O TRABALHO DO PROFESSOR EM UMA UNIVERSIDADE PERUANA ORIGINÁRIA DOS MOVIMENTOS ESTUDANTIS | The teacher’s work in a Peruvian university originated in the student movements

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roca, Daniel Fabián Flores Pinto
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho & Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9644
Resumo: This research aims to analyze the activity, knowledge and values in the work of the professor of the Faculty of Sciences and Engineering of a Peruvian university that was originated in the student movements, inserted in a mercantile context and of state regulation that affect its Internal configuration. We chose the perspective of ergology to approach the work of the university professor, finding the possibility of studying it at the micro level of the activity and not just as subjects who carry out a function, performing tasks or complying with standards, but as a living space, Locating work as a place of production of knowledge and circulation of values that are not only economic values and incorporating the worker teacher as an ethical-political, historical, sociocultural and epistemological subject; Seeking the understanding of the difficulties inherent in his work, of the knowledge and values produced, revealing his work from the verbalizations of the actors themselves, being necessary to immerse himself in it in their activity, to deepen their singularity and The various socio-political and economic conjunctures that influence it. As this is a qualitative research of a clinical nature, its power is the producer of singularities characteristic of human activities…___Esta tese de doutorado tem como objetivo analisar a atividade, os saberes e valores no trabalho do professor da faculdade de Ciências e Engenharia de uma universidade peruana originária dos movimentos estudantis, inserida no contexto mercantil e regulação estatal que permeia sua configuração interna. Elegemos a perspectiva ergológica para abordar o trabalho do professor universitário, procurando estudá-lo no nível micro da atividade e não apenas como sujeitos executores de funções, tarefas ou cumprindo normas, mas sim como um espaço vivo. Localizamos neste trabalho o lugar de produção de saberes e circulação de valores, que não são só valores econômicos, reconhecendo o professor trabalhador como um sujeito ético-político, histórico, sociocultural e epistemológico; procurando a compreensão das dificuldades próprias de seu trabalho, dos saberes e valores produzidos: desvelando seu trabalho a partir suas próprias verbalizações como atores; mergulhando com eles em suas atividades aprofundando em sua singularidade e nas diversas conjunturas (político, social e econômicas) que influenciam. Por ser esta uma pesquisa qualitativa de caráter clínico, sua potência é produtora de singularidades próprias das atividades humanas…
id UFMG-23_0f79eb1a0762706ff3a23446049eafe2
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/9644
network_acronym_str UFMG-23
network_name_str Trabalho & Educação (Online)
repository_id_str
spelling O TRABALHO DO PROFESSOR EM UMA UNIVERSIDADE PERUANA ORIGINÁRIA DOS MOVIMENTOS ESTUDANTIS | The teacher’s work in a Peruvian university originated in the student movementsTrabalho do professorUniversidade peruanaErgologiaTeacher workPeruvian universityErgology375.05This research aims to analyze the activity, knowledge and values in the work of the professor of the Faculty of Sciences and Engineering of a Peruvian university that was originated in the student movements, inserted in a mercantile context and of state regulation that affect its Internal configuration. We chose the perspective of ergology to approach the work of the university professor, finding the possibility of studying it at the micro level of the activity and not just as subjects who carry out a function, performing tasks or complying with standards, but as a living space, Locating work as a place of production of knowledge and circulation of values that are not only economic values and incorporating the worker teacher as an ethical-political, historical, sociocultural and epistemological subject; Seeking the understanding of the difficulties inherent in his work, of the knowledge and values produced, revealing his work from the verbalizations of the actors themselves, being necessary to immerse himself in it in their activity, to deepen their singularity and The various socio-political and economic conjunctures that influence it. As this is a qualitative research of a clinical nature, its power is the producer of singularities characteristic of human activities…___Esta tese de doutorado tem como objetivo analisar a atividade, os saberes e valores no trabalho do professor da faculdade de Ciências e Engenharia de uma universidade peruana originária dos movimentos estudantis, inserida no contexto mercantil e regulação estatal que permeia sua configuração interna. Elegemos a perspectiva ergológica para abordar o trabalho do professor universitário, procurando estudá-lo no nível micro da atividade e não apenas como sujeitos executores de funções, tarefas ou cumprindo normas, mas sim como um espaço vivo. Localizamos neste trabalho o lugar de produção de saberes e circulação de valores, que não são só valores econômicos, reconhecendo o professor trabalhador como um sujeito ético-político, histórico, sociocultural e epistemológico; procurando a compreensão das dificuldades próprias de seu trabalho, dos saberes e valores produzidos: desvelando seu trabalho a partir suas próprias verbalizações como atores; mergulhando com eles em suas atividades aprofundando em sua singularidade e nas diversas conjunturas (político, social e econômicas) que influenciam. Por ser esta uma pesquisa qualitativa de caráter clínico, sua potência é produtora de singularidades próprias das atividades humanas…Universidade Federal de Minas Gerais2017-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa científica,application/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9644Trabalho & Educação; Vol. 26 No. 1 (2017): DOSSIÊ TRABALHO E EDUCAÇÃO ENCARCERADOS; 259-260Trabalho & Educação; Vol. 26 Núm. 1 (2017): DOSSIÊ TRABALHO E EDUCAÇÃO ENCARCERADOS; 259-260Trabalho & Educação; Vol. 26 No 1 (2017): DOSSIÊ TRABALHO E EDUCAÇÃO ENCARCERADOS; 259-260Trabalho & Educação; v. 26 n. 1 (2017): DOSSIÊ TRABALHO E EDUCAÇÃO ENCARCERADOS; 259-2602238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9644/6840Copyright (c) 2017 Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537info:eu-repo/semantics/openAccessRoca, Daniel Fabián Flores Pinto2019-02-01T19:53:06Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9644Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:53:06Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv O TRABALHO DO PROFESSOR EM UMA UNIVERSIDADE PERUANA ORIGINÁRIA DOS MOVIMENTOS ESTUDANTIS | The teacher’s work in a Peruvian university originated in the student movements
