DO RESGATE HISTÓRICO DOS ENSAIOS DAS PEDAGOGIAS CONTRA-HEGEMÔNICAS À URGÊNCIA DE SUA RETOMADA / Of the historical redeem in essays of counter-hegemonic pedagogies and your resumption

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Débora Daracelli Braga de Almeida
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho & Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9059
Resumo: O presente estudo teve como objetivo explicitar os antecedentes das pedagogias contra-hegemônicas, partindo das tendências crítico-reprodutivistas, bem como discorrer sobre os ensaios das pedagogias críticas até chegarmos à sua crise e à ascensão do neoliberalismo e da pós-modernidade. Apoiamo-nos na abordagem do materialismo histórico-dialético, que tem como escopo a transformação da sociedade e a ruptura do sistema capitalista. As teorias crítico-reprodutivistas, ao exporem a constituição funcional da escola, ajudaram a compreender a dinâmica da educação e, apesar de elas não empreenderem a ruptura das práticas educativas hegemônicas, forneceram indicativos para que novas concepções pudessem surgir. Já as pedagogias críticas, apesar da sua variedade, todas visavam a um projeto educacional emancipatório. Tem-se que o atual, na década de 1990 até os nossos dias, era/é discutir temas referentes à pós-modernidade e propor o abandono da luta contra a alienação e submissão que o sistema capitalista ocasiona. Diante dos expostos, torna-se imprescindível a retomada das pedagogias contra-hegemônicas que contribuam para a emancipação humana e a superação da sociedade capitalista.
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