A ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL E A QUESTÃO DO DUALISMO ESCOLAR / The organization of professional education in Brazil and the school dualism issue
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalho & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8801 |
Resumo: | O dualismo escolar constitui uma característica da organização educacional brasileira: um tipo de escola de ensino profissional, destinada, principalmente, para as classes subalternas; e outro tipo de escola, de caráter acadêmico, destinado a preparar pessoas para formar a elite dominante. Essa configuração dualista da escola é característica presente na maioria dos países capitalistas, como demonstrou Gramsci ao analisar a diferenciação das escolas na Itália. O presente artigo objetiva situar essa questão no contexto brasileiro tendo como referência o processo de surgimento e organização da educação profissional no país. |
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A ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL E A QUESTÃO DO DUALISMO ESCOLAR / The organization of professional education in Brazil and the school dualism issueBrasilEducação ProfissionalDualismo Escolar370.05 O dualismo escolar constitui uma característica da organização educacional brasileira: um tipo de escola de ensino profissional, destinada, principalmente, para as classes subalternas; e outro tipo de escola, de caráter acadêmico, destinado a preparar pessoas para formar a elite dominante. Essa configuração dualista da escola é característica presente na maioria dos países capitalistas, como demonstrou Gramsci ao analisar a diferenciação das escolas na Itália. O presente artigo objetiva situar essa questão no contexto brasileiro tendo como referência o processo de surgimento e organização da educação profissional no país.Universidade Federal de Minas Gerais2013-02-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8801Trabalho & Educação; Vol. 22 No. 1 (2013); 183-195Trabalho & Educação; Vol. 22 Núm. 1 (2013); 183-195Trabalho & Educação; Vol. 22 No 1 (2013); 183-195Trabalho & Educação; v. 22 n. 1 (2013); 183-1952238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8801/6305Teixeira, Mônica MariaMoreira, Priscila RezendeSilva, Wander AugustoDore, Rosemaryinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T19:51:25Zoai:periodicos.ufmg.br:article/8801Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:51:25Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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