AMERICANISMO E EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO NO BRASIL: OS GINÁSIOS POLIVALENTES (1971–1974) / Americanism and education for working in Brazil: the Multipurpose Gymnasiums (1971–1974)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalho & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9408 |
Resumo: | O artigo traz à tona um objeto expressivo para a compreensão da presença de valores do american way of life na educação brasileira a partir da segunda metade do século XX. A abordagem resulta de pesquisa sobre a concepção, o projeto e os preparativos para implantação dos Ginásios Polivalentes (GPEs) no Brasil no período entre 1971 e 1974. Trata-se de um programa ambicioso, situado no contexto da reforma educacional de 1971 e no âmbito do acordo bilateral entre o Brasil e os Estados Unidos da América, conhecido como MEC/USAID. O projeto GPEs era de instituição de uma escola-modelo que trouxesse a oficina para dentro de si, dinamizasse o currículo e integrasse humanidades, ciências e trabalho. Os GPEs, juntamente com a lei 5.692/71, tinham como parâmetro básico a ampliação do ensino obrigatório em todo o território nacional. A meta do artigo é demonstrar como a presença americana se expressa num determinado modo de entendimento das relações entre trabalho e educação. A pesquisa foi documental e bibliográfica, e entre as fontes estão estruturas curriculares, programas de ensino, pareceres, projeto arquitetônico e distribuição de custos e responsabilidades, elaborações teóricas que formaram a base da filosofia dos GPEs e reportagens de jornais da época. O marco teórico da pesquisa vem da história das instituições educativas, e as considerações finais evidenciam aspectos da educação americana que deram suporte aos GPEs, entre as quais a pragmática educação para o trabalho. |
id |
UFMG-23_3f06dd31c0b128afa8cdcdd9d84aa422 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/9408 |
network_acronym_str |
UFMG-23 |
network_name_str |
Trabalho & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
AMERICANISMO E EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO NO BRASIL: OS GINÁSIOS POLIVALENTES (1971–1974) / Americanism and education for working in Brazil: the Multipurpose Gymnasiums (1971–1974)AmericanismoEducação para o trabalhoGinásios Polivalentes.370.05O artigo traz à tona um objeto expressivo para a compreensão da presença de valores do american way of life na educação brasileira a partir da segunda metade do século XX. A abordagem resulta de pesquisa sobre a concepção, o projeto e os preparativos para implantação dos Ginásios Polivalentes (GPEs) no Brasil no período entre 1971 e 1974. Trata-se de um programa ambicioso, situado no contexto da reforma educacional de 1971 e no âmbito do acordo bilateral entre o Brasil e os Estados Unidos da América, conhecido como MEC/USAID. O projeto GPEs era de instituição de uma escola-modelo que trouxesse a oficina para dentro de si, dinamizasse o currículo e integrasse humanidades, ciências e trabalho. Os GPEs, juntamente com a lei 5.692/71, tinham como parâmetro básico a ampliação do ensino obrigatório em todo o território nacional. A meta do artigo é demonstrar como a presença americana se expressa num determinado modo de entendimento das relações entre trabalho e educação. A pesquisa foi documental e bibliográfica, e entre as fontes estão estruturas curriculares, programas de ensino, pareceres, projeto arquitetônico e distribuição de custos e responsabilidades, elaborações teóricas que formaram a base da filosofia dos GPEs e reportagens de jornais da época. O marco teórico da pesquisa vem da história das instituições educativas, e as considerações finais evidenciam aspectos da educação americana que deram suporte aos GPEs, entre as quais a pragmática educação para o trabalho.Universidade Federal de Minas Gerais2015-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9408Trabalho & Educação; Vol. 24 No. 1 (2015): DOSSIÊ ONTOLOGIA DO SER SOCIAL E FORMAÇÃO HUMANA; 11-30Trabalho & Educação; Vol. 24 Núm. 1 (2015): DOSSIÊ ONTOLOGIA DO SER SOCIAL E FORMAÇÃO HUMANA; 11-30Trabalho & Educação; Vol. 24 No 1 (2015): DOSSIÊ ONTOLOGIA DO SER SOCIAL E FORMAÇÃO HUMANA; 11-30Trabalho & Educação; v. 24 n. 1 (2015): DOSSIÊ ONTOLOGIA DO SER SOCIAL E FORMAÇÃO HUMANA; 11-302238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9408/6702Copyright (c) 2015 Trabalho & Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPedrosa, Josë GeraldoBittencourt Júnior, Nilton Ferreira2019-02-01T19:52:30Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9408Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:52:30Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AMERICANISMO E EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO NO BRASIL: OS GINÁSIOS POLIVALENTES (1971–1974) / Americanism and education for working in Brazil: the Multipurpose Gymnasiums (1971–1974) |