title O TRABALHO DO PROFESSOR EM UMA UNIVERSIDADE PERUANA ORIGINÁRIA DOS MOVIMENTOS ESTUDANTIS | The teacher’s work in a Peruvian university originated in the student movements
spellingShingle O TRABALHO DO PROFESSOR EM UMA UNIVERSIDADE PERUANA ORIGINÁRIA DOS MOVIMENTOS ESTUDANTIS | The teacher’s work in a Peruvian university originated in the student movements
Roca, Daniel Fabián Flores Pinto
Trabalho do professor
Universidade peruana
Ergologia
Teacher work
Peruvian university
Ergology
375.05
title_short O TRABALHO DO PROFESSOR EM UMA UNIVERSIDADE PERUANA ORIGINÁRIA DOS MOVIMENTOS ESTUDANTIS | The teacher’s work in a Peruvian university originated in the student movements
title_full O TRABALHO DO PROFESSOR EM UMA UNIVERSIDADE PERUANA ORIGINÁRIA DOS MOVIMENTOS ESTUDANTIS | The teacher’s work in a Peruvian university originated in the student movements
title_fullStr O TRABALHO DO PROFESSOR EM UMA UNIVERSIDADE PERUANA ORIGINÁRIA DOS MOVIMENTOS ESTUDANTIS | The teacher’s work in a Peruvian university originated in the student movements
title_full_unstemmed O TRABALHO DO PROFESSOR EM UMA UNIVERSIDADE PERUANA ORIGINÁRIA DOS MOVIMENTOS ESTUDANTIS | The teacher’s work in a Peruvian university originated in the student movements
title_sort O TRABALHO DO PROFESSOR EM UMA UNIVERSIDADE PERUANA ORIGINÁRIA DOS MOVIMENTOS ESTUDANTIS | The teacher’s work in a Peruvian university originated in the student movements
author Roca, Daniel Fabián Flores Pinto
author_facet Roca, Daniel Fabián Flores Pinto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Roca, Daniel Fabián Flores Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho do professor
Universidade peruana
Ergologia
Teacher work
Peruvian university
Ergology
375.05
topic Trabalho do professor
Universidade peruana
Ergologia
Teacher work
Peruvian university
Ergology
375.05
description This research aims to analyze the activity, knowledge and values in the work of the professor of the Faculty of Sciences and Engineering of a Peruvian university that was originated in the student movements, inserted in a mercantile context and of state regulation that affect its Internal configuration. We chose the perspective of ergology to approach the work of the university professor, finding the possibility of studying it at the micro level of the activity and not just as subjects who carry out a function, performing tasks or complying with standards, but as a living space, Locating work as a place of production of knowledge and circulation of values that are not only economic values and incorporating the worker teacher as an ethical-political, historical, sociocultural and epistemological subject; Seeking the understanding of the difficulties inherent in his work, of the knowledge and values produced, revealing his work from the verbalizations of the actors themselves, being necessary to immerse himself in it in their activity, to deepen their singularity and The various socio-political and economic conjunctures that influence it. As this is a qualitative research of a clinical nature, its power is the producer of singularities characteristic of human activities…___Esta tese de doutorado tem como objetivo analisar a atividade, os saberes e valores no trabalho do professor da faculdade de Ciências e Engenharia de uma universidade peruana originária dos movimentos estudantis, inserida no contexto mercantil e regulação estatal que permeia sua configuração interna. Elegemos a perspectiva ergológica para abordar o trabalho do professor universitário, procurando estudá-lo no nível micro da atividade e não apenas como sujeitos executores de funções, tarefas ou cumprindo normas, mas sim como um espaço vivo. Localizamos neste trabalho o lugar de produção de saberes e circulação de valores, que não são só valores econômicos, reconhecendo o professor trabalhador como um sujeito ético-político, histórico, sociocultural e epistemológico; procurando a compreensão das dificuldades próprias de seu trabalho, dos saberes e valores produzidos: desvelando seu trabalho a partir suas próprias verbalizações como atores; mergulhando com eles em suas atividades aprofundando em sua singularidade e nas diversas conjunturas (político, social e econômicas) que influenciam. Por ser esta uma pesquisa qualitativa de caráter clínico, sua potência é produtora de singularidades próprias das atividades humanas…
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa científica,
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9644
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9644
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9644/6840
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho & Educação; Vol. 26 No. 1 (2017): DOSSIÊ TRABALHO E EDUCAÇÃO ENCARCERADOS; 259-260
Trabalho & Educação; Vol. 26 Núm. 1 (2017): DOSSIÊ TRABALHO E EDUCAÇÃO ENCARCERADOS; 259-260
Trabalho & Educação; Vol. 26 No 1 (2017): DOSSIÊ TRABALHO E EDUCAÇÃO ENCARCERADOS; 259-260
Trabalho & Educação; v. 26 n. 1 (2017): DOSSIÊ TRABALHO E EDUCAÇÃO ENCARCERADOS; 259-260
2238-037X
1516-9537
reponame:Trabalho & Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Trabalho & Educação (Online)
collection Trabalho & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com
_version_ 1797220514076295168