para o trabalho. A postura e atuação docentes se confirmam como pilares fundamentais para o êxito dos cursos técnicos integrados.Universidade Federal de Minas Gerais2018-05-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudos exploratóriosapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9625Trabalho & Educação; Vol. 27 No. 1 (2018); 11-34Trabalho & Educação; Vol. 27 Núm. 1 (2018); 11-34Trabalho & Educação; Vol. 27 No 1 (2018); 11-34Trabalho & Educação; v. 27 n. 1 (2018); 11-342238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9625/6830https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9625/9655https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9625/9656https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9625/9657Copyright (c) 2018 Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Márcia Soares deValentim, Silvani dos Santos2019-02-01T19:53:03Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9625Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:53:03Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv INTEGRAÇÃO CURRICULAR EM UM CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO: CONCEPÇÕES DOCENTES | Curriculum integration in a Technical Course in Business Administration: teacher’s conceptions
title INTEGRAÇÃO CURRICULAR EM UM CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO: CONCEPÇÕES DOCENTES | Curriculum integration in a Technical Course in Business Administration: teacher’s conceptions
spellingShingle INTEGRAÇÃO CURRICULAR EM UM CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO: CONCEPÇÕES DOCENTES | Curriculum integration in a Technical Course in Business Administration: teacher’s conceptions
Oliveira, Márcia Soares de
integração curricular
Educação Profissional
Educação básica
Curriculum integration
Professional education
Basic education
375.05
title_short INTEGRAÇÃO CURRICULAR EM UM CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO: CONCEPÇÕES DOCENTES | Curriculum integration in a Technical Course in Business Administration: teacher’s conceptions
title_full INTEGRAÇÃO CURRICULAR EM UM CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO: CONCEPÇÕES DOCENTES | Curriculum integration in a Technical Course in Business Administration: teacher’s conceptions
title_fullStr INTEGRAÇÃO CURRICULAR EM UM CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO: CONCEPÇÕES DOCENTES | Curriculum integration in a Technical Course in Business Administration: teacher’s conceptions
title_full_unstemmed INTEGRAÇÃO CURRICULAR EM UM CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO: CONCEPÇÕES DOCENTES | Curriculum integration in a Technical Course in Business Administration: teacher’s conceptions
title_sort INTEGRAÇÃO CURRICULAR EM UM CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO: CONCEPÇÕES DOCENTES | Curriculum integration in a Technical Course in Business Administration: teacher’s conceptions
author Oliveira, Márcia Soares de
author_facet Oliveira, Márcia Soares de
Valentim, Silvani dos Santos
author_role author
author2 Valentim, Silvani dos Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Márcia Soares de
Valentim, Silvani dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv integração curricular
Educação Profissional
Educação básica
Curriculum integration
Professional education
Basic education
375.05
topic integração curricular
Educação Profissional
Educação básica
Curriculum integration
Professional education
Basic education
375.05
description This study aims to verify the conception of teachers from a Secondary Technical Course in Business Administration on the issue of integrating basic education curriculum to professional education curriculum. The paper presents a documentary research in the legislation on the offer of technical courses integrated to secondary education in Brazil, rescuing the period between 2004 and 2016. It also presents a theoretical research on the theme of curriculum integration of professional and basic education. The research is an exploratory study and the data collection was performed through an electronic questionnaire applied to the teachers of the course. The results, although evaluated positively, point to the immediate imperative of constructive dialogues on how to make a curriculum integration that contributes to the formation of competent citizens for life and work. The posture and performance of teachers are confirmed as fundamental pillars for the success of integrated technical courses.___Este estudo objetiva verificar a concepção dos docentes atuantes em um Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio sobre a integração curricular da educação básica com a educação profissional. O trabalho conta com uma pesquisa documental na legislação sobre a oferta de cursos técnicos integrados ao ensino médio no Brasil, resgatando o período compreendido entre 2004 e 2016; além de pesquisa teórica sobre o tema integração curricular da educação profissional com a educação básica. A pesquisa se configura como estudo exploratório e a coleta de dados foi realizada por meio de questionário eletrônico aplicado aos docentes do curso. Os resultados, embora avaliados positivamente, apontam o imperativo imediato de diálogos construtivos sobre como fazer uma integração curricular que contribua para a formação de cidadãos competentes para a vida e para o trabalho. A postura e atuação docentes se confirmam como pilares fundamentais para o êxito dos cursos técnicos integrados.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Estudos exploratórios
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9625
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9625
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9625/6830
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9625/9655
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9625/9656
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9625/9657
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho & Educação; Vol. 27 No. 1 (2018); 11-34
Trabalho & Educação; Vol. 27 Núm. 1 (2018); 11-34
Trabalho & Educação; Vol. 27 No 1 (2018); 11-34
Trabalho & Educação; v. 27 n. 1 (2018); 11-34
2238-037X
1516-9537
reponame:Trabalho & Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Trabalho & Educação (Online)
collection Trabalho & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com
_version_ 1797220514054275072