O CURRÍCULO DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE E A (RE) PRODUÇÃO DAS RELAÇÕES DE GÊNERO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gariglio, José Angelo
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Duarte, Geovanna Passos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho & Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8577
Resumo: Este trabalho diz respeito a uma pesquisa de mestrado, ainda em andamento, que vem sendo construída dentro do Mestrado em Educação Tecnológica do CEFETMG. Intenciona-se analisar em que medida as formas de tratamento do conhecimento escolar, bem como os processos de socialização, experimentados nas práticas de ensino de uma escola profissionalizante de nível médio, contribuem ounão para a reprodução das relações de desigualdade vividas por homens e mulheres na sociedade em geral e, mais particularmente, no mundo do trabalho. Mais do que isso, tentaremos perceber de que maneira as formas de divisão sexual do trabalho se reproduzem e/ou se re-significam no currículo escolar, tendo em vista as pautas de pensamento e comportamento pedagógico advindos de uma instituição educacional marcada por uma modalidade de ensino singular: a educação profissional.
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