title |
AMERICANISMO E EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO NO BRASIL: OS GINÁSIOS POLIVALENTES (1971–1974) / Americanism and education for working in Brazil: the Multipurpose Gymnasiums (1971–1974) |
spellingShingle |
AMERICANISMO E EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO NO BRASIL: OS GINÁSIOS POLIVALENTES (1971–1974) / Americanism and education for working in Brazil: the Multipurpose Gymnasiums (1971–1974) Pedrosa, Josë Geraldo Americanismo Educação para o trabalho Ginásios Polivalentes. 370.05 |
title_short |
AMERICANISMO E EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO NO BRASIL: OS GINÁSIOS POLIVALENTES (1971–1974) / Americanism and education for working in Brazil: the Multipurpose Gymnasiums (1971–1974) |
title_full |
AMERICANISMO E EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO NO BRASIL: OS GINÁSIOS POLIVALENTES (1971–1974) / Americanism and education for working in Brazil: the Multipurpose Gymnasiums (1971–1974) |
title_fullStr |
AMERICANISMO E EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO NO BRASIL: OS GINÁSIOS POLIVALENTES (1971–1974) / Americanism and education for working in Brazil: the Multipurpose Gymnasiums (1971–1974) |
title_full_unstemmed |
AMERICANISMO E EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO NO BRASIL: OS GINÁSIOS POLIVALENTES (1971–1974) / Americanism and education for working in Brazil: the Multipurpose Gymnasiums (1971–1974) |
title_sort |
AMERICANISMO E EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO NO BRASIL: OS GINÁSIOS POLIVALENTES (1971–1974) / Americanism and education for working in Brazil: the Multipurpose Gymnasiums (1971–1974) |
author |
Pedrosa, Josë Geraldo |
author_facet |
Pedrosa, Josë Geraldo Bittencourt Júnior, Nilton Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Bittencourt Júnior, Nilton Ferreira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pedrosa, Josë Geraldo Bittencourt Júnior, Nilton Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Americanismo Educação para o trabalho Ginásios Polivalentes. 370.05 |
topic |
Americanismo Educação para o trabalho Ginásios Polivalentes. 370.05 |
description |
O artigo traz à tona um objeto expressivo para a compreensão da presença de valores do american way of life na educação brasileira a partir da segunda metade do século XX. A abordagem resulta de pesquisa sobre a concepção, o projeto e os preparativos para implantação dos Ginásios Polivalentes (GPEs) no Brasil no período entre 1971 e 1974. Trata-se de um programa ambicioso, situado no contexto da reforma educacional de 1971 e no âmbito do acordo bilateral entre o Brasil e os Estados Unidos da América, conhecido como MEC/USAID. O projeto GPEs era de instituição de uma escola-modelo que trouxesse a oficina para dentro de si, dinamizasse o currículo e integrasse humanidades, ciências e trabalho. Os GPEs, juntamente com a lei 5.692/71, tinham como parâmetro básico a ampliação do ensino obrigatório em todo o território nacional. A meta do artigo é demonstrar como a presença americana se expressa num determinado modo de entendimento das relações entre trabalho e educação. A pesquisa foi documental e bibliográfica, e entre as fontes estão estruturas curriculares, programas de ensino, pareceres, projeto arquitetônico e distribuição de custos e responsabilidades, elaborações teóricas que formaram a base da filosofia dos GPEs e reportagens de jornais da época. O marco teórico da pesquisa vem da história das instituições educativas, e as considerações finais evidenciam aspectos da educação americana que deram suporte aos GPEs, entre as quais a pragmática educação para o trabalho. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9408 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9408 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9408/6702 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Trabalho & Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Trabalho & Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trabalho & Educação; Vol. 24 No. 1 (2015): DOSSIÊ ONTOLOGIA DO SER SOCIAL E FORMAÇÃO HUMANA; 11-30 Trabalho & Educação; Vol. 24 Núm. 1 (2015): DOSSIÊ ONTOLOGIA DO SER SOCIAL E FORMAÇÃO HUMANA; 11-30 Trabalho & Educação; Vol. 24 No 1 (2015): DOSSIÊ ONTOLOGIA DO SER SOCIAL E FORMAÇÃO HUMANA; 11-30 Trabalho & Educação; v. 24 n. 1 (2015): DOSSIÊ ONTOLOGIA DO SER SOCIAL E FORMAÇÃO HUMANA; 11-30 2238-037X 1516-9537 reponame:Trabalho & Educação (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Trabalho & Educação (Online) |
collection |
Trabalho & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com |
_version_ |
1797220513435615232 |