O SABER DOCENTE QUE ORIENTA A ATUAÇÃO DIDÁTICA DE PROFESSORES DE DISCIPLINAS TÉCNICAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO / The teaching knowledge which guides teacher’s practices of technical subjects in Higher Secondary...

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Fabíula Tatiane
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho & Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9447
Resumo: This research aims to understand teaching knowledge which guides teacher's practices regarding their teaching methods on technical subjects with teacher education in Higher Secondary Technical-Professional Education (HSTPE), at Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). At this level and teaching modality, it is common to find teachers with bachelor's, master's and/or doctorate degree, however, without specific training for the teaching profession. The subjects of this study are engineers, bachelors and graduates that have guided, in any initial moment of their graduation, training for the teaching practice. At the beginning of the study, a bibliographical research was carried out. This served as basis for the research object definition as well as methodological issues. The subjects were four teachers and coordinators from CEFET - MG. Data collection was formed by interviews with course coordinators; class observation; questionnaires and interviews with...___Esta pesquisa busca compreender o saber docente que orienta a atuação didática de professores de disciplinas técnicas, com formação para a docência, na Educação Profissional Técnica de Nível Médio, no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Geralmente, nesse nível e modalidade de ensino, encontram-se professores bacharéis, com titulação de mestrado e/ou doutorado, contudo, sem uma formação específica para a docência. Os sujeitos desta pesquisa, no entanto, são engenheiros, bacharéis e licenciados que orientaram, em um momento inicial da graduação, sua formação para a docência. Incialmente, para se conhecer as produções do campo, fez-se uma pesquisa bibliográfica. Dela emergiram questões que orientaram a definição do objeto de pesquisa bem como os aspectos metodológicos. Para coleta de dados, além das entrevistas com os coordenadores de curso para identificar os sujeitos da pesquisa, que totalizaram quatro, realizaram- se a observação da atuação didática dos professores, a aplicação de questionários e de entrevistas com...
id UFMG-23_4081408ae4c570175b9700d402bbe568
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/9447
network_acronym_str UFMG-23
network_name_str Trabalho & Educação (Online)
repository_id_str
spelling O SABER DOCENTE QUE ORIENTA A ATUAÇÃO DIDÁTICA DE PROFESSORES DE DISCIPLINAS TÉCNICAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO / The teaching knowledge which guides teacher’s practices of technical subjects in Higher Secondary...Saber docenteEducação Profissional Técnica de Nível MédioAtuação didática | Teaching knowledgeHigher Secondary Technical-Professional EducationTeaching practice370.05This research aims to understand teaching knowledge which guides teacher's practices regarding their teaching methods on technical subjects with teacher education in Higher Secondary Technical-Professional Education (HSTPE), at Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). At this level and teaching modality, it is common to find teachers with bachelor's, master's and/or doctorate degree, however, without specific training for the teaching profession. The subjects of this study are engineers, bachelors and graduates that have guided, in any initial moment of their graduation, training for the teaching practice. At the beginning of the study, a bibliographical research was carried out. This served as basis for the research object definition as well as methodological issues. The subjects were four teachers and coordinators from CEFET - MG. Data collection was formed by interviews with course coordinators; class observation; questionnaires and interviews with...___Esta pesquisa busca compreender o saber docente que orienta a atuação didática de professores de disciplinas técnicas, com formação para a docência, na Educação Profissional Técnica de Nível Médio, no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Geralmente, nesse nível e modalidade de ensino, encontram-se professores bacharéis, com titulação de mestrado e/ou doutorado, contudo, sem uma formação específica para a docência. Os sujeitos desta pesquisa, no entanto, são engenheiros, bacharéis e licenciados que orientaram, em um momento inicial da graduação, sua formação para a docência. Incialmente, para se conhecer as produções do campo, fez-se uma pesquisa bibliográfica. Dela emergiram questões que orientaram a definição do objeto de pesquisa bem como os aspectos metodológicos. Para coleta de dados, além das entrevistas com os coordenadores de curso para identificar os sujeitos da pesquisa, que totalizaram quatro, realizaram- se a observação da atuação didática dos professores, a aplicação de questionários e de entrevistas com...Universidade Federal de Minas Gerais2016-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9447Trabalho & Educação; Vol. 24 No. 2 (2015); 321-323Trabalho & Educação; Vol. 24 Núm. 2 (2015); 321-323Trabalho & Educação; Vol. 24 No 2 (2015); 321-323Trabalho & Educação; v. 24 n. 2 (2015); 321-3232238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9447/6741Copyright (c) 2016 Trabalho & Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPires, Fabíula Tatiane2019-02-01T19:52:35Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9447Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:52:35Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv O SABER DOCENTE QUE ORIENTA A ATUAÇÃO DIDÁTICA DE PROFESSORES DE DISCIPLINAS TÉCNICAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO / The teaching knowledge which guides teacher’s practices of technical subjects in Higher Secondary...
title O SABER DOCENTE QUE ORIENTA A ATUAÇÃO DIDÁTICA DE PROFESSORES DE DISCIPLINAS TÉCNICAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO / The teaching knowledge which guides teacher’s practices of technical subjects in Higher Secondary...
spellingShingle O SABER DOCENTE QUE ORIENTA A ATUAÇÃO DIDÁTICA DE PROFESSORES DE DISCIPLINAS TÉCNICAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO / The teaching knowledge which guides teacher’s practices of technical subjects in Higher Secondary...
