FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS NA GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA: ESTUDO COM DOCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA LOCALIZADA NA CIDADE DE BELO HORIZONTE / Competencies development in the Engineering Graduation: a research with teachers of...

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Walnice Brandão
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Luz, Talita Ribeiro, Paiva, Kely Cesar Martins de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho & Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9433
Resumo: This study aimed to investigate the perceptions of the teachers in relation to the contribution of the Course of Graduation in Engineering on the formation and development of the professional competencies of the students. This work was developed on the conceptions of competencies that had directed its theoretical and methodological basis. The research used the quantitative and qualitative approaches configuring itself a triangulation between methods. For the collection of the quantitative data on model of competencies of Fleury and Fleury (2004) and the National Curricular Lines of the course of Graduation in Engineering were used structured questionnaires in accordance with. The analysis of these data involved 57 teachers who teach in the graduation in engineering. And then 12 interviews had been carried through in order to complement the information of the questionnaires. From the results it became possible to infer the perceptions of the teachers in relation to the contribution that the course provides in the professional formation of the academics and what the faculty members consider what is an institution of ideal education.___Este estudo teve como objetivo investigar as percepções dos docentes em relação à contribuição do Curso de Graduação em Engenharia, na formação e no desenvolvimento das competências profissionais dos discentes. O trabalho se desenvolveu baseado nas concepções de competência que direcionaram a sua fundamentação teórica e metodológica. A pesquisa utilizou as abordagens quantitativa e qualitativa configurando-se em uma triangulação entre métodos. Para a coleta dos dados quantitativos foram utilizados questionários estruturados de acordo com o modelo de competências de Fleury e Fleury (2004) e itens ligados às Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Graduação em Engenharia. A análise desses dados envolveu 57 docentes que lecionam na graduação em engenharia. Em sequência foram realizadas 12 entrevistas que complementaram as informações advindas dos questionários. A partir dos resultados fez-se possível inferir as percepções dos docentes em relação à contribuição que o curso proporciona na formação profissional dos acadêmicos e o que o corpo docente considera que seja uma instituição de ensino ideal.
id UFMG-23_3be7ca2020871f704d189fcf9e6d5bc2
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/9433
network_acronym_str UFMG-23
network_name_str Trabalho & Educação (Online)
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS NA GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA: ESTUDO COM DOCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA LOCALIZADA NA CIDADE DE BELO HORIZONTE / Competencies development in the Engineering Graduation: a research with teachers of...Competências ProfissionaisEngenhariaEnsino Superior | Professional CompetenciesEngineerHigher Education370.05This study aimed to investigate the perceptions of the teachers in relation to the contribution of the Course of Graduation in Engineering on the formation and development of the professional competencies of the students. This work was developed on the conceptions of competencies that had directed its theoretical and methodological basis. The research used the quantitative and qualitative approaches configuring itself a triangulation between methods. For the collection of the quantitative data on model of competencies of Fleury and Fleury (2004) and the National Curricular Lines of the course of Graduation in Engineering were used structured questionnaires in accordance with. The analysis of these data involved 57 teachers who teach in the graduation in engineering. And then 12 interviews had been carried through in order to complement the information of the questionnaires. From the results it became possible to infer the perceptions of the teachers in relation to the contribution that the course provides in the professional formation of the academics and what the faculty members consider what is an institution of ideal education.___Este estudo teve como objetivo investigar as percepções dos docentes em relação à contribuição do Curso de Graduação em Engenharia, na formação e no desenvolvimento das competências profissionais dos discentes. O trabalho se desenvolveu baseado nas concepções de competência que direcionaram a sua fundamentação teórica e metodológica. A pesquisa utilizou as abordagens quantitativa e qualitativa configurando-se em uma triangulação entre métodos. Para a coleta dos dados quantitativos foram utilizados questionários estruturados de acordo com o modelo de competências de Fleury e Fleury (2004) e itens ligados às Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Graduação em Engenharia. A análise desses dados envolveu 57 docentes que lecionam na graduação em engenharia. Em sequência foram realizadas 12 entrevistas que complementaram as informações advindas dos questionários. A partir dos resultados fez-se possível inferir as percepções dos docentes em relação à contribuição que o curso proporciona na formação profissional dos acadêmicos e o que o corpo docente considera que seja uma instituição de ensino ideal.Universidade Federal de Minas Gerais2016-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9433Trabalho & Educação; Vol. 24 No. 2 (2015); 103-121Trabalho & Educação; Vol. 24 Núm. 2 (2015); 103-121Trabalho & Educação; Vol. 24 No 2 (2015); 103-121Trabalho & Educação; v. 24 n. 2 (2015); 103-1212238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9433/6727Copyright (c) 2016 Trabalho & Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Walnice BrandãoLuz, Talita RibeiroPaiva, Kely Cesar Martins de2019-02-01T19:52:33Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9433Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:52:33Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS NA GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA: ESTUDO COM DOCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA LOCALIZADA NA CIDADE DE BELO HORIZONTE / Competencies development in the Engineering Graduation: a research with teachers of...
title FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS NA GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA: ESTUDO COM DOCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA LOCALIZADA NA CIDADE DE BELO HORIZONTE / Competencies development in the Engineering Graduation: a research with teachers of...
spellingShingle FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS NA GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA: ESTUDO COM DOCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA LOCALIZADA NA CIDADE DE BELO HORIZONTE / Competencies development in the Engineering Graduation: a research with teachers of...
