EDUCAÇÃO PARA A BIOSSEGURANÇA EM LABORATÓRIOS DE ANÁLISES CLÍNICAS | Education for Biosafety in clinical analysis laboratories

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rigo, Andressa Holsbach Berwanger
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Fontana, Rosane Teresinha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho & Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8557
Resumo: Dissertation clipping aimed to investigate the knowledge of workers in clinical analysis laboratories about biosafety and to create a website to socialize information and contribute to health education. The research is of the cross-sectional and applied type and was carried out between the second half of 2015 and the first semester of 2016. Data were collected through a questionnaire with 47 workers from five private clinical laboratories, three in hospitable and two out hospitable, located in the north and northwest regions of Rio Grande do Sul and analyzed by means of descriptive statistics, according to Murray Spiegel, among others. The results demonstrated weaknesses in knowledge about good laboratory practice and exposure to occupational hazards, especially with regard to classification and prevention. In view of the results, a website was designed to contribute to health education, which was evaluated positively by the workers, facilitating access, updating information and as a tool that can contribute to the prevention of occupational diseases and to education in health in biosafety. It can be inferred that health education has the potential to promote the safety culture of both the service user and the worker, and strategies that promote it add value to life.___Trata-se de um recorte de dissertação que teve como objetivo investigar os conhecimentos dos trabalhadores de laboratórios de análises clínicas acerca da biossegurança e criar um websitepara socializar informações e contribuir para a educação em saúde. A pesquisa é do tipo transversal e aplicada e foi realizada entre o segundo semestre de 2015 e primeiro semestre de 2016. Os dados foram coletados por meio de um questionário junto a 47 trabalhadores de cinco laboratórios clínicos privados, sendo três intra-hospitalares e dois extra-hospitalares, situados nas regiões norte e noroeste do Rio Grande do Sul e analisados por meio de estatística descritiva, segundo Murray Spiegel, entre outros. Os resultados demonstraram fragilidades no conhecimento sobre boas práticas em laboratórios e relativos à exposição a riscos ocupacionais, especialmente no que diz respeito à classificação e à prevenção. Diante dos resultados um website foi elaborado no intuito de contribuir para a educação em saúde, que foi avaliado positivamente pelos trabalhadores, pela facilidade no acesso, atualização das informações e como uma ferramenta que pode contribuir para a prevenção de agravos ocupacionais e para a educação em saúde em biossegurança. Pode-se inferir que a educação em saúde tem potencial para promover a cultura de segurança tanto do usuário do serviço quanto do trabalhador, e, estratégias que a promovam, agregam valor à vida.
id UFMG-23_1eb4a41d402d42bff3281c6fc4c00c63
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/8557
network_acronym_str UFMG-23
network_name_str Trabalho & Educação (Online)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO PARA A BIOSSEGURANÇA EM LABORATÓRIOS DE ANÁLISES CLÍNICAS | Education for Biosafety in clinical analysis laboratoriesBiossegurançaEducação em saúdeMídias sociaisBiosafetyHealth educationSocial media375.05Dissertation clipping aimed to investigate the knowledge of workers in clinical analysis laboratories about biosafety and to create a website to socialize information and contribute to health education. The research is of the cross-sectional and applied type and was carried out between the second half of 2015 and the first semester of 2016. Data were collected through a questionnaire with 47 workers from five private clinical laboratories, three in hospitable and two out hospitable, located in the north and northwest regions of Rio Grande do Sul and analyzed by means of descriptive statistics, according to Murray Spiegel, among others. The results demonstrated weaknesses in knowledge about good laboratory practice and exposure to occupational hazards, especially with regard to classification and prevention. In view of the results, a website was designed to contribute to health education, which was evaluated positively by the workers, facilitating access, updating information and as a tool that can contribute to the prevention of occupational diseases and to education in health in biosafety. It can be inferred that health education has the potential to promote the safety culture of both the service user and the worker, and strategies that promote it add value to life.___Trata-se de um recorte de dissertação que teve como objetivo investigar os conhecimentos dos trabalhadores de laboratórios de análises clínicas acerca da biossegurança e criar um websitepara socializar informações e contribuir para a educação em saúde. A pesquisa é do tipo transversal e aplicada e foi realizada entre o segundo semestre de 2015 e primeiro semestre de 2016. Os dados foram coletados por meio de um questionário junto a 47 trabalhadores de cinco laboratórios clínicos privados, sendo três intra-hospitalares e dois extra-hospitalares, situados nas regiões norte e noroeste do Rio Grande do Sul e analisados por meio de estatística descritiva, segundo Murray Spiegel, entre outros. Os resultados demonstraram fragilidades no conhecimento sobre boas práticas em laboratórios e relativos à exposição a riscos ocupacionais, especialmente no que diz respeito à classificação e à prevenção. Diante dos resultados um website foi elaborado no intuito de contribuir para a educação em saúde, que foi avaliado positivamente pelos trabalhadores, pela facilidade no acesso, atualização das informações e como uma ferramenta que pode contribuir para a prevenção de agravos ocupacionais e para a