A ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL E A QUESTÃO DO DUALISMO ESCOLAR / The organization of professional education in Brazil and the school dualism issue

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Mônica Maria
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Moreira, Priscila Rezende, Silva, Wander Augusto, Dore, Rosemary
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho & Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8801
Resumo: O dualismo escolar constitui uma característica da organização educacional brasileira: um tipo de escola de ensino profissional, destinada, principalmente, para as classes subalternas; e outro tipo de escola, de caráter acadêmico, destinado a preparar pessoas para formar a elite dominante. Essa configuração dualista da escola é característica presente na maioria dos países capitalistas, como demonstrou Gramsci ao analisar a diferenciação das escolas na Itália. O presente artigo objetiva situar essa questão no contexto brasileiro tendo como referência o processo de surgimento e organização da educação profissional no país.
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