Machado, Walnice Brandão
Competências Profissionais
Engenharia
Ensino Superior | Professional Competencies
Engineer
Higher Education
370.05
title_short FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS NA GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA: ESTUDO COM DOCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA LOCALIZADA NA CIDADE DE BELO HORIZONTE / Competencies development in the Engineering Graduation: a research with teachers of...
title_full FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS NA GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA: ESTUDO COM DOCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA LOCALIZADA NA CIDADE DE BELO HORIZONTE / Competencies development in the Engineering Graduation: a research with teachers of...
title_fullStr FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS NA GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA: ESTUDO COM DOCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA LOCALIZADA NA CIDADE DE BELO HORIZONTE / Competencies development in the Engineering Graduation: a research with teachers of...
title_full_unstemmed FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS NA GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA: ESTUDO COM DOCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA LOCALIZADA NA CIDADE DE BELO HORIZONTE / Competencies development in the Engineering Graduation: a research with teachers of...
title_sort FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS NA GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA: ESTUDO COM DOCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA LOCALIZADA NA CIDADE DE BELO HORIZONTE / Competencies development in the Engineering Graduation: a research with teachers of...
author Machado, Walnice Brandão
author_facet Machado, Walnice Brandão
Luz, Talita Ribeiro
Paiva, Kely Cesar Martins de
author_role author
author2 Luz, Talita Ribeiro
Paiva, Kely Cesar Martins de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Walnice Brandão
Luz, Talita Ribeiro
Paiva, Kely Cesar Martins de
dc.subject.por.fl_str_mv Competências Profissionais
Engenharia
Ensino Superior | Professional Competencies
Engineer
Higher Education
370.05
topic Competências Profissionais
Engenharia
Ensino Superior | Professional Competencies
Engineer
Higher Education
370.05
description This study aimed to investigate the perceptions of the teachers in relation to the contribution of the Course of Graduation in Engineering on the formation and development of the professional competencies of the students. This work was developed on the conceptions of competencies that had directed its theoretical and methodological basis. The research used the quantitative and qualitative approaches configuring itself a triangulation between methods. For the collection of the quantitative data on model of competencies of Fleury and Fleury (2004) and the National Curricular Lines of the course of Graduation in Engineering were used structured questionnaires in accordance with. The analysis of these data involved 57 teachers who teach in the graduation in engineering. And then 12 interviews had been carried through in order to complement the information of the questionnaires. From the results it became possible to infer the perceptions of the teachers in relation to the contribution that the course provides in the professional formation of the academics and what the faculty members consider what is an institution of ideal education.___Este estudo teve como objetivo investigar as percepções dos docentes em relação à contribuição do Curso de Graduação em Engenharia, na formação e no desenvolvimento das competências profissionais dos discentes. O trabalho se desenvolveu baseado nas concepções de competência que direcionaram a sua fundamentação teórica e metodológica. A pesquisa utilizou as abordagens quantitativa e qualitativa configurando-se em uma triangulação entre métodos. Para a coleta dos dados quantitativos foram utilizados questionários estruturados de acordo com o modelo de competências de Fleury e Fleury (2004) e itens ligados às Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Graduação em Engenharia. A análise desses dados envolveu 57 docentes que lecionam na graduação em engenharia. Em sequência foram realizadas 12 entrevistas que complementaram as informações advindas dos questionários. A partir dos resultados fez-se possível inferir as percepções dos docentes em relação à contribuição que o curso proporciona na formação profissional dos acadêmicos e o que o corpo docente considera que seja uma instituição de ensino ideal.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9433
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9433
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9433/6727
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Trabalho & Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Trabalho & Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho & Educação; Vol. 24 No. 2 (2015); 103-121
Trabalho & Educação; Vol. 24 Núm. 2 (2015); 103-121
Trabalho & Educação; Vol. 24 No 2 (2015); 103-121
Trabalho & Educação; v. 24 n. 2 (2015); 103-121
2238-037X
1516-9537
reponame:Trabalho & Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Trabalho & Educação (Online)
collection Trabalho & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com
_version_ 1797220513485946880