educação em saúde em biossegurança. Pode-se inferir que a educação em saúde tem potencial para promover a cultura de segurança tanto do usuário do serviço quanto do trabalhador, e, estratégias que a promovam, agregam valor à vida.Universidade Federal de Minas Gerais2018-05-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8557Trabalho & Educação; Vol. 27 No. 1 (2018); 179-193Trabalho & Educação; Vol. 27 Núm. 1 (2018); 179-193Trabalho & Educação; Vol. 27 No 1 (2018); 179-193Trabalho & Educação; v. 27 n. 1 (2018); 179-1932238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8557/6074Copyright (c) 2018 Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537info:eu-repo/semantics/openAccessRigo, Andressa Holsbach BerwangerFontana, Rosane Teresinha2019-02-01T19:51:01Zoai:periodicos.ufmg.br:article/8557Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:51:01Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO PARA A BIOSSEGURANÇA EM LABORATÓRIOS DE ANÁLISES CLÍNICAS | Education for Biosafety in clinical analysis laboratories
title EDUCAÇÃO PARA A BIOSSEGURANÇA EM LABORATÓRIOS DE ANÁLISES CLÍNICAS | Education for Biosafety in clinical analysis laboratories
spellingShingle EDUCAÇÃO PARA A BIOSSEGURANÇA EM LABORATÓRIOS DE ANÁLISES CLÍNICAS | Education for Biosafety in clinical analysis laboratories
Rigo, Andressa Holsbach Berwanger
Biossegurança
Educação em saúde
Mídias sociais
Biosafety
Health education
Social media
375.05
title_short EDUCAÇÃO PARA A BIOSSEGURANÇA EM LABORATÓRIOS DE ANÁLISES CLÍNICAS | Education for Biosafety in clinical analysis laboratories
title_full EDUCAÇÃO PARA A BIOSSEGURANÇA EM LABORATÓRIOS DE ANÁLISES CLÍNICAS | Education for Biosafety in clinical analysis laboratories
title_fullStr EDUCAÇÃO PARA A BIOSSEGURANÇA EM LABORATÓRIOS DE ANÁLISES CLÍNICAS | Education for Biosafety in clinical analysis laboratories
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO PARA A BIOSSEGURANÇA EM LABORATÓRIOS DE ANÁLISES CLÍNICAS | Education for Biosafety in clinical analysis laboratories
title_sort EDUCAÇÃO PARA A BIOSSEGURANÇA EM LABORATÓRIOS DE ANÁLISES CLÍNICAS | Education for Biosafety in clinical analysis laboratories
author Rigo, Andressa Holsbach Berwanger
author_facet Rigo, Andressa Holsbach Berwanger
Fontana, Rosane Teresinha
author_role author
author2 Fontana, Rosane Teresinha
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rigo, Andressa Holsbach Berwanger
Fontana, Rosane Teresinha
dc.subject.por.fl_str_mv Biossegurança
Educação em saúde
Mídias sociais
Biosafety
Health education
Social media
375.05
topic Biossegurança
Educação em saúde
Mídias sociais
Biosafety
Health education
Social media
375.05
description Dissertation clipping aimed to investigate the knowledge of workers in clinical analysis laboratories about biosafety and to create a website to socialize information and contribute to health education. The research is of the cross-sectional and applied type and was carried out between the second half of 2015 and the first semester of 2016. Data were collected through a questionnaire with 47 workers from five private clinical laboratories, three in hospitable and two out hospitable, located in the north and northwest regions of Rio Grande do Sul and analyzed by means of descriptive statistics, according to Murray Spiegel, among others. The results demonstrated weaknesses in knowledge about good laboratory practice and exposure to occupational hazards, especially with regard to classification and prevention. In view of the results, a website was designed to contribute to health education, which was evaluated positively by the workers, facilitating access, updating information and as a tool that can contribute to the prevention of occupational diseases and to education in health in biosafety. It can be inferred that health education has the potential to promote the safety culture of both the service user and the worker, and strategies that promote it add value to life.___Trata-se de um recorte de dissertação que teve como objetivo investigar os conhecimentos dos trabalhadores de laboratórios de análises clínicas acerca da biossegurança e criar um websitepara socializar informações e contribuir para a educação em saúde. A pesquisa é do tipo transversal e aplicada e foi realizada entre o segundo semestre de 2015 e primeiro semestre de 2016. Os dados foram coletados por meio de um questionário junto a 47 trabalhadores de cinco laboratórios clínicos privados, sendo três intra-hospitalares e dois extra-hospitalares, situados nas regiões norte e noroeste do Rio Grande do Sul e analisados por meio de estatística descritiva, segundo Murray Spiegel, entre outros. Os resultados demonstraram fragilidades no conhecimento sobre boas práticas em laboratórios e relativos à exposição a riscos ocupacionais, especialmente no que diz respeito à classificação e à prevenção. Diante dos resultados um website foi elaborado no intuito de contribuir para a educação em saúde, que foi avaliado positivamente pelos trabalhadores, pela facilidade no acesso, atualização das informações e como uma ferramenta que pode contribuir para a prevenção de agravos ocupacionais e para a educação em saúde em biossegurança. Pode-se inferir que a educação em saúde tem potencial para promover a cultura de segurança tanto do usuário do serviço quanto do trabalhador, e, estratégias que a promovam, agregam valor à vida.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8557
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8557
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8557/6074
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho & Educação; Vol. 27 No. 1 (2018); 179-193
Trabalho & Educação; Vol. 27 Núm. 1 (2018); 179-193
Trabalho & Educação; Vol. 27 No 1 (2018); 179-193
Trabalho & Educação; v. 27 n. 1 (2018); 179-193
2238-037X
1516-9537
reponame:Trabalho & Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Trabalho & Educação (Online)
collection Trabalho & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com
_version_ 1797220510926372864