Pires, Fabíula Tatiane
Saber docente
Educação Profissional Técnica de Nível Médio
Atuação didática | Teaching knowledge
Higher Secondary Technical-Professional Education
Teaching practice
370.05
title_short O SABER DOCENTE QUE ORIENTA A ATUAÇÃO DIDÁTICA DE PROFESSORES DE DISCIPLINAS TÉCNICAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO / The teaching knowledge which guides teacher’s practices of technical subjects in Higher Secondary...
title_full O SABER DOCENTE QUE ORIENTA A ATUAÇÃO DIDÁTICA DE PROFESSORES DE DISCIPLINAS TÉCNICAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO / The teaching knowledge which guides teacher’s practices of technical subjects in Higher Secondary...
title_fullStr O SABER DOCENTE QUE ORIENTA A ATUAÇÃO DIDÁTICA DE PROFESSORES DE DISCIPLINAS TÉCNICAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO / The teaching knowledge which guides teacher’s practices of technical subjects in Higher Secondary...
title_full_unstemmed O SABER DOCENTE QUE ORIENTA A ATUAÇÃO DIDÁTICA DE PROFESSORES DE DISCIPLINAS TÉCNICAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO / The teaching knowledge which guides teacher’s practices of technical subjects in Higher Secondary...
title_sort O SABER DOCENTE QUE ORIENTA A ATUAÇÃO DIDÁTICA DE PROFESSORES DE DISCIPLINAS TÉCNICAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO / The teaching knowledge which guides teacher’s practices of technical subjects in Higher Secondary...
author Pires, Fabíula Tatiane
author_facet Pires, Fabíula Tatiane
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Fabíula Tatiane
dc.subject.por.fl_str_mv Saber docente
Educação Profissional Técnica de Nível Médio
Atuação didática | Teaching knowledge
Higher Secondary Technical-Professional Education
Teaching practice
370.05
topic Saber docente
Educação Profissional Técnica de Nível Médio
Atuação didática | Teaching knowledge
Higher Secondary Technical-Professional Education
Teaching practice
370.05
description This research aims to understand teaching knowledge which guides teacher's practices regarding their teaching methods on technical subjects with teacher education in Higher Secondary Technical-Professional Education (HSTPE), at Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). At this level and teaching modality, it is common to find teachers with bachelor's, master's and/or doctorate degree, however, without specific training for the teaching profession. The subjects of this study are engineers, bachelors and graduates that have guided, in any initial moment of their graduation, training for the teaching practice. At the beginning of the study, a bibliographical research was carried out. This served as basis for the research object definition as well as methodological issues. The subjects were four teachers and coordinators from CEFET - MG. Data collection was formed by interviews with course coordinators; class observation; questionnaires and interviews with...___Esta pesquisa busca compreender o saber docente que orienta a atuação didática de professores de disciplinas técnicas, com formação para a docência, na Educação Profissional Técnica de Nível Médio, no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Geralmente, nesse nível e modalidade de ensino, encontram-se professores bacharéis, com titulação de mestrado e/ou doutorado, contudo, sem uma formação específica para a docência. Os sujeitos desta pesquisa, no entanto, são engenheiros, bacharéis e licenciados que orientaram, em um momento inicial da graduação, sua formação para a docência. Incialmente, para se conhecer as produções do campo, fez-se uma pesquisa bibliográfica. Dela emergiram questões que orientaram a definição do objeto de pesquisa bem como os aspectos metodológicos. Para coleta de dados, além das entrevistas com os coordenadores de curso para identificar os sujeitos da pesquisa, que totalizaram quatro, realizaram- se a observação da atuação didática dos professores, a aplicação de questionários e de entrevistas com...
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9447
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9447
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9447/6741
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Trabalho & Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Trabalho & Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho & Educação; Vol. 24 No. 2 (2015); 321-323
Trabalho & Educação; Vol. 24 Núm. 2 (2015); 321-323
Trabalho & Educação; Vol. 24 No 2 (2015); 321-323
Trabalho & Educação; v. 24 n. 2 (2015); 321-323
2238-037X
1516-9537
reponame:Trabalho & Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Trabalho & Educação (Online)
collection Trabalho & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com
_version_ 1797220513521598464